TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Ciências Sociais

Dissertações: Trabalho De Ciências Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  3.542 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES

4ª Questão / Página 22 - O texto deixa claro que sem o desenvolvimento da ciência não teria sido possível chegar à sociologia. Enuncie as caraterísticas que o texto atribui à ciência.

Resposta: É uma atividade com objetivos próprios, eminentemente cognitivos. Destinado à descoberta das leis que regem a relação dos homens entre si e com a realidade que o rodeia. Aprimoraram-se as técnicas e os utensílios científicas, e tanto a imprensa como os outros meios de comunicação espalharam o conhecimento a um número crescente de pessoas. Foi em meio a esse movimento de idéias que surgiu, no século XIX, uma ciência nova – a sociologia, a ciência da sociedade. Foi ela o resultado da necessidade dos homens de compreender as relações que estabelecem entre si e a natureza da vida coletiva sob uma perspectiva nova, idependente das convenções e das tradições morais e religiosas

5ª Questão / Págin 22 - Como o texto analisa diferentes momentos da historia da humanidade no que diz respeito ao desenvolvimento do conhecimento humano? Faça uma síntese localizando as principais etapas numa linha de tempo.

Resposta: o conhecimento humano no decorrer do século XXI vive hoje uma profunda reestruturação que esta exigindo dos cidadãos, dos governos e das nações uma revisão completa não só de conceito como dos mecanismos de todos os aspectos que a compõem, como o sistema produtivo, contexto social exercício do poder, cidadania, discursos políticos e assim por diante.

10ª Questão / Página 23 - Afirmamos que, apesar de o comportamento humano tentar à ritualização e a padronização, existe sempre a possibilidade de mudança. Você concorda com essa afirmação? Argumente.

Resposta: Sim. Pois apesar das crenças, costumes e aprendizados culturais, estamos sempre abertos a novas mudanças. Uma vez que não há cultura certa ou errada, cada indivíduo decide a que grupo irá pertencer, se adaptando as condições que surgirem na sua vida.

11ª Questão / Página 23 - Faça uma pesquisa procurando identificar nos acontecimentos do século XIX aqueles que teriam levado a organização do pensamento sociológico como consequência da necessidade de se conhecer melhor as bases da vida social.

Resposta: No século XIX não era possível pensar no mundo sem ter em consideração as transformações que decisivamente influenciariam para o nascer da sociologia. As ciências naturais desenvolveram-se, teve maior aplicação dos métodos positivos, houve transformações politicas e econômicas. A revolução Francesa faz com que os olhos dos cientistas voltem para a sociedade e a sua complexidade. Os acontecimentos, nesse período, eram tantos que abalaram todas as antigas instituições sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com