TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Politicas Sociais

Dissertações: Trabalho Sobre Politicas Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  2.663 Palavras (11 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 11

DISCIPLINA: POLÍTICAS SOCIAIS

Prof.ª: INMACULADA FIGOLS

ATPS ETAPAS 1,3 e 4.

Adriana Paiva Nascimento RA: 5653169864

Bernadete Sena Sousa RA: 1299886870

Edna da Silva de Almeida RA: 5816156610

Lucimar Rodrigues da Silva RA: 5233978142

Milton Ubirajara Colturato RA: 5667147011

Nely Conceição dos Santos RA: 5660119553

Rita kallyany de Aquino RA: 5632120881

NOVEMBRO DE 2013

Etapa 1

Passo 3

1) Quadro Comparativo: Publico x Privado.

Políticas Públicas Políticas Públicas Políticas Privada Políticas Privadas

Definições Exemplos Definições Exemplos

É o conjunto de decisões e ações de um governo para solucionar problemas que em um dado momento os cidadãos e o próprio governo de uma comunidade política consideram prioritários ou de interesse público. Saúde

Educação

Habitação

Urbanismo

Previdência Social

Assistência Social

Segurança Publica

Saneamento

Meio Ambiente

Cultura

Alimentação e Nutrição

É a união de uma parceria privada que assume um compromisso junto à administração pública ou à comunidade em disponibilizar certa utilidade mensurável mediante um contrato de operação e manutenção de uma obra ou serviço por ele previamente projetada, financiada e construída.

Visando à qualidade e o atendimento aos interesses únicos e específicos do que está sendo elaborado e desenvolvido. Colégios

Hospitais

Transporte Coletivo

Empresas (Petrobras,

Wolkswagen, etc)

Teatros

Eletropaulo

Auto-estradas

2) Texto dissertativo: Publica x Privada.

O quadro nos faz saber que estamos diante de uma política que cada vez mais se anula as suas responsabilidades, pois a política publica faltando com seu dever, enquanto que a política privada tenta nos engolir neste mundo impondo-nos somente os interesses que lhe cabem assegurando-lhes somente o bem estar do capitalismo.

Faz-nos claro os nossos direitos por isto devemos buscá-los, antes que percamos ate mesmo nossos direito como cidadãos.

Passo 4.

1. Definição de Políticas Sociais:

Entende-se por política social o conjunto das políticas públicas, voltadas para o campo da proteção social para a população. Não definindo à por seu campo de decisões, mas por seus objetivos, na busca por melhor condição de vida para os cidadãos.

Sua compreensão está referida a um conceito mais amplo, de sistema de proteção social, que considera-se um fato social universal, presente em todas as sociedades humanas, organizado em sistemas, entendidos como conjuntos de relações e instituições perfeitamente delimitáveis.

Segundo (Luhman);

“[...] chamo de sistema de proteção social as formas – às vezes mais, às vezes menos institucionalizadas – que as sociedades constituem para proteger parte ou o conjunto de seus membros. Tais sistemas decorrem de certas vicissitudes da vida natural ou social, tais como a velhice, a doença, o infortúnio ou as privações. Incluo nesse conceito também tanto as formas seletivas de distribuição e redistribuição de bens materiais (como a comida e o dinheiro), quanto de bens culturais (como os saberes), que permitirão a sobre vivência e a integração, sob várias formas, na vida social. Incluo ainda, os princípios reguladores e as normas que, com o intuito de proteção, fazem parte da vida das coletividades.”

É um conjunto de programa e ações que o Estado toma continuando no tempo, para atender as necessidades e os direitos sociais, a necessidade de direito surge de acordo com a alta taxa de desemprego afetando varias áreas que compõe as condições básicas de sobrevivência da população.

Com isto surge o objetivo da política social sendo ele a Solidariedade Social que engloba a, Previdência, Benefícios a servidores públicos, Assistência Social, Trabalho e Segura Desemprego.

Não deixando de lado a Igualdade Social abraçando também a, Educação, Cultura, Habitação e Urbanismo, Saneamento básico e Desenvolvimento agrário.

As propostas incluem agir diretamente sobre a desigualdade, pela distribuição direta de recursos à população mais pobre, na expectativa de que, além de suprir carências imediatas, isto possa ter outros efeitos sobre o cidadão de direito.

2. As funções do profissional em Serviço Social:

Prestar serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação. Planejar, coordenar e avaliar planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional (seguridade, educação, trabalho, jurídica, habitação entre outras).

Detalhando um pouco mais a função do profissional na área, elabora e implementa políticas e projetos que dão suporte à ações na área social, baseados na identificação das necessidades individuais e col

etivas garantindo assim os direito dos cidadãos e da população usuária.

Busca também recursos financeiros para realização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com