TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Empreendedorismo

Casos: Trabalho De Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 3

aAo chegar na etapa final de uma graduação ou pós-graduação, além de decidir o tema a ser abordado e estudado, o acadêmico deve escolher como irá apresentar este conteúdo, sendo no formato de trabalho monográfico ou artigo científico.

A diferença clara entre eles é que um é mais detalhado e o outro é sintético. Os trabalhos monográficos se dividem em Trabalho de Conclusão de Curso - TCC para graduação, Monografia para pós-graduação, Dissertação para mestrado e Tese para doutorado.

Neste há a banca examinadora, que irá avaliar o documento que apresentará o estudo e resultados de uma pesquisa minuciosamente detalhada e completa, que trata de maneira limitada sobre o tema, analisando e comparando com a realidade. Já o artigo científico, é uma monografia, porém reduzida e mais objetiva.

Quando finalizado, já se encontra apresentável para um publicação em órgãos ou revistas especializadas no assunto abordado. Outra diferença é que no artigo, é apresentado o resultado da pesquisa realizada. Mas antes de definir o formato, o acadêmico deve se informar se pode optar ou se a instituição ou curso já definiram.

Muitas vezes os recém graduados no campo das ciências encontram-se desorientados ao tratar de encontrar a diferença entre um artigo científico, uma tese e uma monografía.

Vamos tentat resumir brevemente as principais caraterísticas que deve possuir cada um deles.

I. O artigo científico

1. Sua principal caraterística é que deve conter alguma novidade. Não tem que ser algo espetacular, senão só algo que não seja descrito antes. Exemplos: algum comportamento não reportado anteriormente, uma nova propriedade de um material, o resultado de uma medição já conhecida realizada com instrumentos de maior precisão, uma melhora em uma expressão matemática aproximada, um novo método de medir algum parâmetro, uma nova interpretação de resultados conhecidos, etc. Há muitas possibilidades.

2. Deve conter, necessariamente:

a) Uma introdução breve, mas suficientemente explícita, ressaltando aqueles aspectos que ofereçam ao leitor a possibilidade de decidir rapidamente se o conteúdo do artigo é ou não de seu interesse. O começo do artigo, ou o resumo, deveria dar sempre uma resposta inequívoca às perguntas Que? Quem? Como? Onde? Quando? Por que? (ou Pára que?).

b) Revisão bibliográfica extensa e crítica do que se tenha feito antes em relação ao tema para assim garantir que efetivamente o que se mostra é inovador. Usualmente só se citam os principais resultados, sem os reproduzir, a não ser que se utilizem depois, destacando lucros e insuficiencias, e se reporta a fonte. Deve ficar claramente estabelecida uma linha divisória entre o feito por outros e o feito pelo autor.

c) O relacionamento dos materiais, métodos e equipes utilizadas durante a investigação, bem como os limites de confiabilidade dos resultados que se mostram.

d) A descrição do que se fez e as conclusões que se atingiram.

Nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com