TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Empreendedorismo

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2014  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  3.945 Visualizações

Página 1 de 5

1) Por que estudar empreendedorismo?

O empreendedorismo é chave do sucesso das empresas de hoje.

Estudar empreendedorismo para se preparar e ter conhecimento necessário para empreender com um novo negócio ou um novo produto ou um novo setor dentro de uma empresa e minimizar os riscos de fracasso com analises fundamentadas e planejamento. Nos dias atuais o avanço tecnológico e o avanço econômico faz crescer o interesse das pessoas em torno do assunto visando um aproveitamento das oportunidades.

2) Estudar empreendedorismo, na sua concepção, faz uma pessoa se tornar um empreendedor?

Antigamente acreditava-se que o empreendedor era aquele nato, nascia com esse dom. Hoje em dia descobriu-se que qualquer pessoa pode ser empreendedora, é possível ensinar empreendedorismo e o sucesso depende de fatores internos e externos do negócio, do perfil do empreendedor e de que forma ele administra as adversidades do dia a dia. Atualmente quem vem alavancando a economia são os empreendedores, portanto estudar empreendedorismo é acompanhar a tendência do mercado econômico. Há uma convicção de que o poder econômico dos países depende de seus futuros empresários e da competitividade de seus empreendedores. São os empreendedores que estão eliminando barreiras comerciais, culturais, encurtando distâncias, globalizando e quebrando paradigmas. Por este motivo a capacitação dos candidatos a empreendedor está sendo prioridade em muitos países.

3) Qual a motivação que leva as pessoas a discutirem o assunto?

No mundo contemporâneo, as mudanças são cada vez mais constantes e incertas provocando competições mais acirradas em um ambiente desafiador. A sociedade tem procurado com uma diversidade de modelos de trabalho, fazendo surgir diferentes tipos de atores sociais atuando em mercados locais, regionais, globais e até mesmo internacionais. Frente a essa diversidade de contexto, motivação surge nesse cenário à figura do empreendedor e como sua ação, o empreendedorismo.

4) O que é empreendedorismo, afinal (apresente 3 diferentes definições)?

Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.

Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.

O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades, além da preocupação com a melhoria do produto.

5) Quais as origens históricas do empreendedorismo?

A palavra empreendedor (entrepreneur) surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante novas e melhores formas de agir.

Entretanto, foi o economista francês Jean-Baptiste Say, que no início do século XIX conceituou o empreendedor como o indivíduo capaz de mover recursos econômicos de uma área de baixa para outra de maior produtividade e retorno. Mais tarde, o austríaco Joseph Schumpeter, um dos mais importantes economistas do século XX que definiria esse indivíduo como o que reforma ou revoluciona o processo “criativo-destrutivo” do capitalismo, por meio do desenvolvimento de nova tecnologia ou do aprimoramento de uma antiga – o real papel da inovação. Esses indivíduos são os agentes de mudança na economia.

Posteriormente, Peter Ferdinand Drucker, considerado “o pai da administração moderna”, é que amplia a definição proposta por Jean-Baptiste Say, descrevendo os empreendedores como aqueles que aproveitam as oportunidades para criar as mudanças. Os empreendedores não devem se limitar aos seus próprios talentos pessoais e intelectuais para levar a cabo o ato de empreender, mas mobilizar recursos externos, valorizando a interdisciplinaridade do conhecimento e da experiência, para alcançar seus objetivos.

6) Cite 3 iniciativas oficiais de divulgação e incentivo do empreendedorismo no Brasil.

Bolsa de Ideias e de Meios; Competição de Planos de Negócio; Parcerias Científicas para a Inovação.

Linha de crédito com garantia e bonificação da taxa de juro:

Linha MICROINVEST (até 15.000,00 euros de investimento e financiamento)

Linha INVEST + (15.000,00 a 200.000,00 euros de investimento, com um limite máximo de financiamento até 100.000,00 euros (95 % do investimento e 50.000,00 euros por posto de trabalho criado) – 7 anos com 2 anos de carência de capital sendo o reembolso feito em 5 anos com prestações mensais constantes de capital

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com