TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Estágio Em Gestão Escolar

Dissertações: Trabalho De Estágio Em Gestão Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  7.291 Palavras (30 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 30

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

GILMARA SCHROEDER

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão Escolar

RELATÓRIO FINAL

Santa Cruz do Sul

2013

GILMARA SCHROEDER

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão Escolar

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 5º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Marlene Tutel

Tutor de sala: Marieli Hoff

Santa Cruz do Sul

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 04

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO 04

2.2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL 04

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 05

3.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 05

3.2 A ROTINA................. 06

3.3 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 06

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 11

MOSTRA DE ESTÁGIO

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

O estágio de “Gestão escolar” foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, uma escola de porte bem grande, talvez a maior da cidade, observando seus espaços, suas rotinas e fazeres pedagógicos, análise do Projeto Político Pedagógico, aspectos físicos e institucionais, orientada pela supervisora da escola. Posteriormente de acordo com as necessidades apontadas pela equipe de Orientação Pedagogica da escola, foi desenvolvido um Projeto de Intervenção, que neste caso foi sobre um currículo adaptado para alunos com necessidades especiais.

Este estágio de observação contribui para um reconhecimento de realidade dos setores gestores de uma escola, suas atribuições, responsabilidades, dificuldades, rotinas, bem como para análise da realidade escolar.

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO

O estágio de Gestão Escolar é um estágio de observação do trabalho do profissional da Pedagogia na gestão escolar, com 6 horas diárias de observação, minha orientadora de estágio foi a Orientadora escolar da Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira, no período da manhã e também à tarde, neste horário estudam turmas do Ensino Fundamental e algumas turmas do Ensino Médio, durante o tempo de observação na escola, passei pelos diversos setores desta, sempre pedindo a devida permissão, e sendo o mais discreta possível, analisei biblioteca, direção, secretaria, sala de estudos, sala dos professores, orientação, supervisão e audiovisual, observando desde o espaço físico, até suas rotinas, atribuições, responsabilidades, competências, e metodologias.

2.2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

O principal objetivo deste estágio é mostrar para o aluno a realidade da gestão nos espaços educativos, o real trabalho do pedagogo nestes espaços, bem como suas responsabilidades, rotinas, atribuições.

Mesmo que a rotina observada não for considerada positiva, o estágio é válido, pois devemos nos preparar para uma realidade a ser construída, difícilmente encontraremos uma escola pronta e perfeita para trabalharmos, é sempre necessário muita pesquisa, perseverança e alegria nas práticas educativas.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Estadual de Ensino Fundamental, Médio e Politécnico Ernesto Alves de Oliveira foi criada em 26 de março de 1956 hoje com 1400 alunos, funciona nos períodos matutino, vespertino e noturno, oferecendo Ensino Fundamental, Médio, e Politécnico, com carga horária de 800 horas anuais em 200 dias letivos.

Não existem relatos em documentos sobre o histórico da instituição, como a escola situa-se no centro da cidade a maior parte da população atendida reside nas redondezas da escola, salvo alunos que são oriundos do interior da cidade, estes a maioria no período noturno para frequentar o Ensino Médio, entre os alunos notamos alguns provenientes de famílias disfuncionais, bem como alunos com carência afetiva. Também há um bom número de jovens que já trabalham, principalmente no noturno, porém nem todos em turno integral. A maioria dos alunos tem acesso às tecnologias da informação, no entanto não utilizam para a construção do conhecimento. Observa-se precariedade na leitura. Alguns têm como maior preocupação a formação profissional e a preparação para o vestibular.

A função social da instituição é formar cidadãos responsáveis, críticos e atuantes. Um cidadão solidário,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com