TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Financeira e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Escolar e Não- Escolar

Por:   •  2/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

1- Claramente, sim. O processo de educação no Brasil primou por favorecer a criação e formação de colegiados participativos[1] ao longo da história, através da Constituição Federal e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96). Esta, enseja substância aos escolares, aos conselhos do sistema.  

        Quanto ao FUNDEF e FUNDEB, são formados para a administração de atos legislativos próprios, onde constam como função principal o acompanhamento e controle social sobre a repartição, a transferência e a aplicação dos recursos.

2- Os referidos entrevistados elucidam a democracia como direito tácito de cada, liberando estes a formação de opinião particular sobre um determinado assunto, cujas  suas vidas, de grupo e de uma comunidade serão influenciadas por ela. Além disso, manifestam a questão do respeito e posição flexível sobre a postura de um outro, numa relação dialógica que culmine numa vida coletiva dinâmica e equilibrada. Além disso, refletem sobre um governo versado na escuta das necessidades de seu povo (nada mais do que o Estado Necessário).

3- A participação no Conselho do FUNDEB, como membro integrante, implica no desenvolvimento de compromisso, responsabilidade social, olhar coletivo, envolvimento, engajamento, dispor do exercício da ética, de ideais de mudança e de transformação.

4- Trata-se do acompanhamento e controle da distribuição, da transferência e da aplicação dos recursos do Fundo, além de supervisionar o senso escolar e elaborar a proposta orçamentária, pelos membros deste conselho. Refletem sobre uma saída para o sistema burocrático atual, necessitando ainda de maior auxílio e orientação (provinda de uma assessoria técnica).


...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com