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TRABALHO DE DIREITO ÉTICA PROFISSIONAL: RESUMO TRÊS PRIMEIROS CAPÍTULOS

Por:   •  17/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.510 Palavras (11 Páginas)  •  401 Visualizações

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CAMILA JESUS DA SILVA

TRABALHO DE ÉTICA PROFISSIONAL

INSTITUTO MASTER DE ENSINO PROFESSOR ANTONIO CARLOS

ARAGUARI/MG – 2016

CAMILA JESUS DA SILVA

TRABALHO DE DIREITO ÉTICA PROFISSIONAL: RESUMO TRÊS PRIMEIROS CAPÍTULOS

Trabalho apresentado ao curso de Direito, da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari, sob orientação do professor Woille Aguiar Barbosa.

INSTITUTO MASTER DE ENSINO PROFESSOR ANTONIO CARLOS

ARAGUARI/MG – 2016

ÉTICA PROFISSIONAL:

                                           Camila Jesus da Silva[1]

Sumário: 1. Significação da ética. 2. Estudo e prática da ética. 3. Os fins da ação ética. Considerações Finais. Referências.

Resumo:

Esse trabalho visa discorrer sobre os três capítulos do livro Eduardo Bittar.O primeiro capítulo visa discorre sobre a significação da ética, correspondendo a ação humana e comportamentos vividos em grupo ou coletividade; já o segundo visa estudar o estudo e prática ética; e por fim o último os fins da ação ética.

Palavras-chave:  ética; ética profissional; ética moral.

Summary:

This paper aims to discuss the three chapters of the book Eduardo Bittar.O first chapter aims discusses the significance of ethics, corresponding to human action and behavior experienced in group or collectivity; since the second aims to study the study and ethical practice; and finally the last ethical purposes of action.

Keywords: ethics; professional ethics; moral ethics.

1. Significação da ética:

A ética tem por objeto de estudo a ação humana, e encontra-se nos saberes de maior importância, seja para compreensão do homem em si, seja para a compreensão da sociedade e de seus fenômenos. É como um saber que se verte e se direciona para o comportamento.

É na balança da ética que deve pesar as diferenças de comportamentos, para medir-lhes a utilidade, a finalidade, o direcionamento, as conseqüências, os mecanismos os frutos.

A ação humana é uma movimentação de energias que se dá no tempo e no espaço. Ocorre também pela manifestação de comportamento, conjunto de intenções, obtenção de determinados efeitos. Todo ser humano tem o poder de deliberar e decidir qual a melhor forma de conduzir a própria personalidade em interação.

Mais a ação humana não se restringe a existir a se portar de acordo com o manifestação, pois também convive com outras ações humanas em sociedade, de modo que a própria sociedade também contribui em torno de um fim comum.

No estudo da ética deve priorizar a ação mora. Esta  não pode corresponder a um único ato isolado com determinado conteúdo, pois, tem que ver com uma determinada forma de se conduzir atitude não traduz a ética de uma pessoa, é mister a observação de seus diversos traços comportamentais.

Nesse passo, a ética demanda do agente:

1. Conduta livre e autônoma: o agente manipulado para agir inconscientemente, por força de um poder arbitrário ou de uma imposição coercitiva, não pode ser considerada autônomo;

2. Conduta dirigida pela convicção pessoal: toda decisão surge da consciência individual.

 3. Conduta insuscetível de coerção: a conduta só é feita por livre convencimento do agente dentro de regras e costumes sociais.

A matéria de discussão da ética é aberta e reveste de ambigüidade. É o hábito ou comportamento pessoal, decorrente da natureza ou das convenções sociais ou da educação. E ainda é o conjunto de hábitos ou comportamentos de grupos ou de coletividade, podendo corresponder aos próprios costumes.

Tem-se dificuldade da ação moral se encontra no fato de que diversas ações humanas, se misturam às ações morais. Os canais de realização de ações morais também são os mais diversos, pois se exercem através do discurso, seja através de escrito, seja através de atitudes. Disso resulta a dificuldade de se diferir o que é conteúdo da atividade desenvolvida e o que é conteúdo de moralidade do ato.

As ações morais permeiam a presença do homem onde quer que se projete a personalidade humana. Daí pode se falar em ética em todos os campos.

Por fim, um critério para distinguir a ação moral das demais é considerar que a ética tem que ver com a solução de conflitos intrasubjetivos e intersubjetivos. Apesar de acertado, esse critério não é suficiente para se dizer que se está diante de um critério final.

2. Estudo e prática da ética:

É muito importante diferenciar o estudo da ética com sua prática. O saber ético incumbe em estudar a ação humana, comportamento humano tomado em sua acepção mais ampla. Esta é uma faceta investigativa.

A ética como prática consiste na atuação concreta e conjugada da vontade e da razão, de cuja interação se extraem resultados que se corporificam por diversas formas. Dotadas de intencionalidade e finalidade, revela-se a prática da concordância entre atos exteriores e intenções.

Então, a prática ética deve representar a conjugação de atitudes permanentes de vida, em que se construam, interior e exteriormente, atitudes gerenciadas pela razão e administradas perante os sentidos e apetites.

Assim, pode-se dizer que especulação ética corresponde ao estudo dos padrões de comportamento, das formas de comportamento, das modalidades de ação ética, dos possíveis valores em jogo para escolha ética.

Existem autores que se detêm em conceituar saber ético ao que se incumbe de conhecer a retidão da conduta humana, priorizando como objeto do saber ético o comportamento virtuoso. Há outros que entendem como núcleo das preocupações éticas de estudo.

Com isso, o saber ético não é o estudo das virtudes, ou estudo do bem, e sim o estudo do bem e do mal, deitando-se sobre a questão de como distingui-los e como exercitar-se para desenvolver suas faculdades anímicas para administrá-los.

A especulação ética ainda permite a crítica dos valores e dos comportamentos valorativos. Dessa forma acaba possuindo forte papel na participação social.

Outros autores propõem a diferença entre moral e ética. A moral é conteúdo de especulação ética, pois se trata de conjunto de hábitos e prescrições de uma sociedade; é a partir de experiências conjuntas e contextuais que surgem os preceitos máximas morais. Já a ética constitui num saber especulativo acerca da moral, e que, portanto, desta maneira para se constituir e elaborar suas críticas. Ainda que seja didático esse conceito, não se pode desvincular a moralidade da ética, pois esse é seu instrumento de avaliação, mensuração, discussão e crítica.

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