TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Ética. Trabalho de Ética Profissional

Por:   •  26/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

31/08/2016

Universidade Estadual do Paraná.

Trabalho de Ética.

Trabalho de Ética Profissional

O que a ética não é.

Aluno: Danilo Castanheira Manganoti.      

Dentro do primeiro capítulo um do livro “Ética prática” de Peter Singer, intitulado como “O que a ética não é”, o autor trás reflexões sobre a natureza da ética, e, segundo ele, ela não se trata de um conjunto de regras que dizem respeito aos sexos, ela não é somente teoria, mas prática, ela não é religião, embora possa estar vinculada a ela, e muito menos é relativa ou subjetiva, embora apresente alguns de seus elementos. Ou seja, a ética é relativa à sociedade em que se vive em certos aspectos, e, subjetiva por não existir um domínio certo de fatos éticos objetivos, o que implica na inexistência de uma certeza ética, possibilitando que ela seja aberta a discussões e aos diálogos. Pois dentro de uma perspectiva, a razão assume um papel importante nas decisões a serem tomadas, e não se trata de uma única perspectiva, mas sim de uma perspectiva aceitável e não comprometedora de um mal estar, seja a quem aciona a ação e ao receptor dela, assim como o meio inserido a volta, que também estão em constante influência.

No mundo contemporâneo, a ética não se resume a uma moral compreendida como costumes ou hábitos, e sim busca fundamentar-se em práticas que possibilitariam um modo de viver em seu singular e com a sociedade da melhor maneira possível, não agredindo o bem estar e a subjetividade dos seres humanos.

Singer constata a existência de várias teorias sobre o que é ético na atualidade e que seguem este princípio de universalidade, mas por seus elementos particulares apresentarem aspectos inconciliáveis impede de se ter um padrão claro ou pelo menos uma ideia uniforme do que seria um comportamento ético contemporâneo, concluindo que a finalidade da reflexão e o juízo ético é o de orientar as ações práticas.

O autor nos convida, a observarmos e a questionarmos sobre as coisas cotidianas de nossas vidas, mas aplicando esse aspecto universal da ética que propõe. Ele nos apresenta as questões práticas que a vida em sociedade nos coloca em coque, como por exemplo; os tratamentos das minorias, a luta pela igualdade, os alimentos provindos de vidas animais, assim como a fome no mundo e a ética ambiental, a conservação do meio ambiente, o aborto, a eutanásia, os problemas dos refugiados, a desobediência civil e os sentimentos de apoio com as populações mais necessitadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com