TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL

Por:   •  23/9/2016  •  Resenha  •  4.525 Palavras (19 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 19

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO VALE DO PARNAÍBA-CESVALE

DIEGO DE MACEDO PASSOS

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL

Teresina-PI

2016

DIEGO DE MACEDO PASSOS

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL

Trabalho apresentado à disciplina Ética Geral e Profissional do 7º período do curso Ciências Contábeis da CESVALE como parte integrante da primeira nota parcial do semestre.

Orientador: Luciano dos Santos Nunes

Teresina-PI

2016

RESUMO

Neste trabalho iremos tratar de um assunto muito recorrente nos âmbitos sociais que frequentamos, a ética geral e profissional. A força da Ética se faz absolutamente necessária na relação de duas pessoas, na estrutura familiar, no relacionamento dentro de uma comunidade religiosa, esportiva, cultural, empresarial etc. Para cada profissional foram feitos os códigos de ética para serem seguidos, a ética também como uma obrigação profissional. O que é ser ético? Ética geral, o próprio nome diz em um contexto geral, ser ético ter a responsabilidade de assumir todos os atos e responder por eles, sempre tendo uma boa conduta com a sociedade. Será tratado a ética como dever e não como virtudes, têm os códigos de ética documentados então são deveres que foram estabelecidos para serem seguidos. Ética profissional se aplica como dever da profissão, respeitar seus clientes e colegas. E sempre tendo a responsabilidade de ser bem vista a profissão.


ABSTRACT

In this work we will deal with a very recurrent topic in the social areas we attend, the general and professional ethics. The force of Ethics becomes absolutely necessary in the relationship of two people in the family structure, the relationships within a religious community, sports, cultural, business etc. For each professional codes of ethics were made to be followed, ethics as well as a professional obligation. What is to be ethical? general ethics, the name says in a general context, be ethical to have the responsibility to take all actions and answer for them, always having a good conduct with society. It will be treated as the ethical duty, not as virtues, have codes of ethics are documented so that duties have been established to be followed. Professional ethics applies as a duty of the profession, respect your clients and colleagues. And always with the responsibility of being well regarded profession.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        ÉTICA GERAL         

2.1        CONCEITO DE ÉTICA        

2.2        ÉTICA E MORAL        

2.2.1        Objeto da ética        

2.2.2        Ética e sua relação com a moral        8

2.3        CLASSIFICAÇÃO DA ÉTICA        9

2.3.1 Ética empírica        9

2.3.2 Ética dos bens        9

2.3.3 Ética formal        10

2.3.4 Ética dos valores        10

3        ÉTICA PROFISSIONAL        11

3.1        CONCEITO        11

3.2        FATORES COMPONENTES DA ÉTICA PROFISSIONAL        11

3.2.1 Honestidade        11

3.2.2 Sigilo        12

3.2.3 Competência        12

3.2.4 Prudência        12

3.2.5 Humildade        12

3.2.6 Imparcialidade        13

4        CÓDIGO DE ÉTICA        13

4.1        INTRODUÇÃO        13

4.2        CÓDIGOS DE ÉTICA PROFISSIONAIS        14

4.3        CÓDIGOS DE ÉTICA EMPRESARIAIS        14

4.4        OBRIGATORIEDADE DOS CÓDIGOS DE ÉTICA        14

4.5        CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA ORGANIZACIONAL        15

5        CONCLUSÃO        

        REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO

Não há sociedade que progrida com firmeza por muito tempo, que se mantenha politicamente consistente, que ofereça bem-estar social a seus membros, nem profissão que se imponha pelo produto de seu trabalho, que angarie respeito de todos, que se faça reconhecer por seus próprios méritos, sem que esteja a Ética a servir de cimento a fortalecer sua estrutura, de amarras a suportar as tempestades, de alicerce a suportar o crescimento e de raízes e seiva para garantir a sobrevivência dessa sociedade ou dessa profissão. Sem Ética, a sociedade não se estrutura de forma permanente; e uma profissão também não.

O estudo da Ética de forma geral, e o de sua aplicação ao exercício de uma profissão em particular, precisa receber maior atenção na educação e na formação de todo estudante; e isso se aplica muito especialmente à formação do profissional.

As empresas capitalistas não podem sobreviver numa sociedade em que os valores éticos ocidentais não estão estruturados nas consciências individuais. Nessas sociedades, cada trabalhador, na sua individualidade, e por sua consciência, deve agir em seu trabalho individual e solitário no sentido de evitar a fuga dos lucros da empresa. Assim, as empresas, ao se estabelecerem numa sociedade, clamam (a imprensa e o seu canal de comunicação) por valores éticos e pela educação para esses valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (200.3 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com