TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Informatica

Casos: Trabalho De Informatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Este trabalho é fundamentado em preceitos básicos relacionados à: Interatividade e interfaces digitais, como o homem se adequa ao mundo mediante a tanta tecnologia existente hoje em dia, se esta tecnologia está de acordo com a interação de seres humanos; comunicação, no que ela influencia para o desenvolvimento do ser humano; as comunidades virtuais, se facilitaram os meios de relacionamento entre os indivíduos; a Teoria Vyotsky, a maneira pelo qual o ser humano desenvolve-se; o software livre e seus benefícios e malefícios à sociedade e a diversidade cultural em espaços virtuais, como estão expostas e concretizadas para as pessoas.

Desenvolvimento

A ideia de interatividade suga todos os questionamentos que homem é capaz de produzir, ou não existe limite relacionado a tais questionamentos? No meio em que vive-se não há como deixar de lado a questão da interatividade, pois o mundo está arrodeado de atos e discussões ao seu respeito. Existem diferentes visões e opiniões a respeito dessa situação. Para alguns a interatividade é sinônimo de interação, ou seja, comunicação, convívio, diálogo, relação. Para outros não passa de uma ‘’ troca de ações’’ que envolve um campo de significação superficial, como por exemplo, programas de TV, onde os espectadores podem escolher entre duas ou mais opções para a visualização.

Para Lemos, um grande sociólogo, escritor, além de outras funcionalidades, a interatividade é um caso específico de interação, a interatividade digital compreendida como um tipo de relação tecno-social, um diálogo entre homem e máquina, através de interfaces gráficas, em tempo real (ou quase). Já para Lévy, a interatividade assinala muito mais como um problema, a necessidade de um novo trabalho de observação e de avaliação dos modos de comunicação do que uma característica simples e unívoca atribuível a um sistema específico. Não se limita, portanto, às tecnologias digitais.

A interatividade não limita-se apenas como um ato de troca, nem somente à interação digital, e sim a abertura para mais e mais comunicação, mais e mais trocas, mais e mais participações. Está interligada com a fusão da emissão coma recepção; com a transferência de dados cerebrais; demonstração e atuação de opiniões pessoais transformadas em públicas.

A comunicação tornou-se algo necessário para o desenvolvimento do ser humano, pois precisam unir-se de alguma forma com busca de objetivos comuns para que alcançar a sobrevivência da espécie fosse possível. Embora cada indivíduo seja único, ele depende de outros, e a comunicação possibilitou e efetivou a criação dos elos que ele depende e necessita.

A linguagem é o pivô para o sucesso da comunicação. O ser humano tem a capacidade única de articular uma linguagem, além disso, reforça a existência da necessidade social. Ela é característica que diferencia o ser humano dos demais seres vivos. É pela linguagem/discurso que o homem pode viver e ser aquilo que é.

Como as demais necessidades primárias, a comunicação precisa ser assegurada como um direito humano fundamental. É preciso reconhece-la como um direito necessário para o exercício dos demais direitos humanos e fundamental para a democracia.

Segundo Traber, ‘’ Uma comunicação que libera e habilita as pessoas a articularem suas próprias necessidades e as ajuda a agir juntas para atender essas necessidades. Realça seu sentido de dignidade e ressalta seu direito à participação plena na vida da sociedade. Permite reconstruir as estruturas da sociedade, para que se torne mais justa, mais equânime e mais voltada ao respeito de diretos humanos.’’ Hoje em dia, os meios de comunicação estão articulados no discurso, na liberdade, igualdade, solidariedade entre pessoas e na efetivação da linguagem.

Os avanços tecnológicos desafiam a cada dia o profissional seja ele nas relações públicas, jornalísticas ou publicidade, devem estar atentos no que diz respeito sua área de trabalho, ou seja, linguagem textual inovadora que esteja de acordo com a cultura contemporânea até o domínio técnico dos suportes, pois estes são profissionais da comunicação.

De acordo com a teoria sócio-histórico-cultural, o indivíduo desenvolve-se através das experiências, atitudes, hábitos, valores, situações, comportamentos e linguagem daqueles com quem interage.

Há três tipos de conceitos fundamentais para que efetive o desenvolvimento da aprendizagem para Vigotksky: A zona de desenvolvimento real e potencial, que é a capacidade do indivíduo de agir com autonomia frente aos pré-requisitos contribuídos. Na zona de desenvolvimento proximal o indivíduo necessita de alguém que saiba mais que ele para intermediar o conhecimento.

A incorporação das inovações tecnológicas na educação só se justificariam se promovessem a melhoria da qualidade de ensino, possibilitando que os indivíduos construam conhecimentos, uma vez que não basta a instituição ter o aparato tecnológico, para que o ensino tenha qualidade, há de se promoverem situações e ações mediados de interações, onde os alunos possam ter a oportunidade de se desenvolverem, uma vez que o aprendizado propicia o desenvolvimento do indivíduo.

As novas tecnologias de informação e comunicação devem ser utilizadas na interação e mediação social dentre indivíduos. A mediação é um conceito fundamental na teoria Vyotskyana, a relação do homem com o mundo não é direta, e sim mediada, sendo sistemas simbólicos os elementos intermediários entre o sujeito e o mundo.

O significado de comunidade é amplo e abrange diversas áreas do conhecimento, porém o fato de generalizar que a comunidade é a localização de seres vivos no mesmo espaço geográfico está inclusa em todos os sentidos. Hoje em dia, foi aderido a este tópico a comunidade virtual que estabelece relações num espaço virtual através de meios de comunicação a distância. Este tipo de comunicação quebra entrelaço geográficos que generalizam o termo ‘’ comunidade’’ como ‘’ pessoas estarem no mesmo espaço geográfico’’. Comunidade virtual é o termo utilizado para os agrupamentos humanos surgidos no ciberespaço, a comunicação é obtida através das redes de computadores; segregação social surgida pela internet que leva as pessoas adiante com discussões públicas para formar redes de relações pessoais no espeço cibernético.

Coma junção da informática mais o sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com