TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Informática

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Informática. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 5

Informática é o nome genérico do conjunto das Ciências da Informação que inclui: a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas. E a palavra Informática refere-se, também, especificamente ao processo de tratamento automático da informação por meio de máquinas eletrônicas, como computadores, laptops, netbook, tablets etc ...

De um modo geral, pode-se pensar em computador como um equipamento capaz de armazenar e processar, lógica e matematicamente, quantidades numéricas.

Multifuncionalidade

Assim, após algumas décadas, os componentes diminuíram de tamanho e ficaram mais baratos, até que se chegou a modelos que pudessem ser colocados em cima de uma mesa ou, mesmo, carregados no bolso. E os sistemas foram adaptados até que qualquer indivíduo alfabetizado e de bom senso pudesse utilizar o equipamento.

Assim, desde a década de 60 eles tem sido usados em sistemas de controle de contas bancárias e de reservas de companhias aéreas, pois um computador manipula dados com grande velocidade, muito mais rápido do que as pessoas. Seu uso principal, portanto, é em tarefas que necessitem manipular grande quantidade de informações em pouco tempo.

Mas, durante muitos anos, os computadores foram privilégio apenas de grandes empresas, pois utilizar um deles significava dispor de um grande espaço físico, devidamente refrigerado e muitos funcionários trabalhando em tempo integral na sua manutenção.

Com o início da produção do microcomputador de uso pessoal (ou pc - personal computer), de baixo custo, esses dispositivos tornaram-se um equipamento de uso doméstico e uma ferramenta indispensável no dia a dia das pessoas.

Hoje podemos vê-los funcionando em muitos lugares: supermercados, escolas, lojas, hotéis, hospitais, consultórios médicos, dentários e advocatícios, etc.

Mas é óbvio que a multifuncionalidade é uma das grandes vantagens do computador pois é um instrumento de criação de textos, imagens, sons e vídeos e, também, de fragmentação de informações e banco de dados e, ainda, de simulação em treinamentos, planilhas, planos de apoio e gerenciamento de pesquisas. Assim, além de ser utilizado como equipamento de trabalho, também é usado para o entretenimento, por exemplo por meio de jogos que, a cada dia, se tornam mais interativos.

O uso de computadores garante cada vez mais o acesso à todo o tipo de informação pois houve um grande aumento na capacidade de armazenamento de dados e no acesso a eles. Assim, as informações contidas em computadores de todo mundo e presentes no ciberespaço, permitem que usuários tenham acesso à novos mundos, novas culturas, sem necessidade de locomoção física. Logicamente, no processo houve uma forte redução de custos, pois o que era distante agora é próximo, assim o uso de computadores otimizou o tempo e os custos.

Atualmente, a oferta de informatização, em quase todos os setores, ultrapassa nossa capacidade de aproveitamento. Simplesmente não conseguimos aproveitar tudo. Se antigamente já se debochou da precariedade da tecnologia, hoje temos de nos esforçar muito para usá-la corretamente, pois a complexidade ultrapassa nossa capacidade de entendimento.

Assim sendo, fica claro que o melhor aproveitamento da tecnologia depende, mais do que nunca, do ser humano. Torna-se, portanto, imprescindível que todos aprendamos algo da linguagem da informática e que dominemos minimamente o conhecimento da operacionalidade e das potencialidades de um microcomputador, objetivando aumento de produtividade, e e melhor qualificação e desempenho.

Inclusão e exclusão digital

Então, chega-se à questão da inclusão digital, ou seja, promover a possibilidade de um maior número de pessoas terem contato com as tecnologias associadas com computadores, já que as tecnologias da informação não constituem um fim em si mesmas, mas devem ser um instrumento para o desenvolvimento.

Entretanto, no Brasil, a barreira de entrada na Internet é significativa, pois a renda bruta da população é pequena, impedindo que milhões de brasileiros comprem um pc.

Dados de novembro de 2005 divulgados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) revelam o abismo da inclusão digital no Brasil: enquanto 88,7% dos brasileiros da classe A e 55,5% e da classe B possuíam computadores em casa, apenas 16,1% da classe C e 2% da população das classes D/E possuíam um pc.

Portanto, parte da saída para reverter o quadro de exclusão digital está no acesso à internet por meio de centros públicos, em escolas e centros comunitários, e não apenas em políticas de redução de preços dos equipamentos. Assim, estão acontecendo esforços governamentais como a implantação de laboratórios de informática com acesso à internet em banda larga nas escolas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com