TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De MKT

Artigos Científicos: Trabalho De MKT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3

Lições de marketing da Starbucks

Com mais de 17 mil lojas espalhadas pelo mundo, a Starbucks faturou R$ 11,2 bilhões no ano passado. À primeira vista, se colocarmos as ofertas da rede na ponta do lápis, fica difícil justificar tanto sucesso. Os lattes e caramel macchiatos, embora bem tirados, são consideravelmente mais caros do que os da concorrência – sem contar os R$ 7,20 cobrados por um singelo brownie. Qual seria, então, o segredo da empresa? Para Damian Bazadona, colunista do site da Inc., o que faz a diferença é um bom trabalho de marketing e construção de marca. Em um artigo publicado recentemente, ele aponta três lições de negócios que aprendeu frequentando as lojas americanas da Starbucks.

Cafeterias são locais de encontros e relaxamento. A Starbucks entende que o ato de tomar um café deve estar inserido dentro desse contexto. Desse modo, em vez de se limitar a oferecer produtos de qualidade, a rede se preocupa em proporcionar um ambiente confortável e acolhedor.

Atendimento personalizado e eficiente é essencial para fidelizar consumidores. Atitudes como chamar as pessoas pelo nome – em vez de ma senha numérica – na hora de receber o pedido, têm grande impacto na taxa de retorno de clientes.

Assim como outras grandes redes de sucesso, a Starbucks é eficiente na padronização de sua imagem e serviços. Em qual lugar do mundo, as experiências dentro das lojas da marca são bastante parecidas.

Vanilla Caffè investe em marketing

Aberto em julho de 2006, o Vanilla Caffè foi criado por um grupo de empresários que descobriram no mercado de cafeterias gourmet um grande potencial de crescimento. Além do cardápio diversificado, o café diferenciado é uma das marcas da rede: com blend exclusivo 100% arábica, originário do Sul de Minas, o produto recebeu certificações de origem controlada e da ABIC. Reconhecido pela Fundação Getúlio Vargas como uma das melhores franquias

de cafeterias do Brasil, o Vanilla Caffè possui 20 lojas em oito estados brasileiros e pretende inaugurar mais 10 lojas até o final de 2012.

Em 2011, o balanço geral das vendas nas redes de Vanilla Caffè apontou um aumento de 20% em relação ao ano anterior. A rede de cafeterias associa este crescimento às ações de marketing, que focaram em atividades que envolviam parcerias com grandes empresas. Para 2012, cerca de 4 novas ações serão realizadas, o que deve colaborar para que a marca alcance um faturamento 15% maior que no ano anterior.

“Priorizamos nos unir com empresas que tenham valores e conceitos semelhantes aos nossos, visando atrair o mesmo tipo de público. Esse cross marketing é fundamental para chamar atenção do consumidor e proporcionar um amplo leque de novidades ao longo do ano.” explica Bruno Bonfiglioli, gerente de marketing do Vanilla Caffè.

As ações mais importantes realizadas no ano anterior contaram com a participação de marcas como a geléias Queensberry, a ClubMed e a Sony Pictures. Para Bruno Bonfiglioli, esse trabalho beneficiou principalmente o consumidor. “Acompanhamos a reação do nosso público pelas redes sociais e o resultado foi muito positivo. Surpreender os nossos clientes é muito importante”, comentou o executivo.

Segundo a Associação Brasileira de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com