TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De RH

Dissertações: Trabalho De RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  3.187 Palavras (13 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 13

ATPS - Esboço do Trabalho de RH

Etapa 1

A Gestão de Pessoas e as Mudanças Organizacionais

Atualmente, as organizações estão ampliando a sua visão e a sua atuação estratégica. O processo de produção envolve a participação conjunta de diversos parceiros dentro e fora da organização, cada um contribuindo com algum recurso. São eles:

-Os fornecedores contribuem com matérias prima, insumos básicos, serviços e tecnologias;

-Os acionistas e investidores contribuem com capital e investimentos, permitindo o aporte financeiro para a aquisição de recursos;

-Os empregados contribuem com o seu conhecimento, capacidades e habilidades, gerando decisões e ações que dinamizam a organização;

-Os clientes e consumidores contribuem com a organização, adquirindo seus bens ou serviços oferecidos no mercado.

As organizações, através de alianças estratégicas, buscam novos e diferentes parceiros, para consolidar e fortalecer seus negócios.

Dentro deste novo contexto, as organizações definem como tratar as pessoas, considerando-as como parceiros da organização. Elas são fornecedoras do conhecimento, habilidades, competências e aporte. Contudo, podem também ser consideradas como recursos organizacionais, ou recursos humanos, que precisam ser administrados, dentro dos conceitos e da ação do planejamento, da organização, da direção e do controle de suas atividades.

Conceitos de ARH, Gestão de Pessoas e de Gestão de Recursos Humanos

Administração de recursos humanos, gestão de pessoas ou gestão de recursos humanos é uma associação de habilidades, métodos, políticas, técnicas e práticas com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. A sua finalidade é recrutar, selecionar, desenvolver, usar e reter os colaboradores dentro organização, na direção dos objetivos e metas da empresa.

Aspectos Fundamentais da Moderna Gestão de Pessoas

A Gestão de Pessoas baseia-se em 3 aspectos:

-As pessoas como seres humanos, com personalidades próprias e diferentes entre si, cada uma com sua história pessoal, possuidora de conhecimentos, habilidades e competências indispensáveis à gestão de recursos humanos;

-As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais, impulsionadores da organização, dotando-a de inteligência, talento e aprendizagem, indispensáveis à constante renovação e competitividade no mundo globalizado, com constantes mudanças e desafios.

-As pessoas como parceiros da organização, investindo esforço, dedicação, responsabilidade e comprometimento, colocando-se como parceiros ativos, conduzindo a organização à excelência e ao sucesso. Daí a importância dos salários, incentivos, financeiros, crescimento profissional e carreira. É importante a reciprocidade na interação entre as pessoas e a organização.

O Processo de Gestão de Pessoas

A moderna gestão de pessoas refere-se às várias atividades integradas, como a descrição e análise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação e motivação das pessoas, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde e bem estar, entre outros.

A Administração de Recursos Humanos determina as políticas e práticas para administrar o trabalho das pessoas, sendo elas:

-Análise e a descrição de cargos e a modelagem do trabalho;

-Recrutamento e seleção de pessoal e admissão de candidatos selecionados;

-Orientação e integração de novos funcionários;

-Administração de cargos e salários;

-Incentivos salariais e benefícios sociais;

-Avaliação e desempenho das pessoas;

-Comunicação aos funcionários;

-Treinamento e desenvolvimento das pessoas;

-Desenvolvimento organizacional;

-Higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho;

-Relações com empregados e relações sindicais.

Os Seis Processos para a Gestão de Pessoas

Consistem no conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos, sendo eles:

-Processo de agregar pessoas, utilizado para incluir novas pessoas na organização, conhecido como processo de provisão ou de suprimento de pessoas. Inclui o recrutamento e seleção de pessoas.

-Processo de aplicar pessoas, utilizado para descrever as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientando-as e acompanhando em seu desempenho. Inclui o desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho.

-Processo de recompensar pessoas, utilizado para incentivar as pessoas a realizar as suas necessidades individuais mais elevadas. Inclui recompensas, remuneração, benefícios e serviços sociais.

-Processo de desenvolver pessoas, utilizado para a capacitação e o desenvolvimento profissional e pessoal. Inclui treinamento, desenvolvimento, gestão do conhecimento, gestão de competências, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicação e consonância.

-Processo de manter pessoas, utilizado para criar condições ambientais e psicológicas que satisfaçam as necessidades das pessoas. Inclui a administração da cultura organizacional, clima, disciplina, higiene, segurança, qualidade de vida e manutenção de relações sindicais.

-Processo de monitorar pessoas, utilizado para acompanhar e controlar as atividades das pessoas, conferindo os seus resultados. Inclui banco de dados e sistemas de informações gerenciais.

Esses processos se relacionam entre si, influenciando-se reciprocamente. O equilíbrio na condução de todos esses processos é fundamental, conferindo a necessidade do Balanced Scorecard para integrá-los, conferindo assim, se há a existência de um processo falho para não comprometer os demais.

Dentro dos processos do RH, existem as influências ambientais externas e as influências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com