TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De RH

Casos: Trabalho De RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  2.051 Palavras (9 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUCAO 03

2. DESENVOLVIMENTO 04

2.1 AUDITORIA E CONSULTORIA EM RH 04

2.1.1 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 06

2.1.2 LEGISLAÇÃO E PRATICAS TRABALHISTAS 08

3 CONCLUSÃO 10

BIBLIOGRAFIA 11

1 INTRODUÇÃO

Este portfólio vai realizar uma analise interdisciplinar a partir do texto das disciplinas estudadas no 3º semestre, de forma a aprofundar os conhecimentos sobre os conhecimentos estudados nas disciplinas do semestre, identificando a interdisciplinaridade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 AUDITORIA E CONSULTORIA EM RH

A palavra auditoria originou do latim “auditare” com a função de “ouvi”r. Posteriormente seria aquele que daria opinião sobre algo que comprovou ser verdade ou não. Existem poucas diferenças entre Auditoria e Consultoria, uma vez que ambas preocupam-se com a melhor forma de gerir uma determinada empresa. No entanto, a consultoria é uma atividade profissional regulamentada, que visa auxiliar de forma mais geral as empresas ou organizações. Tem o objetivo de melhorar o desempenho da empresa, inclusive dentro das áreas jurídicas e de recursos humanos. A Auditoria exige um maior conhecimento de contabilidade empresarial, dedicando-se a técnicas e conhecimentos organizacionais.

A partir desse entendimento, se percebe que funcionários de alto escalão com essa autonomia trabalham mais alegres, felizes, com horário definido pelos mesmos, porém focados em resultados. Por outro lado, de repente o trabalho em casa sem a opinião dos demais colegas pode também se tornar monótono cansativo, o que é uma hipótese, porém é notável que as novas tecnologias favoreçam esse novo sistema de trabalho.

Se for contratado com horário flexível, com certeza o colaborador vai possuir mais autonomia, tranquilidade, se livrar do transito, do estresse, e até de trabalhar deitado com o notebook. O modo de trabalho atual oportuniza novos métodos e técnicas para se alcançar resultados. A partir dessa autonomia o profissional vai está mais satisfeito, motivado, bem como as empresas também precisam de sistemas de remuneração que traga ao colaborador satisfação.

Ao explicar as características das novas organizações, Drucker (2000, p.3) comenta que a sociedade ocidental passa por transformações profundas em ciclos de cem anos e que em algumas décadas, a sociedade como um todo se reorganiza em torno de novas visões de mundo, de valores básicos, de estruturas políticas, sociais, culturais e inclusive de “instituições-chave”. O autor ainda comenta que as pessoas que nascem nesse mundo não conseguem nem imaginar como teria sido o mundo de seus antepassados e que isso se deve ao imperativo da transformação vivida atualmente.

Argumentando que vivemos hoje em uma sociedade que não vive mais uma história “ocidental”, Drucker (2000) complementa sua colocação dizendo que vivemos uma história e uma civilização “mundiais” e, neste sentido, as transformações que presenciamos não ficam confinadas ou são privilégios de uma ou outra sociedade. No entanto, todos os movimentos de adaptação em torno das mudanças dos comportamentos sociais geram conflitos que devem ser observados por todos aqueles que trabalham direta ou indiretamente com a administração.

Era da informação (também conhecida como era digital) é o nome dado ao período que vem após a era industrial, mais especificamente após a década de 1980; embora suas bases tenham começado no princípio do século XX e, particularmente, na década de 1970, com invenções tais como o microprocessador, a rede de computadores, a fibra óptica e o computador pessoal.

Vivemos em uma era focada na informação, onde temos a nosso dispor os computadores e a internet uma rede mundial que tem todas as informações disponíveis, e acessíveis em frações de segundos, de forma que o profissional atual deve se adequar as novas sistemáticas de trabalho, por isso o colaborador de hoje precisa dominar as tecnologias, de forma a se adequar as novas formas de trabalho que são resultados da globalização. De forma que o profissional atual precisa ser multifuncional, informado, interativo, capacitado, com habilidade para trabalhar em equipe, bem como está disposto a se aperfeiçoar a cada dia, pois se não tiver condições de se adequar a este novo método não terá condições de se estabelecer frente a atual era mercadológica informacional.

Com relação aos conhecimentos, o profissional precisa segregar muito bem aquilo que recebe diariamente, pois nem todos os conhecimentos que chegam aos emails, jornais, são viáveis, e para isso o profissional tem a necessidade de saber reconhece-los.

Há uma antagonia em relação a ambos os artigos aqui citados, visto que a matéria do Yahoo acaba com trabalho em casa e põe prática em xeque, e o trabalhador ganha com horário flexível é que de acordo com a gerente da Yahoo o trabalho em casa ou mesmo na praia como muitas atuam não surte o mesmo efeito do que o trabalho produzido em um ambiente de interatividade. Já o outro texto que fala sobre o horário flexível mostra que ele traz benefícios, na verdade, há profissionais que podem ter essa liberdade, já outros não.

2.1.1 RELAÇÕES INTERPRESSOAIS

Relações interpessoais são todos os contatos entre pessoas. Nesse âmbito encontra-se um infindável número de variáveis como: sujeitos, circunstâncias, espaços, local, cultura, desenvolvimento tecnológico, educação e época.

As relações interpessoais ocorrem em todos os meios, no meio familiar, educacional, social, institucional, profissional; e estão ligadas aos resultados finais de harmonia, avanço, e progressos ou nas estagnações, agressão ou alienamento.

Fazem parte do processo de comunicação:

- O EMISSOR: aquele que dá início ao processo, transmitindo a mensagem;

- A MENSAGEM: conteúdo;

- O RECEPTOR: aquele que recebe a mensagem;

- O CANAL: é o meio pelo qual o emissor envia a mensagem.

Nem sempre a comunicação flui de maneira eficiente, muitas vezes existem barreiras e obstáculos que interferem no processo e acabam distorcendo o conteúdo da mensagem.

A partir da interação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com