TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Sistema Operacional

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Sistema Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 4

ATPS – Sistemas Operacionais – 2º Bimestre

Historicamente, a área de sistemas operacionais (SO) tem apresentado uma taxa de renovação mais baixa que a observada em outros setores da computação. Apesar da constante atualização nos sistemas, os modelos e conceitos utilizados continuam praticamente os mesmos. Manter-se atualizado em áreas como a de segurança da informação ou arquitetura de computadores tem-se mostrado uma tarefa muito mais desafiante. Entretanto, com atual taxa de crescimento da velocidade média de tráfego de dados na Internet e crescente aumento do poder computacional disponível a aplicação em escala de um novo modelo torna-se cada vez mais factível, a computação em nuvem (cloud computing). Na verdade, trata-se da junção de conceitos já conhecidos como virtualização, computação em GRID e SaaS (Software as a Service). Este modelo possui o potencial de causar uma revisão em vários dos conceitos utilizados nos modelos atuais. O próprio modelo de sistema operacional atualmente implementado pode eventualmente até desaparecer. Neste cenário, apesar dos conceitos básicos de sistemas operacionais ainda serem aplicáveis, a concepção do modelo como um todo é bem diferente.

A total compreensão do funcionamento desta arquitetura envolve conceitos multidisciplinares (redes de computadores, banco de dados, sistemas distribuídos, etc.), alguns deles ainda não estudados. Deste modo, o principal objetivo é criar no aluno uma visão de como a área de sistemas operacionais pode evoluir assim como a fixação dos conceitos básicos que ainda deverão continuar a ser válidos. A proposta deste desafio pode ser dividida em dois tópicos e cada um com duas etapas.

O primeiro cenário procura verificar a aplicabilidade dos chamados SOs online e ferramentas de virtualização no cotidiano profissional. A segunda abordagem procura reforçar os conceitos de básicos de gerência de processos do ponto de vista do usuário em cenários factíveis no dia do profissional da área de computação. Conceitos básicos como concorrência, escalonamento de processos e processamento paralelo serão abordados nestas etapas. Esta atividade pode ser realizada em grupo de até seis alunos.

Objetivo do desafio

Elaborar um conjunto de documentos sobre Sistemas Operacionais online para entender as suas principais funções.

Produção Acadêmica

Documento.

Participação

Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo que terá no máximo 6 participantes. Para tanto, os alunos deverão:

Organizar-se, previamente, em equipes.

Observar as indicações: Aluno e Equipe.

Data de entrega – 11/06/2014

Pesquisa:

Passo 1 (Aluno)

Leia o texto a seguir:

A ideia básica da computação em nuvem é que os aplicativos, bases de dados, todo o processamento seja realizado remotamente como serviços disponíveis na Internet. Uma evolução natural deste tipo de pensamento é a substituição do próprio SO por uma versão online. SOs totalmente online levariam a necessidade de reavaliação do processo de desenvolvimento de softwares, assim como a forma como seriam usados. Um exemplo da aplicação de algumas das funcionalidades da computação em nuvem tem sido explorado pelos sistemas de desktop online. Apesar de não ser ainda um exemplo completo do conceito de SO online, essa classe de aplicativos serve como uma boa plataforma para experimentar as possíveis funcionalidades de sistemas rodando inteiramente na nuvem. Esta etapa procura verificar a extensão da aplicabilidade desta abordagem no cotidiano do profissional da área de computação.

Passo 2 (Aluno)

Faça um levantamento de sistemas operacionais de desktop online disponíveis atualmente. Devem ser pesquisadas pelo menos três soluções disponíveis.

Sugestão de SO´s online: (Acessados em: 18 set. 2011):

G.hos.st. Disponível em: <http://g.ho.st/?language=pt-br>;

Glide OS. Disponível em: <http://www.glidedigital.com>;

Startforce. Disponível em: <http://www.startforce.com>;

eyeOS. Disponível em: <http://eyeos.info>;

CodeoramaOS. Disponível em: <http://www.codeorama.com>;

Pytagor. Disponível em: <http://www.pytagor.com>;

OOs(Online Operating System). Disponível em: <http://www.oos.cc/login.html>.

Passo 3 (Equipe)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com