TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Sustentabilidade

Monografias: Trabalho De Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  1.757 Palavras (8 Páginas)  •  1.936 Visualizações

Página 1 de 8

1

A partir da interpretação do texto abaixo, classifique a resposta que mais se aproxima da verdade.

A expectativa de desaceleração da economia global não provocou mudanças no posicionamento das empresas-modelo em responsabilidade social no Brasil. Para essas companhias, sustentabilidade não se resume a projetos isolados. Representa a forma como pensam e agem ou mesmo um jeito de fazer negócio. Por isso, apesar das preocupações com a crise financeira, nenhuma delas cogita o corte de investimentos em sustentabilidade.

Durante o evento de premiação do Guia EXAME de Sustentabilidade 2008, que aconteceu nesta quarta-feira (28/10), em São Paulo, as companhias mostraram como esperam conciliar crise financeira e responsabilidade sócio-ambiental.

30.10.2008 | 01h27 Portal EXAME

A

Basear o desenvolvimento na sustentabilidade pode ser um caminho para a inovação, além de ser uma forte ferramenta de criação de valor, inclusive econômico;

B

Sustentabilidade não é modismo, é uma questão cultural que permeia a organização e é parte integrante dos valores da empresa

C

Não se pode pensar a curtíssimo prazo. O pensamento deve ser a médio e longo prazo em relação à continuidade do crescimento da economia do país nos próximos 10 anos;

D

As ações sustentáveis permitem as organizações, através da responsabilidade socioambiental, maior desenvolvimento em todos os setores.

E

Todas as alternativas anteriores verdadeiras

Salvar Resposta2

A relação do homem com a natureza sempre aconteceu de forma bastante discrepante: de um lado o homem, com toda a sua inteligência gananciosa, tentando alimentar os seus desejos de consumo e conforto; do outro, a natureza, com toda a sua exuberância e riqueza, fonte para todas as ações humanas. Em alguns casos, o homem tem que escolher entre sua sobrevivência e a preservação da natureza, como é o caso do agricultor que tira da terra o alimento que leva à mesa. Neste caso, fica o dilema: a natureza ou o homem? O que preocupa é o desenvolvimento sem limites protagonizado pelo homem em prol dos interesses próprios. Por muitos anos, esse foi o tipo de relação entre o homem e a natureza, até que esta passasse a dar sinais de alerta.

Analise as afirmações abaixo e responda:

I. O Protocolo de Kioto, tem como ,meta principal controlar o consumo no varejo, pois sabe-se que houve um crescimento considerável desta forma de consumo no planeta;

II. A responsabilidade de consumo, ou o consumo responsável esta nas mãos de todos os consumidores, e de todos os tipos de organizações.

III.“Se a tendência de crescimento da população, da industrialização, da poluição e da produção, e da diminuição de recursos naturais continuar imutável, os limites de crescimento do planeta serão alcançados em 100 anos, resultando em declínio súbito e incontrolável da população e da capacidade industrial”

A

Apenas um item está correto.

B

Apenas os itens I e II estão corretos.

C

Apenas os itens I e III estão corretos.

D

Apenas os itens II e III estão corretos.

Salvar Resposta3

Com a publicação no Brasil em 1987 de “O Nosso Futuro Comum” (ou Relatório Brundtland) da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD). Desenvolvimento Sustentável passa a ser conceituado como: “aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas necessidades”. Assim, o Desenvolvimento Sustentável precisa atender às necessidades de todos e dar a todos a oportunidade de realizar suas aspirações de uma vida melhor, sem comprometer as possibilidades das gerações futuras atenderem às suas próprias.

Sachs (1994, apud ARAUJO, 2001), com base neste contexto, apresentou cinco dimensões da sustentabilidade necessárias para planejar o desenvolvimento, ou o ecodesenvolvimento.

Desta maneira podemos dizer que a Viabilidade Social:

A

Objetiva-se construir uma civilização do ser, em que exista maior equidade na distribuição do ter;

B

É possibilitada por uma gestão mais eficiente dos recursos e por um fluxo regular do investimento público e privado.

C

Pode ser incrementada pelo uso de algumas alavancas como: intensificação do uso dos recursos potenciais com um mínimo de dano aos sistemas de sustentação da vida; limitação do consumo de combustíveis fósseis e de outros produtos facilmente esgotáveis ou ambientalmente prejudiciais

D

Está voltada para um equilíbrio urbano-rural, com melhor distribuição territorial de assentamentos humanos e atividades econômicas

E

Traduz-se na busca do ecodesenvolvimento em uma pluralidade de soluções particulares que respeitem as especificidades de cada ecossistema, de cada cultura e de cada local.

4

As fontes renováveis de energia são aquelas capazes de fornecer energia através da utilização dos chamados “combustíveis renováveis”: que podem ser utilizados infinitamente e jamais se esgotarão. Exemplos deste tipo de “combustível renovável” são a água (fonte renovável de energia = hidroelétrica), o hidrogênio (fonte renovável de energia = célula a combustível) e a radiação solar (fonte renovável de energia = células fotovoltaicas).

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com