TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Sustentabilidade

Artigos Científicos: Trabalho De Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  9.175 Palavras (37 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 37

Introdução

A questão ambiental e seu viés mais vistoso e importante, a sustentabilidade, são temas constantes de discussões, programas e preocupação internacionais. Na PUC-SP, por exemplo, poderia ser diferente. Por isso, é muito bem-vindo o trabalho iniciado, que visa o Incentivo à Sustentabilidade da PUC. A ideia é apoiar financeiramente projetos que tenham como objetivo promover ações de conservação dos recursos naturais da Universidade e propiciar um ambiente saudável e ambientalmente seguro nos campi, além, é claro, de educar.

Essa medida é essencial, não só pelo que ela traz de importância de fato, mas também simbólica: uma das mais importantes universidades do país, a PUC precisa seguir o exemplo de outras instituições neste tema e agir (como a USP, por exemplo), mostrando que sustentabilidade não é nem pode ser apenas uma questão retórica e simpática.

O tema da sustentabilidade tem de permear todas as nossas ações e “essas ações” podem ir mais além, produzindo agentes multiplicadores e efetivos. O meio ambiente agradece.

Sumário

1. Metodologia

2. Educação Ambiental

Conceito

Educação Ambiental são os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

A Educação Ambiental é subdividida de duas formas: formal e informal.

Formal:

É um processo institucionalizado que ocorre nas unidades de ensino. Segundo a lei 9.795, de 27 de abril de 1999: entende-se por educação ambiental na educação escolar a desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de ensino públicas e privadas, englobando:

I - educação básica:

a) educação infantil;

b) ensino fundamental e

c) ensino médio;

II - educação superior;

III - educação especial;

IV - educação profissional;

V - educação de jovens e adultos.

Informal:

Caracteriza-se por sua realização fora da escola, envolvendo flexibilidade de métodos e de conteúdos e um público alvo muito variável em suas características (faixa etária, nível de escolaridade, nível de conhecimento da problemática ambiental, etc.).

Segundo a mesma lei: Entende-se por educação ambiental não formal as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.

Princípios e Objetivos da Educação Ambiental

Segundo a Política Nacional de Educação Ambiental, são princípios da Educação Ambiental:

• Enfoque humanista, holístico, democrático e participativo;

concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade;

• Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade;

• Vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais;

• Garantia de continuidade e permanência do processo educativo;

• Permanente avaliação crítica do processo educativo;

• Abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais;

• Reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural.

E os objetivos são:

• O desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos;

• A garantia de democratização das informações ambientais;

• O estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social;

• O incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania;

• O estímulo à cooperação entre as diversas regiões do País, em níveis micro e macrorregionais, com vistas à construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada, fundada nos princípios da liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade e sustentabilidade;

• O fomento e o fortalecimento da integração com a ciência e a tecnologia;

• O fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade.

A escola tem sido responsável pela educação ambiental do individuo e por consequência da sociedade através do repasse de informações, gerando um sistema dinâmico e abrangente.

A população está tão envolvida com novas tecnologias e com cenários urbanos que estão perdendo a relação natural que tinham com a terra e suas culturas.

Os jovens estão aprendendo valores que excluem o contato com a natureza e não encontram pontos de referencia na atual sociedade moderna.

A educação ambiental é constituída de uma forma abrangente de educação que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.

O inicio do relacionamento da humanidade com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com