TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Topografia

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Topografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 4

2) Objetivo:

Com o objetivo de determinar os ângulos de cada ponto e medidas de uma poligonal, efetuamos, utilizamos os seguintes equipamentos; teodolito eletrônico, 02 balizas, trena plástica de 20 metros e mira.

Utilizamos o método do caminhamento Perimétrico, para obtenção dos ângulos e medidas da poligonal e o método da irradiação para a obtenção dos ângulos e medidas de todo o terreno.

Neste trabalho, instalamos o teodolito eletrônico em cada ponto determinado, e efetuamos o máximo de leituras em cada um, para que pudéssemos obter um levantamento mais preciso possível.

Em meu entendimento, para obtenção dos dados de um levantamento de forma precisa, começa pela postura e atenção do agrimensor, depois pela escolha do método de execução do levantamento, e principalmente pelo número de leituras efetuadas em campo, pois quanto maior, menor a possibilidade de erros.

4) Planilha de Campo

Estação Ponto Visado Ai Lidos DH (m)

A B 129° 14' 18" 14,42

B C 45° 06" 28" 13,05

C D 129° 00" 38" 11,80

D A 55° 54" 20" 10,41

∑ 359° 15" 44" 49,68

5) Desenvolvimento

Para o levantamento da poligonal, utilizamos o método do Caminhamento Perimétrico, e do terreno o da Irradiação.

Instalamos o teodolito, alinhando este exatamente sobre o ponto, utilizando o prumo ótico, nivelando primeiro pelo nível esférico regulando o tripé, e posteriormente pelo nível cilíndrico, através dos parafusos niveladores.

Para o início das medições, a baliza é colocada no ponto A e B (a pessoa que está segurando deve manter-se imóvel e atenta a leitura), visamos o ponto com a mira, e depois com a luneta, ajustamos o foco, e fixamos o limbo com o anel de fixação horizontal, zeramos a leitura do ângulo no display, através das teclas de operação, visamos o ponto B, efetuamos a colimação perfeita utilizando o parafuso micrométrico, e efetuamos a medida horizontal do ângulo, e assim subsequentemente nos demais pontos. No momento da leitura, utilizamos a trena para determinar a DH de cada ponto lido.

A realização das medições é sempre feita no sentido horário, ou seja, da esquerda para direita.

Efetuamos o máximo número de medições dos ângulos para minimizar os erros, e nos permitir uma melhor determinação da área.

Na distribuições das tarefas, participei a maior parte do tempo efetuando as medições dos ângulos e DH, pois fui responsável pelo registro de todas as leituras do levantamento, bem como na confecção do croqui do local.

6) Embasamento Teórico

Os métodos utilizados para a execução do trabalho de levantamento topográfico,

São:

Caminhamento Perimétrico: Consiste em percorrer o polígono, efetuando-se medidas em cada ponto, os ângulos são medidos internamente. Método utilizado para levantamento em poligonais fechadas, permite o controle de erro angular e linear, é mais preciso.

Irradiação: este método consiste em instalar o equipamento em um ponto conveniente, dentro ou fora do perímetro, podendo ser utilizado em poligonais fechada ou abertas.

O equipamento é instalado e são efetuadas as medições de ângulo e DH de cada ponto visado, sendo que o resultado depende muito dos cuidados do operador, uma vez que não será possível controlar os erros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com