TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Do Semestre

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Do Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 7

h

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 desenvolvimento 4

3 politicas brasileiras para o desenvolvimento local 5

4 Ações empregadas na região norte do estado do rio grande do sul para estimular o desenvolvimento local 6

4.1 Principais pessoas envolvidas no desenvolvimento econômico da de de erechim 6

5 principais barreiras no desenvolvimento econômico do município de Erechim e região 8

6 a principal vocação econômica da cidade de Erechim 9

8 análise do texto escrito pela professora claudete de castro silva vitte. 10

9 quando temos opiniões divergentes aonde está a verdade? 11

10 conclusão. 12

REFERÊNCIAS 13

APÊNDICES 14

1 INTRODUÇÃO

O trabalho tem como principal objetivo colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos no primeiro semestre de Bacharelado em Administração, analisando o texto fornecido, interpretando o mesmo e buscando novas informações referentes aos assuntos abordados nele. Buscaremos compreender melhor a reestruturação capitalista e a crise dos Estados Nacionais, também abordaremos o desenvolvimento econômico local, as dificuldades encontradas pelos municípios e a importância dos mesmos para a economia do Brasil. Analisaremos as oportunidades de negócio da região e quais as políticas de desenvolvimento econômico que o país vem adotando para que seja possível o desenvolvimento econômico local.

2 DESENVOLVIMENTO

A reestruturação capitalista e a crise dos Estados Nacionais

Os paises capitalistas tinham seus modelos de desenvolvimento econômico e de planejamento guiados pelos Estados Nacionais que se caracterizavam por possuírem um território delimitado, sua população e um governo. A reestruturação capitalista é marcada pelo conjunto de inovações na área política, social, cultural e tecnológica que acabam por afetar o capitalismo apartir de 1970. Esta década é marcada por grandes alterações na economia mundial e também no Brasil, mudanças que podem ser vistas no modo de consumo, nos próprios métodos de trabalho e também nas praticas do Estado.

Com a reestruturação do capitalismo os Estados Nacionais passam por uma grande crise e deixam de ter o comando soberano das ações, ocorrendo a descentralização do poder. O Estado passa a buscar alternativas diante de situações como o enfraquecimento social, precariedade das condições de trabalho. A produção, o consumo e o lucro já não geravam acúmulos de capital. Em fins dos anos 70 surge o Estado neo-liberal que tem seu foco nas relações sociais de produção e entre as classes sociais cumprindo assim um importante papel na recomposição do capital e da sua hegemonia sobre a sociedade.

3 POLITICAS BRASILEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL

Os municípios possuem papel fundamental na política de desenvolvimento local, pois atuam em áreas antes de responsabilidade do Estado, sendo responsáveis pelo desenvolvimento das áreas econômica, espacial e social. Com isso a competição entre os municípios por investimento e verbas ficou cada vez mais intensa. O Brasil já possui varias políticas publicas e privadas voltadas para o desenvolvimento local voltadas para a integração competitiva, reorganização da produção e regularização econômica, tendo como base uma política de desenvolvimento focada para ações regionais, dentre as quais podemos descrever algumas:

a) A valorização dos micro e pequenos empreendedores criando formas de fortalecimento dos mesmos através de políticas de micro credito com taxa de juros reduzidas, assim desta forma os pequenos empreendedores conseguem ter capital de giro para a fabricação de seus produtos podendo competir de forma igual com seus concorrentes de mercado. Essa política contribui para o crescimento da arrecadação dos municípios, pois estimula a produção e a geração de empregos.

b) Programa de apoio a agricultura familiar (Pronaf) que busca incentivar o pequeno agricultor para que continue produzindo e continue no campo.

c) O programa de combate a fome e a miséria o Bolsa Família, que já beneficia mais de 45 milhões de pessoas no Brasil.

d) O governo brasileiro vem reduzindo aos poucos a taxa de juros, proporcionando a população financiamentos com prestações menores.

e) Redução do IPI sobre eletrodomésticos e moveis o que provocou um grande aumento de vendas no comercio local, as fabricas produzem mais e consequentemente contratam mais pessoas, gerando grandes benefícios a sociedade local.

4 AÇÕES EMPREGADAS NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO LOCAL

A região norte do estado do Rio Grande do Sul e composta por 32 municípios dentre eles se destaca o município de Erechim que possui como ponto forte e base de sua economia a indústria, a cidade possui aproximadamente 700 indústrias que empregam cerca de 5000 pessoas, outro setor que se destaca é o comercio seguido da agricultura. O município de Erechim vem buscando alternativas de estimular o desenvolvimento local através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, esta por sua vez trabalha no apoio as industrias buscando promover a geração de trabalho e renda, auxiliando empresas prestadoras de serviço, comércio e no apoio aos empresários que queiram instalar suas empresas no município. Possui grande participação no aumento das cadeias produtivas locais, o que proporciona o desenvolvimento do município e da região.

Juntamente com o Governo do Estado possui uma parceria que beneficia pequenos empreendedores através do sistema de microcrédito, que empresta dinheiro com juros baixos e parcelamento acessível auxiliando donos de pequenos estabelecimentos a se fortalecerem, gerando aumento da economia do município.

O município de Erechim possui parceria com o Sesc e Senai proporcionando a população cursos de qualificação profissional ( programa qualificar ) inteiramente gratuito, que busca qualificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com