TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Do Senai

Artigo: Trabalho Do Senai. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  1.539 Palavras (7 Páginas)  •  4.110 Visualizações

Página 1 de 7

3) Comente a compatibilização entre objetivos organizacionais e individuais.

É necessário permitir ao indivíduo compatibilizar as suas contribuições aos objetivos organizacionais, integrando-os. Não que os objetivos do indivíduo sejam os da organização, os objetivos das organizações é que devem ser realizados por meio dos objetivos das pessoas que as integram. Para tanto, é necessário que o gerente desenvolva a habilidade de perceber com maior acuidade a realidade que o envolve, melhorar a sua capacidade diagnóstica do ambiente que o cerca e também compreender que, ao superar tais limitações, pode liberar na plenitude o seu próprio potencial e o de seus subordinados. O objetivo é o desenvolvimento do indivíduo, que cresce como pessoa e profissionalmente, pelo desempenho de seus papéis e por relacionamentos adequados no trabalho.

4) Pessoas como recursos ou como parceiros o que isto significa?

Pessoas como recursos ou como parceiros das organizações são duas formas distintas de tratamento de funcionários.

Como recursos produtivos das organizações as pessoas são consideradas como sujeitos passivos da ação organizacional, tornando-se necessário sua administração para obter o maior rendimento possível. Neste sentido,as pessoas constituem parte do patrimônio físico na contabilidade organizacional.Isso significa “coisificar” as pessoas.

Como parceiros, as pessoas tomam a devida importância no processo de sucesso organizacional, posto que na sua participação passam a ser fornecedoras de conhecimentos, habilidades, competências e inteligência, dando significado à direção na qual a organização deve caminhar rumo a objetivos mais globais.

5) Dê duas definições de gestão de pessoas.

Duas definições para Gestão de Pessoas:

1 – Função que permite a colaboração eficaz das pessoas para o alcance dos objetivos organizacionais e individuais.

2 –“É o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensa e avaliação de desempenho.”

6) Quais são os principais objetivos da gestão de pessoas?

1- Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão

2- Proporcionar competitividade à organização.

3- Proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas.

4- Aumentar a auto-atualização e a satisfação das pessoas no trabalho.

5- Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho .

6- Administrar e impulsionar a mudança.

7- Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

7) Quais são os processos de Gestão de pessoas?

1. Processos de agregar pessoas

2. Processos de aplicar pessoas

3. Processos de recompensar pessoas

4. Processos de desenvolver pessoas

5. Processos de manter pessoas

6. Processos de monitorar pessoas

8) Explique os processos de agregar pessoas.

São os processos cujo principal objetivo é fazer a inclusão de pessoas na organização, por meio de recrutamento e seleção. É um meio de servir as necessidades organizacionais a longo prazo. A ação é macro-orientada, pois transcende cada cargo e envolve a organização em sua totalidade. Há forte ênfase na eficácia, pois se procura através do processo de agregar pessoas a aquisição de novas habilidades e capacidades que permitam à organização realizar sua missão e alcançar os seus objetivos globais em um mundo de transformação.

9) Explique o processo de aplicar pessoas.

São os processos utilizados para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa. Incluem o desenho organizacional e o desenho dos cargos, análise e descrição de cargos, orientação e avaliação de desempenho, com o objetivo de orientar e acompanhar o desempenho das pessoas na organização.

10) Explique o processo de remunerar pessoas.

São processos utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Incluem recompensa, remuneração e benefícios e serviços sociais.

11) Explique o processo de manter pessoas.

São os processos utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias parar as atividades das pessoas. Incluem administração da cultura organizacional, clima, disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida e manutenção de relações sindicais.

12) Explique o processo de desenvolver pessoas.

São os processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas. Incluem seu treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento e gestão de competências, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicação e consonância.

13) Explique o processo de monitorar pessoas.

São os processos utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais.

14) Como você estruturaria um órgão de gestão de pessoas?

Dignificar o ser humano: Não mais administrar as pessoas - como se elas fossem simples recursos empresariais, ou seja, sujeitos passivos e inertes de nossa administração - mas acima de tudo, administrar em conjunto com as pessoas - como se elas fossem os sujeitos ativos, companheiros da atividade empresarial, colaboradores do negócio, fornecedores de inteligência e de conhecimento que tomam decisões a respeito dos demais recursos físicos e materiais, e mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com