TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho SENAI IMC E Atividade Física

Trabalho Universitário: Trabalho SENAI IMC E Atividade Física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade Física e IMC

Introdução

Este trabalho tem por objetivo informar o que é IMC e qual sua função. Também fala sobre atividade física e exercício físico como também sobre o Estilo de Vida e sua importância sendo ele saudável. O trabalho também apresentará uma pesquisa onde mostrará 10 IMCs.

1- O que é IMC?

IMC significa Índice de Massa Corporal e trata-se de uma medida do nível de gordura de cada pessoa. É uma media de referência internacional reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

2- Qual o objetivo/função do IMC?

O IMC (ou índice de massa corpórea) foi criado para uma melhor orientação do público sobre o seu peso em relação a sua altura, resumindo, se a pessoa está gorda ou magra.

O IMC é uma fórmula matemática com obletivo de sinalizar a magreza excessiva, obesidade ou a obesidade mórbida.

3- Qual a diferença entre exercício físico e atividade física?

Atividade física é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura que resulte num gasto de energia acima do nível de repouso. Exemplos: caminhar para se deslocar de um lugar a outro, passear com o cachorro, subir escadas, lavar o carro, brincar com os filhos, dançar, cuidar do jardim, entre outros.

Exercício físico é uma forma de atividade física planejada, repetitiva, com orientação profissional, que visa desenvolver a resistência física e as habilidades motoras. Exemplos: natação, musculação, lutas marciais, entre outros.

4- Quais os cuidados que devemos ter antes de iniciarmos a prática de Atividade Física?

Fazer um check-up antes de iniciar qualquer modalidade – Isso proporciona uma segurança maior ao praticante e ao preparador físico.

Procurar um profissional para acompanhamento (personal trainer) ou para monitorar as atividades – O professor informa e controla as atividades a serem executadas, evitando, assim, sobrecarga de atividades.

Escolher uma atividade física que desperte a prática continuada – Exercícios executados com um largo intervalo de tempo não são saudáveis e fazem com que o praticante coloque sua saúde em risco, além de ficar suscetível a alguma lesão pela falta de preparo físico.

Utilizar roupas adequadas (roupas, acessórios e calçados que proporcionem conforto) – Há vários materiais inteligentes para utilizar na prática de atividade física, como tecidos que aderem o suor, que protegem dos raios UVA e UVB, tênis para os diferentes tipos de pisadas, além de variados tipos de sistemas de anti-impacto.

A principal indicação antes dos seus exercícios é o alongamento. Faça de 10 a 15 minutos de alongamento antes e depois do exercício. Além de diminuir o risco de lesões, dá mais mobilidade ao movimento. Se for utilizar algum tipo de acessórios (pesos, bolas, esteiras) verifique a integridade do material e se o mesmo oferece algum risco de acidente.

5- O que é Estilo de Vida e qual sua importância para uma vida mais saudável?

"Estilo de Vida" é um conceito amplo que inclui a pessoa como um todo, apresentando muitos aspectos. Esses mesmos aspectos combinam-se para influenciar a saúde individual em todos os domínios: Físico, Mental, Espiritual e Social.

Os estilos de vida são um conjunto de hábitos e comportamentos de resposta às situações do dia-a-dia, apreendidos através do processo de sociabilização e constantemente reinterpretados e testados, ao longo da vida.

Um estilo de vida caracteriza-se pelas escolhas que o indivíduo faz no dia-a-dia bem como pelas suas oportunidades sociais. É o conjunto de ações habituais que refletem as atitudes, os valores e as oportunidades na vida dos indivíduos.

Um estilo de vida saudável é composto diversos fatores, dos quais dieta e exercício são os mais óbvios. Aprender a lidar com o estresse, dormir horas suficientes, não fumar e beber de forma responsável são também parte da equação.

Condições médicas comuns em pessoas mais velhas como doenças do coração, osteoporose e alguns cânceres, podem ser prevenidas (ou o risco de contraí-las diminuído). O processo de envelhecimento pode ser atrasado ao fazer escolhas mais saudáveis em áreas diferentes e muitas doenças crônicas podem ser retardadas ou prevenidas.

Levar um estilo de vida saudável pode fazer mais do que prevenir doenças. Pode também ajudar a ter mais energia e vigor, ficar magro, estar mais alerta, lutar contra o estresse e viver uma vida mais longa.

6- Quais são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com