TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho E Cultura

Ensaios: Trabalho E Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/12/2014  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

História e Cultura do Trabalho

A formação da História da cultura do trabalho é através do homem, que representa o mundo por meio do pensamento, expressando-o pela linguagem simbólica. De fato, a linguagem substitui as coisas por símbolos, com palavras, por exemplo. A transformação que o homem exerce sobre a natureza chama-se cultura, entretanto, o mundo cultural é um sistema de significados já estabelecidos por outros.

A noção de trabalho é fundamental para se compreender o que é cultura. Aliás, o trabalho é condição de liberdade, mas não em situação de exploração em que a maioria é obrigada a trabalhar em condições inadequadas à sua humanização. Isto é, na sociedade dividida em classes, o trabalho se torna alienado. Alienar, portanto, é tornar alheio, é transferir para outrem o que é seu.

Por meio do trabalho o homem instaura relações sociais, cria modelos de comportamento, instituições e saberes. O aperfeiçoamento dessas atividades no entanto, só é possível pela transmissão dos conhecimentos adquiridos através das gerações. É a educação que mantém viva a memória de um povo e dá condições para sua sobrevivência.

A História do Trabalho traz na sua essência a cultura do trabalho de cada época. Historicamente e culturalmente conhecido, os “senhores”usaram o trabalho de forma escrava para atender as suas necessidades de vida. Os diferentes povos que foram utilizados, os negros, os índios, começaram a trabalhar na tentativa de sobrevivência, onde não exigia experiência e o trabalho era trocado por alimento, moradia, mercadoria e mais tarde moeda.

A formação de um agrupamento social, a pirâmide social, ocorreu justamente com as diferenças dos povos, as diferenças de produção que geram a remuneração e as diferenças de poder de consumo. Assim as pessoas eram expostas e enquadradas em classes econômicas devido a sua renda. Esta exposição seleciona e limita, de forma inadequada, o tipo de vida que cada cidadão deve ter.

O caso é de haver espaço e liberdade para cada ser humano escolher o seu estilo de vida através de seus esforços de conquista. Para Milton Friedman “a troca voluntária, no entanto, constitui uma condição necessária à prosperidade e a liberdade”. A igualdade pessoal é importante precisamente porque as pessoas não são idênticas e esta requer respeito pelo direito delas de assim proceder, e não a imposição dos valores e juízos dos outros. Já a questão da igualdade pessoal e a de oportunidades não pode nem deve ser interpretada literalmente, pois o significado real, por Friedman é as oportunidades abertas aos talentos da cada individuo.

As normas e leis do trabalho no Brasil tiveram seu momento mais significativo no governo de Getúlio Vargas onde se criou a CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas, o salário mínimo, a carteira de trabalho, o décimo terceiro salário , FGTS, aposentadoria, ferias e outros, para atender as necessidades dos trabalhadores e de suas famílias. Após um tempo e depois de muita luta os trabalhadores receberam uma lei que garante cotas para as pessoas com deficiência.

Todo esse movimento reforçou a teoria de “engessamento”do sistema trabalhista no Brasil e hoje com poucas mudanças significativas, resulta em uma enorme dificuldade para empregadores e empregados formatarem contratos de trabalho adequados para cada tipo de situação e necessidade.

Um movimento significativo para a história e a cultura do trabalho foi a inclusão da mulher no mercado de trabalho. Este avanço no Brasil vem aumentando de forma consistente e significativa nas ultimas décadas. Entre 1960 e 1990, o numero de mulheres economicamente ativas mais que triplicou, enquanto que o de homens duplicou. Apesar da maciça incorporação das mulheres ao mercado de trabalho ocorrida neste período, continuam existindo diferenças importantes e desigualdades entre homens e mulheres. As desigualdades se caracterizam por determinados segmentos de mercado, por profissões especificas e diretamente ligado a tudo isso, a diferença salarial.

...

Baixar como  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »