TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

 Comportamento Organizacional Técnicas de Negociação Éticas e relações humanas no trabalho Empreendedorismo

Por:   •  19/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.757 Palavras (12 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 12

 

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – CAMPUS VILA GUILHERME

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

Professores EAD: Thiago Monteiro Veloso

Disciplinas: Comportamento Organizacional

Técnicas de Negociação

Éticas e relações humanas no trabalho

Empreendedorismo

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais I (PROINTER I)

N1 Relatório Parcial

São Paulo – Abril 2015

Apresentação

O trabalho desenvolvido para o PROINTER tem como objetivo apresentar e relatar sobre as oportunidades e desafios que o empreendedor Hilário enfrentou, desenvolveu e aprendeu com a formação de sua empresa.

Nome da Empresa: Ruchi Importadora de peças e acessórios.

Endereço: Avenida Manuel Antônio Gonçalves, 400, Jd. Guança.

Cidade: São Paulo/ Estado: SP.

Ramo das Atividades: Importadora para venda de peças e acessórios automotivos

Produtos e/ou serviços: Acessórios automotivos: Palhetas, lâmpadas, capa para volantes, tapetes, som/DVD/Central multimídia;

Data de início das atividades: 01/02/2008.

Entrevistado: Hilário da Graça Pelegrino Dias

Entrevista com um Empreendedor

1- Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?

R: Atuação no plano de vendas com autopeças e acessórios a mais de 25 anos, com o passar do tempo o volume de vendas me tornou um distribuidor e logo em seguida importador. Dono de meu próprio negócio, aproveitei a clientela conquistada, divulgando produtos e preços acessíveis, visando um retorno lucrativo, satisfação e confiança de meus clientes e claro, o conforto para mim e minha família.

2- Existem outros empreendedores em sua família?

R: Sim, existem.

3- Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou na faculdade?

R: Não, surgiu no período de atuação no ramo, onde pude reconhecer o meu dom e gostar do que estava fazendo. Buscando experiências sempre me espelhava e ficava perto de meus patrões, para aprender.

4- Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?

Tenho apenas o ensino fundamental, o que me motivou e me levou a acreditar, foi a força de vontade de vencer e de dar aos meus filhos o que não tive. Minha faculdade foi a vida e oportunidades que encontrei ao encarar todos os desafios deste mercado. Sempre questionava tudo, buscava aprender muito e claro, meu amor pelo ramo fez com que eu crescesse e conquistasse parceiros, clientes e meu negócio.

5- Porque muitos Profissionais têm medo de se arriscar em um empreendimento?

Por conta do mercado de trabalho financeiro que hoje oscila muito e devido a toda concorrência e competitividade muitas vezes, antiética.

6- Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?

Com o ramo da importação e parceria com o mercado chinês, tornou-se mais viável e com preços mais acessíveis para os meus clientes, qualidade, tendo como retorno positivo a confiança e fidelização dos clientes gerando lucratividade da empresa.

7- De que forma na teoria e na prática a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?

A minha relação com os clientes, é de parceria, transparência no que diz respeito a qualidade dos produtos, e sou justo com preços e forma de negociar. Agindo da mesma forma dentro e fora de minha empresa, com meus funcionários e distribuidores. Sou exigente com meus funcionários mas, procuro sempre ser claro, cobrar a comunicação entre as áreas e sempre que possível dou o merecido reconhecimento pessoal de cada um. Com meus funcionários e distribuidores satisfeitos, meus clientes também estarão e minha empresa só tem a lucrar com isso.

8- Como você encontrou a oportunidade de empreender?

 Empenhei-me muito no início até hoje, fui um vendedor dedicado, busquei me aproximar das pessoas ao meu redor, visando e praticando as mesmas experiências do ramo, investindo com meus ganhos em planejamentos para meu futuro negócio, com a ajuda de amigos experientes também no mundo de empreendedorismo.

9- Como você avaliou esta oportunidade?

O retorno positivo de todo meu esforço e ajuda de meus parceiros. Hoje agradeço por não ter desistido. Isso serviu não somente para o meu crescimento profissional, mas também, pessoal.

10- Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique:

Por mais que fizesse parte do meu plano ter um negócio próprio, tive a consciência dos obstáculos que iria encontrar, pois, hoje o mercado de trabalho é muito competitivo, me planejei sim utilizando como benefício o meu conhecimento, contratei funcionários para parte administrativa da empresa e firmei ainda mais a parceria com meus distribuidores/Bancos e pessoas de conhecimento no ramo.

11- Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio?

Fui representante durante anos, sempre trabalhando no ramo automotivo e viajando por diversas localidades do país.

12- Quais suas forças e fraquezas?

Forças: Meu patrimônio, meus objetivos, bem estar da minha família e também o meu. Além de trabalhar com o que gosto, esta é minha força diária.

Fraquezas: Temos sim, o estresse do dia a dia, as vezes não ter a eficácia dos negócios e vendas, aumento do dólar, corrupção do país, que acaba impactando muito nos negócios, muitas vezes quando as vendas estão indo bem, solicito container de mercadorias, além de muitas vezes ficar parado no Porto, os prazos para entrega são de 60 dias o que acaba impactando, pois, neste período as vendas podem cair. Sendo assim, preciso pensar nos planos, para vender bem e não correr o risco de ficar com mercadoria parada em estoque. Por diversas vezes pensei em desistir mas, a força é maior que a fraqueza e me ajuda a superar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (141.5 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com