TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Estoques

Resenha: Trabalho Estoques. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Resenha  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

Para evitar “envelhecimento” desuniforme de itens estocados – e o possível prejuízo conseqüente – a utilização dos mesmos deve seguir preferencialmente a mesma ordem de recebimento.

Isto é conhecido como PEPS (Primeiro que Entra Primeiro que Sai) ou, como mais se popularizou, FIFO (First In First Out).

O conceito é muito simples. A prática nem tanto.

A dificuldade está na organização física dos itens, na sua movimentação, localização, nos controles, e na “disciplina”.

A maioria desses aspectos deve ser devidamente considerada já no projeto da área, no lay-out. Normalmente requerem em torno de 10% a 20% da área, do espaço total; que devem ser mantidos permanentemente desocupados, livres, para permitir a movimentação necessária.

Para a disposição física podem ser usados muitos modos. Aquele que for planejado e adotado deve ficar muito bem entendido e conhecido por todos os envolvidos.

Para a movimentação "FIFO", um critério ou método genérico – que funciona muito bem na maioria dos casos – é seguir o mesmo esquema que usamos ao ler e escrever: as letras são “estocadas” (escritas) da esquerda para a direita, de cima para baixo, da página da frente para a de trás...; são “retiradas” (lidas) na mesma ordem. Ou seja: itens novos devem ser colocados atrás dos já estocados, à direita do último da última fila (de baixo); para retirar (consumir), o primeiro é sempre o mais próximo: na frente, do lado esquerdo, na primeira fila (de cima). FIFO!

Um aspecto a destacar é que o texto (estoque de letras) não precisa necessariamente ser movimentado...!

Funciona muito bem para Almoxarifados de Manutenção, Prateleiras de Mercado (farmácias, etc.), Armazéns de Matéria Prima e Produto Acabado não a granel, Despensa de Mantimentos, etc..

“Detalhes” importantes:

1. O prazo de validade real de cada item deve prevalecer sobre a ordem de recebimento.

2. Itens críticos e sujeitos a “confusão” (mistura, etc.) devem ser identificados (etiquetados) individualmente.

3. Como num texto, convém ter no estoque um “Índice”: endereço dos itens, com número das prateleiras e/ou corredores, etc.

4. Uma “agenda” (planilha) para controle e alerta (antecipado) de vencimento de prazos de validade é muito útil; ... um mantimento próximo do fim da validade pode sugerir até uma alteração do cardápio !

5. Para o FIFO funcionar bem devem ser mínimas as ocorrências de falta ou excesso de itens. Um bom dimensionamento de estoque de reposição – com valores adequados de estoque mínimo e máximo – é muito importante.

Recentemente assumir, em uma empresa distribuidora de produtos lácteos,sopas, biscoitos,chocolates; o cargo de controle de estoque, entretanto, venho tendo dificuldade de organizar o estoque de modo a agilizar o carregamento, contagem diária e o FIFO dos produtos, visto que o mix desta empresa apresenta mais de 400 itens. Sendo assim, gostaria de saber qual a melhor forma de organizar meu estoque, sabendo que no armazém já estão fixados os porta-paletes de forma vertical com 3 compartimentos de altura, além disso gostaria de ajuda para endereçar as ruas de modo que facilitasse o FIFO. Desde já, agradeço pela atenção.

No aguardo...

Cícero Castro

23 de abril de 2009 23:18

Charbel Atalla Antonio disse...

Cícero: Dimensione o espaço reservado p/ cada item em função do "estoque máximo" - deixe folgas p/ possíveis itens novos. Para endereçamento, o usual é apenas colocar letras (A,B,C..) nos corredores e números (1,2..) nas alturas / prateleiras. Inclua o endereço no Cadastro de Materiais - que deve estar sempre à mão, p/ consulta.. Substitua a contagem diária por um bom controle de entradas e saidas. Defina Indicadores e faça um controle contínuo - por amostragem.

Os artigos aqui do Operando Bien mostram como fazer praticamente todas essas ações. Se precisar de mais ajuda, contate.

25 de abril de 2009 17:07

Anônimo disse...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com