TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Etica

Monografias: Trabalho Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 6

A sociedade brasileira tem enfrentado situações que a modificam constantemente, precisando adaptar-se aos padrões impostos pelo próprio desenvolvimento do país e muitas vezes, pelas mídias. Algumas iniciativas dos governos nas instâncias federal, estadual e municipal, como por exemplo, a realização de projetos ou programas para suprirem a carência social e econômica da população, ainda estão longe de alcançarem um resultado positivo por completo.

Por isso, tem papel relevante e essencial a atuação de pequenas, médias e grandes organizações (ou associações) que buscam o desenvolvimento contínuo da sociedade, com investimentos consideráveis em projetos voltados ao bem-estar humano e social, inclusive com a preservação e conservação do meio ambiente natural.

Este cenário é o que chamamos de responsabilidade social, ou terceiro setor, que consiste na ação de uma empresa em prol da cidadania (MELO NETO; FROES, 2001).

Neste sentido, este estudo apresenta a importância das práticas de responsabilidade social como uma estratégia para o marketing social das empresas.

Ética. A palavra ética é derivada do grego e significa aquilo que pertence ao caráter, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano em atitudes e afazeres, a ética busca o melhor modo de viver e conviver procura um melhor estilo de vida, tanto na vida pessoal como na vida profissional.

Moral. A palavra moral é derivada do latim em "relativo aos costumes", fundamenta-se na obediência á normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos à ética, pode ser definida como um conjunto de regras consideradas como válidas para grupos ou a uma pessoa determinada.

Lei. A palavra lei é derivada do verbo latino que significa "aquilo que liga", é considerada como um conjunto de normas, que geralmente são criadas em ato normativo e estabelecidas pelas autoridades, o conceito de lei se define em interpretar e atribuir-lhe um significado, determinar o seu sentido a fim que se entende a sua correta aplicação a um caso concreto.

Quais as diferenças e semelhanças entre si (ética moral e lei)?

Ética significa tudo àquilo que ajuda a melhorar tanto um ambiente como um ser humano, para que o mesmo possa se tornar saudável, sustentável, psicologicamente integrado, a ética não se confunde com a moral. A moral já é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma sociedade, uma pessoa, um povo, uma religião, uma tradição cultural etc. Há morais específicas também, em grupos sociais, mais os mesmos são restritos, uma instituição, um partido político. A forma para um “julgamento” da validade da moral é o que chamamos de ética. As leis estão interligadas á moral, e deve ser avaliada a partir de seus processos éticos, a lei que considera crime a segregação racial é uma aplicação moral, bem como a lei que, por exemplo, condena a escravidão. Ética é um conjunto de valores morais e princípios que formam a vida humana na sociedade, a ética serve para que haja um equilíbrio e um perfeito funcionamento social, garantindo que ninguém seja prejudicado. Neste sentido, a ética está relacionada com o sentimento de justiça, já a moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem na sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano, portanto a moral tem um caráter “obrigatório”, já a ética tem uma espécie de legislação do comportamento, a lei por si, “limita” o livre arbítrio das pessoas que vivem na sociedade, a mesma funciona como um controle, um limite, para reger alguns comportamentos que na maioria das vezes são considerados fora da conduta ética. A definição da ética, da moral e da lei se resumem em atitudes, limites, regras, tudo está na consciência do que será realizado e como deverá ser realizado, em resumo necessitamos dos três para a vida.

Tem papel relevante e essencial a atuação de pequenas, médias e grandes organizações (ou associações) que buscam o desenvolvimento contínuo da sociedade, com investimentos consideráveis em projetos voltados ao bem-estar humano e social, inclusive com a preservação e conservação do meio ambiente natural. Este cenário é o que chamamos de responsabilidade social ou terceiro setor, que consiste na ação de uma empresa em prol da cidadania. Neste sentido, este estudo apresenta a importância das práticas de responsabilidade social como uma estratégia para o marketing social das empresas. Conclui-se que as empresas, de forma geral, estão cumprindo suas obrigações sociais através do amparo à sociedade e aos seus consumidores em longo prazo, uma vez que as atividades realizadas com a responsabilidade social propiciam o bem-estar e melhoria na qualidade de vida. Assim, todos os profissionais de Comunicação Social e do Direito poderão contribuir significativamente para assegurarem uma relação eficiente e eficaz entre empresa, sociedade, colaboradores, clientes e fornecedores, demonstrando o que efetivamente está sendo desenvolvido com enfoque na responsabilidade social, fortalecendo a confiabilidade nestas relações existentes e até mesmo permitindo que novas sejam firmadas, sempre com transparência e ética

No mercado globalizado, com acirrada concorrência, as empresas devem ter, dentre outras preocupações, um lucro estimado que sobreponha seus gastos para sobreviverem.Hoje, também é necessário anexar ao mundo corporativo as condutas éticas, o comprometimento social cidadão com as comunidades, o respeito ao meio ambiente natural, mas, acima de tudo, tornar público estas ações, divulgando e disseminando a responsabilidade social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com