TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho fundamentos teoricos

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 4

O texto de José Murilo de Carvalho nos oferece uma importante reflexão sobre a cidadania, seu significado, sua evolução histórica e suas perspectivas. O livro está organizado de forma cronológica: da colonização ao período atual e evidencia os enormes problemas sociais enfrentados pela sociedade brasileira. Ela recebeu os direitos - eram sempre parte de um todo. O mais claro, direito a voto, nunca coincidia com os outros direitos fundamentais.

É usada pelo autor a definição de cidadania de Marshall, que diz que a cidadania plena é titular de direitos civis, políticos e sociais. Quem fosse titular de ambos seria considerado cidadão pleno e quem possuísse apenas alguns seria um cidadão incompleto. Por fim, aqueles que não possuíssem nenhum dos direitos não era visto como cidadão.

Direitos civis são: direito à propriedade, à liberdade, à igualdade perante a lei. Direitos políticos são: direitos referentes à participação no governo da sociedade, para votar e ser votado. Direitos sociais são: direito à educação, à saúde, à aposentadoria. De acordo com José Murilo de Carvalho, houve maior ênfase no Brasil nos direitos sociais. A construção da cidadania foi invertida no país: primeiro vieram os direitos sociais para, posteriormente, políticos e civis. Porém, os progressos na cidadania

Brasileira foram lentos e não esconderam o longo caminho a ser percorrido. A democracia não resolveu os problemas de desigualdade e pobreza.

O autor também menciona outro aspecto datado na Revolução Francesa, mostrando que a cidadania se desenvolveu dentro do acontecimento que titularíamos de "Estado-nação". Quanto maior o envolvimento do indivíduo com sua nação e estado, maior sua cidadania.

Segundo Carvalho, em três séculos de colonização foi propiciado: unidade territorial; linguística; cultura; religião. A população era, em grande parte, analfabeta; a sociedade era escravocrata; e a economia era baseada em monocultura e latifúndio. No Brasil colônia, não existia cidadania.

Anos após a Independência, ainda existia escravidão. Tratados como objetos, os escravos não eram cidadãos. Por outro lado, os brancos também não, pois não existia este conceito. Os senhores votavam e eram votados, mas não tinham noção de cidadania. O rei não possuía autonomia, pois dependia de Portugal e seu alcance era limitado. O acesso à justiça para o homem comum - mulheres e escravos não se incluíam - dependia da proteção dos grandes proprietários. Existia uma população legalmente livre, mas lhe faltava condições para seus direitos.

A educação primária sempre foi um descaso da colônia e da igreja. Não existia sentido na nacionalidade. No fim do período colonial, a grande maioria das pessoas eram excluídas dos direitos civis. Antes disso, ocorreram quatro revoltas políticas.

A Independência foi, como aponta o autor, uma negociata entre Inglaterra, Portugal e a elite nacional. Portugal a acolheu mediante pagamento de indenização, com intermédio da Inglaterra.

O Brasil estava em duas direções: americana, República; europeia, Monarquia. Solução: Governo com modelo de "monarquia constitucional". Então, a Constituição de 1824 estabeleceu quatro poderes: Executivo, Judiciário, Legislativo e Moderador. Foi definida questão do voto: mulheres e escravos não votavam, limitados por renda e idade os homens. O perfil dos eleitores era o mesmo da época da colônia: mais de 90% na zona rural, mais de 85% era analfabeta. Para muitos, o voto não ia além do ódio aos portugueses. As questões sobre quem poderia votar sofreram alterações ao longo dos anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com