TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Gestao Pessoas

Monografias: Trabalho Gestao Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE SALVADOR

CURSO DE GRADUAÇÃO ADMINISTRAÇÃO

Salvador

2012

INTRODUÇÃO

O filme apresentado em sala de aula, do Professor Benedito Milioni, trata sobre a forte concorrência no mercado atual e a importância da reciclagem neste meio. Mostra algumas questões de grande relevância para o desenvolvimento de habilidades consideradas essenciais e muito valorizadas pelas organizações. O autor traz uma forma ideal de se portar como profissional, treinando o desenvolvimento da área de Recursos Humanos, focando em atingir um nível que o mesmo chama de “profissional nota 1000”.

No filme, há abordagens como: o indivíduo como produto, o marketing pessoal, competência interpessoal, conhecimento, habilidade, atitude, ética, comunicação, motivação e autoanálise, tudo isto focado em como se portar diante do seu emprego e, tendo como consequência disto, uma melhor produtividade, eficiência e sucesso do funcionário na empresa.

DESENVOLVIMENTO

Inicialmente, o filme traz a ideia de que as melhores empresas sempre disputam pelo mesmo profissional, ainda que haja muitos no mercado. Isto ocorre porque, apesar de ter muitos indivíduos disponíveis a trabalhar, nem todos possuem diferenciais e se mostram competentes e atrativos.

O investimento na carreira é um ponto importantíssimo e que é bastante reforçado no vídeo. Apostar no investimento de carreira é algo que refletirá na vida profissional em sua totalidade, portanto, é necessário que se tenha muito cuidado e que a avaliação do investimento seja muito bem feita. O indivíduo deve perceber, levando em consideração tanto o lado racional como emocional, o que realmente quer, qual seu real objetivo, para que haja realização e sucesso.

Outro ponto abordado é o tratamento do indivíduo como produto. Alguns acreditam se tratar de uma heresia, uma forma inadequada de se retratar ao ser humano – como produto. Porém, não se deve pensar desta forma. Há bons e ruins produtos no mercado, e não é diferente com as pessoas. E como diz o professor no filme, não basta apensar ser um bom profissional, tem que parecer ser e mostrar que é. Deve-se posicionar como um produto de qualidade (marketing pessoal), pois a sociedade – por ser competitiva ao extremo - é impiedosa com quem não cuida da sua própria imagem. É necessário sofisticação para a garantia da sobrevivência.

Diante disto, é necessário abordar o conceito de marketing pessoal. Este é de extrema importância para o futuro do indivíduo e, há tempos atrás, era visto somente como algo útil para a carreira pública. Hoje, está cada vez mais comum e, como dito anteriormente, todo e qualquer produto deve ser bem vendido, inclusive pessoas. O marketing é um dos principais itens para alavancar a carreira de um individua. A sua imagem deve ser bem vista, bem recebida e bem aceita.

Sobre a competência interpessoal, esta está diretamente ligada com convivência. É de conhecimento geral que nas organizações há competição, disputa por poder, dentre outros. Porém, deve haver uma harmonia, e é para isto que as relações interpessoais servem. Todos estes empecilhos podem ocorrer sem que signifiquem o custo emocional das pessoas. Como dito no filme, “cada vez somos mais executivos e não executores”. No ambiente de trabalho deve haver relações saudáveis, significando um fato de equilíbrio pessoal. É um aspecto decisivo para a produtividade. Da mesma forma em que o conhecimento é fundamental e cada vez mais exigido, o comportamento é decisivo para o sucesso das pessoas na vida pessoal e profissional e para que se alcance o estágio de “profissional nota 1000”. Assim, fica claro que o indivíduo deve acreditar que trabalhar com pessoas é prazeroso, se inteirar no assunto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com