TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Gestão Empresarial e desenvolvimento Sustentável

Por:   •  8/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.012 Palavras (17 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

[pic 2]

 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

       

TRABALHO DA DISCIPLINA (AVA2

SALVADOR-BA

2021

[pic 3]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Alunos: Irani

TRABALHO DA DISCIPLINA (AVA2)

Trabalho AVA2, solicitado pelo Professor: Alex Fabiano Vieira , Gestão Empresarial e desenvolvimento Sustentavel,  do curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

SALVADOR-BA

2021

RESUMO

O Balanced Scorecard permite que as organizações alinhem sua missão, visão e estratégia a objetivos mensurados através de indicadores que quantificam o desempenho atual da empresa. Além disso, o Balanced Scorecard atua na criação de medidas de desempenho para auxiliar os gestores no controle do andamento do planejamento estratégico e permite comunicar a estratégia para todos os funcionários com clareza. No presente trabalho, o objetivo é elaborar uma proposta de planejamento estratégico para a Construtora Yrá , utilizando os conceitos do Balanced Scorecard.

INTRODUÇÃO

No atual cenário econômico cada vez mais complexo e competitivo onde as organizações estão inseridas, torna-se inevitável que as formas de gestão das empresas sejam renovadas constantemente, para que estas se mantenham competitivas no mercado. As empresas precisam conher muito bem seus processos internos e o mercado no qual estão inseridas, assim, é possível captar as oportunidades existentes e enfrentar as ameaças.

Uma das formas encontradas pelas empresas para se manter no mercado foi a busca por um maior controle gerencial. A importância de implantar e controlar de forma eficiente seu planejamento estratégico tornou-se essencial para que uma empresa possa crescer e sustentar-se no mercado.

De modo a desenvolver estratégias de forma mais eficiente e satisfatória, foi criado um conceito de estratégia baseado no desempenho para uma    melhor tradução das metas e resultados da empresa, conhecido como Balanced Scorecard, ferramenta criada por dois professores de Harvard: Robert Kaplan e David Norton.

O Balanced Scorecard é uma das alternativas mais modernas para se acompanhar o desempenho da empresa na busca de seus objetivos e metas. Trata- se de uma ferramenta completa que traduz a visão e a estratégia da empresa num conjunto coerente de medidas de desempenho.

A empresa em estudo é a Construtora Yrá, uma empresa de construção civil de médio porte que atua na cidade de Salvador 2 anos, atua desde 2019.

A importância da construção civil para o desenvolvimento do País se deve, no lado econômico, por suas fortes características multiplicadoras sobre as atividades e produtos que envolvem toda a cadeia produtiva.

financiamento e o grande déficit habitacional são fatores favoráveis ao crescimento do setor, pois a atividade e a concorrência deste segmento estão diretamente ligadas ao aumento na demanda por habitação.

Dentro do contexto apresentado, o objetivo geral deste trabalho é desenvolver um modelo de avaliação de desempenho fundamentado no Balanced Scorecard para a Yrá Isso será realizado a partir da análise do ambiente interno da empresa, avaliando seu posicionamento e estratégias utilizadas até o momento; análise do ambiente externo, suas as forças competitivas e aspectos que podem influenciar na empresa e a definição dos objetivos e metas a serem atingidos.

O presente relatório está estruturado da seguinte maneira: primeiramente, é realizada uma revisão de conceitos teóricos sobre os assuntos trabalhados, que abrangem o estudo sobre o planejamento estratégico e a ferramenta de gestão Balanced Scorecard, seguida dos processos metodológicos de pesquisa utilizados. Após, é apresentada a caracterização e análise da situação da Construtora Yrá no que diz respeito aos conceitos estudados. Em seguida, encontra-se a proposta de Balanced Scorecard criada para a empresa, com objetivos e medidas de desempenho nas quatro e o desenho do mapa estratégico ilustrando a proposta. Por fim, são apresentadas as considerações finais sobre os resultados deste trabalho e sugestões para o desenvolvimento de novos estudos.

 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E O BSC

O processo de planejar envolve um modo de pensar segundo Oliveira (2007). Esse modo envolve indagações sobre o que fazer, como, quando, quanto, para quem, por que, por quem e onde. É importante salientar que o planejamento não pode ser confundido com previsão, projeção ou a resolução de um problema.

FORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA

A formulação da estratégia é um dos aspectos mais importantes que o executivo enfrenta no processo de elaboração do planejamento estratégico. (Oliveira, 2007).

Três aspectos devem ser considerados:

A empresa, seus pontos fortes, fracos, missão, objetivos e metas;  ambiente, com suas oportunidades e ameaças;

A integração, entre a empresa e o ambiente visando a melhor adequação possível.

devem ser abordadas como um processo, um conjunto de atividades que transforma insumos em resultados. A formação da estratégia se inicia a partir da definição missão da empresa e seu propósito. Depois disso são estabelecidas metas a serem seguidas que servem para medir o progresso da organização. Estas metas são influenciadas por uma percepção do ambiente externo e as capacidades internas da organização.

Segundo Luecke (2009), para formação da estratégia é necessária uma análise extensa onde os gestores definem as questões de alta prioridade e como transforma-las em iniciativas concretas. Uma vez que os planos sejam desenvolvidos, os objetivos estratégicos da empresa e a visão de futuro ficam mais claros.

Luecke (2009) ainda afirma que “as opções estratégicas disponíveis para uma empresa surgem do processo de olhar para dentro e para fora”.

FASES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Oliveira (2007) afirma que as fases básicas para a implementação do planejamento estratégico são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (252.8 Kb)   docx (312.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com