TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Horário Flexivél

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalhador Ganha com Horário Flexível

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa o estudo, de como as organizações estão utilizando novos modelos de gestão que privilegiam os horários flexíveis, bem como culturas participativas e democráticas, para um melhor aproveitamento da tecnologia e da informação, oferecem a infraestrutura necessária de comunicação, tornando possível o estabelecimento de relações entre instituições, empresas e pessoas, e a tomada de decisão.

Em sua revisão encontrará um conjunto de informações relacionadas ao funcionamento de grupos e equipes de trabalho, bem como às peculiaridades que caracterizam o comportamento dos seus membros. A pesquisa analisa as formas de ações dos grupos que surgem dentro das organizações. Estes grupos podem ser formais ou informais. No grupo informal está nas pessoas e em suas relações, enquanto o grupo formal dá ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades.

QUESTÕES DA DISCIPLINA: ECONOMIA E MODELO DE GESTÃO

  1. Quais as vantagens que a empresa teria se o contratassem com autonomia de horário (horário flexível)?

O profissional passaria a se dedicar mais em cumprir as tarefas às quais se comprometeu em vez de se esforçar para terminar a jornada de trabalho diária. Isso ajudaria muito no equilíbrio da vida do profissional, reduzindo o cansaço e o estresse com o trânsito.

  1. Quais as vantagens que você teria se fosse contratado com a autonomia de horário (horário flexível)?

Não me preocuparia com o horário de entrada e saída não enfrentaria trânsito, ônibus lotados e com isso meu rendimento seria bem melhor e a qualidade do meu serviço seria de 100%.

  1. Agora faça um breve relato sobre a nova era em que vivemos (era pós-industrial, era da Informação ou sociedade do conhecimento), abordando sobre o ambiente das organizações e o estereótipo ideal do homem atual das organizações frente esta nova realidade retratada pelo texto acima.

As novas tecnologias de informação oferecem a infraestrutura necessária de comunicação, tornando possível o estabelecimento de relações entre instituições, empresas e pessoas, e a tomada de decisão. O que distingue as redes intra-organizacionais do modelo tradicional de estrutura organizacional é a sua flexibilidade, os mecanismos de controle descentralizados e uma paulatina substituição das relações verticais pelas horizontalizadas.

  1. Por fim leia o artigo do jornal “O Estado de São Paulo” (28/02/2013) – Caderno “Economia & Negócios”, sobre a decisão da Yahoo em acabar com o trabalho em casa (disponível em: http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios-tecnologia,yahoo-acaba-com-trabalho-em-casa-e-poe-praticaem-xeque, 145427,0. htm).Faça uma reflexão sobre os dois textos que relatam dois contextos distintos: a previsões futuras em 2007 e a realidade atual em 2013.

As empresas querem resultados e produtividade, e grandes partes dos colaboradores sonham em conciliar a vida pessoal com a profissional. A flexibilidade laboral é uma tendência do atual mercado de trabalho, e vista como um grande benefício para os trabalhadores que com isso, conseguem planejar melhor as suas tarefas, focar nos resultados e demonstrar maior satisfação e produtividade no trabalho. No entanto, o mercado brasileiro ainda apresenta forte resistência quanto à duração na jornada de trabalho, preferindo seguir a regulamentação oficial na hora de determinar a duração da carga horária destinada ao trabalhador. Os empresários tem receio, pois existem riscos de autuações da fiscalização do trabalho no Brasil, alguns sindicatos são contrários a esta prática inovadora. Contudo, esse sistema é adotado por grandes empresas multinacionais que apostam nessa modalidade de trabalho diferente da tradicional. De acordo com pesquisas feitas nessas empresas essa opção adotada faz com que os colaboradores tenham uma melhor qualidade de vida, sem a rigidez e o comprimento do horário fixo as pessoas se sentem mais motivadas, o que reflete diretamente na produtividade e no dia-a-dia desses profissionais. Esse processo vêm sendo fortemente influenciado pela globalização e a integração dos mercados em escala mundial, na busca de maiores produtividades e competitividade para alcançar a modernização e a maior inserção na nova economia mundial, visando a manutenção e, sobretudo, a ampliação do seu mercado de consumidores. Ao adotar tais medidas, as empresas podem desenvolver a capacidade de atender as diferentes necessidades de prazos e perfis dos consumidores.

QUESTÕES DA DISCIPLINA: RELAÇÕES INTERPESSOIAS

  1. Cite e explique os elementos do processo de grupo.

PAPÉIS: Cada membro do grupo tem funções e propósitos diferentes, porém é claramente definido e interdependente;

NORMAS; São as regras de comportamento institucionalizadas (aceitas e propagadas) pelo grupo;

STATUS: Uma posição social definida ou atribuída pelas pessoas a um grupo ou a um membro de um grupo;

COESÃO: Soma de forças que mantêm o grupo unido e fortemente motivado para permanecer no grupo.

  1. Qual a diferença entre grupos formais e informais?

Grupos formais: aqueles que são definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. Nestes grupos, o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais. Ex. (Os seis membros da tripulação de um voo comercial são um exemplo de grupo formal)

Grupos informais: são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização. Estes grupos são formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta à necessidade de contato social. Ex. (Três funcionários de departamentos diferentes que regularmente se encontram para almoçar juntos são um exemplo de grupo informal)

  1. Explique como as equipes se desenvolvem.

É desenvolvida por pessoas (geralmente em número pequeno) com habilidades complementares que confiam umas nas outras e estão comprometidas com um propósito comum, metas comuns de desempenho e trabalhar em conjunto com sucesso para atingir um alto desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (133.8 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com