TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual

Artigo: Trabalho Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

Desenvolvimento

1. Microeconomia e Macroeconomia

A inflação é um conceito econômico que representa o aumento dos preços dos produtos, durante um período, resultando em uma perda do poder de compra da moeda. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia, onde numa entrevista concedida a um Jornal, o coordenador do Índice FipeZAP, o senhor Eduardo Zylberstajn comprova que os preços de locação de móveis registraram a primeira queda em três anos. Afirma o economista´´ quando esse preço recua é sinal de que o poder de consumo está diminuindo e a desaceleração dos preços não é uma surpresa``. Ele lembra que esse movimento é compatível com a conjuntura atual, que ficou mais complicada, com o aumento da inflação e da taxa básica de juros.

Podemos concluir que a inflação é muito ruim para a economia do país como um todo, porém geralmente quem mais se prejudica são os trabalhadores de baixa renda, que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.

Na economia e nas finanças o conceito de juros diz respeito ao custo de um crédito ou a rentabilidade das poupanças. Trata-se de um termo que permite fazer alusão ao valor, a utilidade, ao proveito ou ao ganho de algo. Pode-se afirmar então, que a taxa de juros é o preço do dinheiro que se paga ou que se cobra por pedí-lo emprestado ou por emprestá-lo a uma dada altura.

Recentemente a mídia vem chamando a atenção da população sobre o aumento na taxa de juros. No âmbito nacional, segundo o Jornal O Globo, o Comitê da Política Monetária aumentou a taxa básica de juros da economia pela quarta vez seguida esse ano, o que representa o aumento de 0,5 ponto percentual.

Sem dúvida essa taxa tem um papel muito importante na política monetária, pois é instrumento utilizado pelo Banco Central para manter a inflação controlada. Mas a sociedade brasileira vem pagando em silêncio a conta da ineficiência do Estado, pois apenas nos resta esperar pelas mudanças estruturais na economia que nos permita conviver com taxas de juros civilizadas.

A taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medida em unidades ou frações (centavos), da moeda nacional. Noutros termos indica quanto dinheiro se pode comprar com a moeda de outro país.

Segundo a colunista Alessandra Ribeiro, da Tendência Consultoria `` A piora na avaliação dos investidores em relação a economia brasileira deprecia o câmbio. As estatísticas mostram que o Brasil está deslocado de outros emergentes. Isso aumenta o risco do país afugentar investidores estrangeiros.

Já o Ministro Guido Mantega em entrevista ao site Uol, afirma que o comércio internacional irá se recuperar, após ter enfraquecido no ano passado. Pois, para diminuir os custos das viagens internacionais, algumas agências de viagem estão negociando com hotéis e companhias aéreas o reajuste da taxa na venda dos pacotes.

Portanto essa taxa reflete o custo de uma moeda, dividindo-se em taxa de venda e taxa de compra, fazendo com que o câmbio se torne uma das variáveis mais importantes da macroeconomia, sobretudo no que se refere ao comércio internacional.

2. Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Empresarial

3. Ética, Política e Sociedade

O consumo, na contemporaneidade, cumpre diferentes funções e implica múltiplas referências como construção social, porém, nos padrões atuais, é insustentável, tanto na perspectiva ambiental quanto da construção de direitos e da cidadania. Para compreender os desafios da construção de ações e políticas capazes de renovar as práticas de consumo, problematizam-se neste artigo as respostas aos dilemas do consumo construídas por atores da sociedade civil, do Estado e do mercado. O consumo sustentável se configuraria como uma das possibilidades de tratamento dos impactos do consumismo, pois envolve mudanças de atitude aliadas à necessidade de transformação do sistema das atitudes e dos valores dos cidadãos. Apesar de ainda não se observar a predominância de um novo modelo civilizatório capaz de superar os dilemas da sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com