TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual

Ensaios: Trabalho Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  3.156 Palavras (13 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

O objetivo de estudo deste trabalho, é socorrer o Sr. Eustáquio, a fazer uma reestruturação e reorganização da sua empresa, articulando os quatros elementos da Administração – planejamento, organização, controle e direção, definindo às áreas de operações que irão compor a partir de agora a empresa - às Área de Recursos Humanos, Área de Finanças e Contabilidade, Área de Marketing e Área de Produção.

Apresentar duas propostas de ações de planejamento, organização, direção e controle, para cada uma das áreas operacionais – Área de Recursos Humanos, Área de Finanças e Contabilidade, Área de Marketing e Área de Produção.

Criar uma nova área de Economia e Sustentabilidade e, conseqüentemente apresentar duas propostas de ações de planejamento, organização, direção e controle para esta nova área.

Definir quais são as funções que o Sr. Eustáquio deverá desempenhar dentro da empresa, destacando sua posição de acordo com os níveis organizacionais (tático, estratégico e operacional), explicando-lhe as características essenciais de cada um dos níveis.

Finalmente, apresentar conceitualmente que linhas de crédito podem ser captadas junto aos bancos para viabilizar investimentos, descrevendo quais são os tipos de sistemas de capitalização utilizados nessas linhas. A partir desse pontos e considerando as linhas de crédito pesquisadas, qual delas utilizar para a situação da empresa e justificar, o uso desta linha de crédito.

DESENVOLVIMENTO

PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO E REORGANIZAÇÃO DA EMPRESA

O Sr. Eustáquio é proprietário de uma empresa que produz copos, talheres entre outros produtos descartáveis para festas e eventos diversos. Durante anos o pai do Sr. Eustáquio administrou a empresa concentrando todas as funções organizacionais e exercendo praticamente todas as atividades de supervisão e orientação das atividades e dos funcionários.

Conseqüentemente, todas decisões sobre o negócio sempre foram tomadas por ele com pouca ou nenhuma participação dos demais envolvidos nos processos e atividades da empresa. Nesse sistema centralizado, a empresa cresceu e conseguiu sobreviver a todas as dificuldades que atravessou nos quarenta anos em que esta no mercado. No inicio eram apenas 4 funcionários e 2 maquinas de extrusão. A empresa do Sr. Eustáquio está dividida em duas áreas distintas, a de Administração e a de Produção.

A empresa encontra-se em uma situação financeira equilibrada. Não possui dívidas de longo prazo com fornecedores ou bancos e a liquidez de pagamento são considerados bons.

Possui poucos recursos para investimentos, apesar do seu patrimônio proporcionar condições para a obtenção de recursos de terceiros, a juros baixos e com condições e prazos de pagamento favoráveis.

Sua folha de pagamento está em dias, mais os baixos salários e a ausência de perspectivas de médio e longo prazo dos funcionários, em relação ao crescimento da empresa e ao desenvolvimento profissional, desmotiva as pessoas e aumenta a rotatividade do pessoal.

Na área de Produção, a empresa está totalmente desorganizada, sendo que os trabalhadores que atuam nessa área, realizam todo tipo de atividade em relação ao processo produtivo, com desperdício elevado de tempo, materiais e demais consumos, em relação ao seus concorrentes diretos.

. A preocupação dos funcionários que trabalham na área de Administração, além da folha de pagamento, resume-se a comprar e vender, pagar e receber.

A área Financeira está inativa, em virtude dos funcionários que deveriam atuar nesse setor estão vinculados ou preocupados com a contabilidade, que não é gerencial.

Não há um setor de compras e nem tampouco, um setor de vendas.

Na empresa existem três vendedores que atuam como anotadores dos pedidos, quando deverão trabalhar na prospecção de novos clientes.

Os produtos fabricados são disponibilizados no mercado, para uma pequena quantidade de revendedores parceiros, enquanto que a produção excedente fica estocada na empresa a espera de novos parceiros ou oportunidades de novos clientes.

Com todos esses problemas o Sr. Eustaquio ainda consegue manter sua empresa.

ELEMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Planejamento:

Visualizar o futuro, estabelecer os objetivos e metas da empresa, especificando a forma como será alcançada. Desenvolver um plano de ações para atingir as metas traçadas.

Na realidade, não conseguimos viver sem planejamento. A todo o momento estamos planejando nosso comportamento em relação aos nossos objetivos. Quando pretendemos ir a algum lugar, planejamos antecipadamente qual o melhor percurso a ser percorrido. O planejamento é uma decorrência natural do comportamento das pessoas. Nas empresas não é diferente, o planejamento é uma necessidade imperiosa, pois uma vez definido algum objetivo, um planejamento eficaz constitui a melhor maneira de chegar lá.

Sem planos, os administradores não sabem organizar as pessoas e os recursos; podem até mesmo não ter uma idéia sobre o que precisam organizar. Com um plano, podem administrar com liderança e confiança. E sem um plano, os administradores e seus funcionários não têm chance de alcançar seus objetivos ou de saber quando e onde saíram da linha.

Grandes projetos na mente não necessariamente possuem garantia de boa receptividade no mercado. Avaliar o novo empreendimento do ponto de vista mercadológico, técnico, financeiro, jurídico e organizacional é sinônimo de um planejamento eficiente. Pode parecer complicado ou um esforço desnecessário, mas na verdade todos esses itens configuram um trabalho fundamental: o Plano de Negócios.

Assim, para assegurar o sucesso, isto é, que as atividades aconteçam na forma e no momento em que foram planejadas, é imprescindível que todas as unidades e pessoas envolvidas na execução participem no planejamento. Isto inclui as pessoas diretamente responsáveis pela execução, bem como os gerentes das unidades responsáveis por atividades de apoio, fornecimento de recursos, logística, etc.

Para a empresa, é interessante planejamento setorial e depois global valorizando a importância de cada setor, processo e realizando um plano de ação global com a participação das lideranças.

Segundo Kotler (1992, p.63), “planejamento estratégico é definido como processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre objetivos e recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com