TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual 2 Semestre Unopar

Trabalho Universitário: Trabalho Individual 2 Semestre Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.849 Palavras (8 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 8

2.1 Microeconomia e Macroeconomia

Inflação: É um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região. É a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro, porém é usada popularmente para se referir ao aumento geral dos preços. Podemos verificar a influencia desta sobre a economia através da mídia, como por exemplo. (ESTADÃO - A inflação mostra sua cara para o cidadão comum nas pequenas coisas. Um levantamento feito pelo “ESTADO” com base em uma amostra aleatória de 15 produtos e serviços que, juntos, respondem apenas 3,5% da inflação oficial do país mostra que em 12 meses ate julho, todos esses itens registravam variações de preços bem superiores a alta do índice de preços ao consumidor amplo (IPCA) de 6,27%. o estacionamento por exemplo, cujo o preço subiu 11,98% em 12 meses ate julho, e o cafezinho, que aumentou 11,6%. o estacionamento corresponde por 0,11% do IPCA, e o cafezinho por 0,07%. Como podemos ver o consumidor brasileiro sempre perde com a alta da inflação pois, seu salário não consegue acompanhar a alta dos preços, assim sendo ele deixa de comprar alguns produtos/serviços ou substitui por outros produtos/serviços similares com menor preço.

Taxa de Juros: A taxa de juros é um índice utilizado em ECONOMIA e finanças para registrar a rentabilidade de uma poupança ou o custo de um CRÉDITO. Chama-se taxa de juros aos diferentes tipos de índice que se empregam na medida de rentabilidade das poupanças ou que se incorporam ao valor de um crédito. Pode ser aplicada de forma mensal ou anual. A taxa de juros é aplicada em todos os tipos de operações financeiras e são uns dos VALORES mais considerados na hora de realizar transações econômicas a curto, médio e longo prazo. Na reportagem da g1, poderemos identificar a influencia da taxa de juros sobre a economia. (o comitê de política monetária (COPOM) do Banco Central decidiu de forma unânime, elevar a taxa de juros da economia de 8,5% para 9% ao ano. esse foi o quarto aumento consecutivo da taxa Selic, que vem subindo a partir do segundo trimestre deste ano, que elevou ao maior nível desde março de 2012 - quando estava em 9,75% ao ano. com a nova alta, a caderneta de poupança voltará a render 6,17% ao ano).

O aumento na taxa de juros é o principal e mais perverso instrumento que o governo tem para frear a alta descontrolada da inflação. Com o crescimento na taxa o governo consegue esfriar um pouco as atividades econômicas, diminuindo a demanda de bens e serviços os preços tendem a cair.

TAXA DE CÂMBIO: É a relação cambiária que existe entre duas moedas de países diferentes. A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação à outra, dividindo-se em taxa de venda e taxa de compra. Pensando sempre do ponto de vista do banco (ou outro agente autorizado a operar pelo Banco Central), a taxa de venda é o preço que o banco cobra para vender a moeda estrangeira (a um importador, por exemplo), enquanto a taxa de compra reflete o preço que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira que lhe é ofertada (por um exportador, por exemplo). Portanto, o câmbio é uma das variáveis mais importantes da macroeconomia, sobretudo no que se refere ao comércio internacional. Quando se deseja negociar ativos de um país para outro, quase invariavelmente temos de mudar a unidade de conta do valor desses ativos – da moeda doméstica para a moeda estrangeira. Nesse sentido, pode-se definir a taxa de câmbio de um país como o número de unidades de moeda de um país necessário para se comprar uma unidade de moeda de outro país. Em outras palavras, é o preço de uma moeda em termos de outra. No Brasil, a moeda estrangeira mais negociada é o dólar dos Estados Unidos, fazendo com que a cotação comumente utilizada seja a dessa moeda. Assim, quando dizemos, por exemplo, que a taxa de câmbio é 1,80, significa que um dólar dos Estados Unidos custa R$ 1,80. Nesta reportagem nota a influencia da taxa de cambio na economia brasileira. (A alta do dólar em relação ao real nos últimos meses tornou o brasileiro mais pobre. Apesar de o Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, ter ficado acima das expectativas, com alta de 1,5% sobre o trimestre anterior, o fato é que em dólar, o brasileiro já perdeu poder de compra. A queda na riqueza individual não é um mero efeito contábil. Na vida real a cotação do dólar baliza –direta e indiretamente- o preço de uma serie de produtos. Os importados exprimem a variação de maneira instantânea. Se a alta, como agora os preços dos importados sobem na hora).

Como o Brasil tanto importa como exporta vários produtos, a taxa de cambio influencia muito nos preços dos produtos importados, quem fica feliz com a alta do dólar são os exportadores brasileiros, pois eles recebem de acordo com o preço da moeda americana.

2.2 Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial:

a. Medidas Descritivas

I. Medidas de Tendência Central: Lida com dados numéricos que observa as tendências desses conglomerados em torno de um valor central, utilizando as ferramentas de média, de moda e de mediana.

II. Medidas de Dispersão: Tem a função de descrever os dados quando se refere o grau de afastamento dos valores em relação ao valor central. Este por sua vez é classificado em heterogêneo e homogêneo, utilizando como ferramenta a amplitude, o desvio padrão, o desvio médio e a variância.

III. Técnicas de Amostragem Probabilística: São elas - Aleatória simples: quando todos os seus elementos têm a mesma probabilidade de serem selecionados, neste tipo de amostragem não existe critério de divisão da população para extração da amostra. Aleatória estratificada: ocorre quando uma separação da população é feita em extratos com comportamento homogêneo, só se divide a amostra de acordo com a participação de cada grupo. Aleatório por conglomerado: acontece quando divide a amostra em subgrupos heterogêneos, isso porque não há critérios de separação do grupo. E Amostragem sistemática: que utiliza o primeiro elemento para realizar as próximas seleções por meio de um critério sistemático, até se obter o número de elementos almejados.

b. Números – Índices: São indicadores de um comportamento ou tendência de uma ou mais variáveis de um fenômeno. Podendo ser simples quando houver uma única variável. E composto quando há duas ou mais variáveis inclusas.

c. Deflação de Dados: Por deflação entende-se o processo inverso à inflação - uma diminuição do índice de preços no consumidor, uma queda de preços. O fenômeno de deflação é um efeito oposto ao de inflação, pois se trata de uma diminuição relativamente longa do nível geral. Quando a moeda em circulação ganha valor relativamente às mercadorias, serviços e moedas estrangeiras.

2.3. Ética, Política e Sociedade: O capitalismo moderno traz a tona uma nova forma de cidadania, a cidadania contemporânea emprega o processo de aprendizagem social e da construção dede novas formas de relações sociais e práticas políticas concreta.

Grande parte das propagandas abordam o vinculo afetivo para incentivar que o consumidor se sensibilize, um exemplo claro são as propagandas da Coca-Cola, que estimula o consumo do publico alvo. E sempre querem passar a mensagem que os consumidores se sentirão melhores quando consumirem, ou que o produto é necessário para o sujeito ser bem aceito no meio social.

Com os conceitos de preservação ambiental e consumismo consciente, as empresas estão investindo em ações de desenvolvimento sustentável. A visão social dos consumidores está mais consciente e exigente, estão cobrando condutas sociais e ambientais das corporações. E também pensando no bem-estar de seus colaboradores. Há uma série de condutas éticas estabelecidas pela ética empresarial para preservar as relações no ambiente externo e interno de uma empresa, seja essa relação empresa x consumidor; empresa x colaborador ou colaborador x colaborador. Tendo como finalidade assegurar a conduta ética no ambiente corporativo, no Brasil existe o Código de ética elaborado pelo Comitê de Ética. Que tem como dever esclarecer duvidas e avaliar as infrações do Código de Ética. É imprescindível para uma empresa implantar um programa de cidadania empresarial, utilizando como marketing social. Uma das vantagens é a otimização no ambiente de trabalho, pois os funcionários sentem-se mais a vontade e criativos. Aumenta a auto-motivação dos funcionários. O que leva uma imagem de idoneidade da empresa para a sociedade etc.

2.4 Veículos de Comunicação - são os meios que divulgam as notícias. Os veículos de comunicação estão espalhados por diversos meios de comunicação, como a internet, a televisão, rádio, jornais e revistas. O Jornal - é um dos mais antigos veículos de informações, sua cobertura é basicamente em áreas metropolitanas com disponibilidade de edições locais ou bairrista. A Revista - com publicação, na maioria das vezes, para grandes regiões, muitas vezes até mundial, tem alta qualidade gráfica com maior elaboração nos tipos de propagandas. Tem boa seletividade com relação ao público já que cada tipo de revista é voltado para grupos específicos.

O Rádio - enquadra sua principal vantagem na flexibilidade, porém com delimitação de sua cobertura devida sua área de transmissão. A TV - é um excelente meio de comunicação, pois possibilita um impacto dramático ao seu público combinando som e movimento. A Internet - apesar de sua ampla cobertura de mercado, baixo custo e interatividade ainda atinge pouco o público brasileiro pela dificuldade no acesso para classes mais baixas. Porém é uma grande promessa para comunicação de massa, o que já vem ocorrendo em países mais desenvolvidos. A comunicação humana - desenvolve-se em diversos campos de diferentes naturezas, dos quais podemos destacar dois pontos distintos: a comunicação em pequena escala, e a comunicação em larga escala ou comunicação de "massa". Em ambos os casos, o ser humano passou a utilizar utensílios que passaram a auxiliar e a potencializar o processo de produção, envio e recepção das mensagens. A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Está envolvida neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face a face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando as redes globais de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.

...

Baixar como  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »