TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual 2.0

Monografias: Trabalho Individual 2.0. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  2.816 Palavras (12 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 12

Guarantã do Norte – MT 2013

CONTABILIDADE COMERCIAL

Trabalho interdisciplinar de contabilidade comercial, apresentado a Universidade Norte do Paraná. Tendo como objetivo principal, apresentar os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre, e obtenção de conceito.

Orientador: Luciane Pasqueto do Nascimento

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. CONTABILIDADE COMERCIAL 5

2.1 Definições Conceituais dos Princípios da Contabilidade 5

2.1.1 Princípios da entidade 5

3. REGIME DE CAIXA 6

3.1 Regime de Competência 6

4. METODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES 7

4.1 Peps 7

4.1.1 Ueps 7

5. CUSTO MÉDIO PONDERADO 8

6. OPERAÇÕES COM MERCADORIAS 8

7. IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES SOBRE COMPRAS E VENDAS 9

8. OPERAÇÕES FINANCEIRAS 10

9. DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS 11

10. DRE( DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO) 12

11. CONTABILIDADE E SUAS PERSPECTIVAS 12

CONCLUSÃO 13

REFERENCIAS 14

FONTES 14

1. INTRODUÇÃO

A contabilidade deve ter plena distinção e separação entre pessoa física, e pessoa jurídica. A evolução da contabilidade e de seus princípios é de suma importância para que o profissional ainda em formação possa ter conhecimento sobre a sua importância nas tomadas de decisões por parte dos seus usuários, demostrando assim o seu valor no processo de avaliar, registrar e mensurar os fatos contábeis. Como ainda não existe conformidade internacional, em relação aos princípios fundamentais de contabilidade, é interessante um estudo comparado, a partir dos conceitos existentes nos processos de avaliação, registros e evidenciação dos fatos contábeis ao gerar relatórios.

Neste trabalho abordarei o conhecimento adquirido ao longo do semestre, bem como, os regimes de apuração, os métodos de avaliação de estoques, operações de mercadorias e impostos incidentes, entre outros assuntos. Com o intuito de passar parte do conhecimento, e adquir mais conhecimento com pesquisas na elaboração deste trabalho. Este trabalho esta sendo elaborado com o intuito de apresentar algumas das operações financeiras, já ditas. “Toda empresa deve estar bem informada sobre as opções disponíveis de mercado, e fazer o bom uso desses recursos, para uma boa administração de seu capital”.

1. CONTABILIDADE COMERCIAL

A contabilidade comercial é o ramo da contabilidade que mede o patrimônio de uma empresa, ou seja, os bens, direitos e obrigações do comerciante. O comerciante é toda pessoa física ou jurídica que relaciona direta, ou indiretamente os consumidores e vendedores, assim os dados que a empresa passar servira de base para a tomada de decisões futuras. É exercida por pessoas que exploram atividades que objetivam lucros, e todas as movimentações que houver no patrimônio são registradas pela contabilidade comercial, para sim, ser resumida em relatórios e ser entregue aos interessados (empresa).

2.1 Definições Conceituais dos Princípios da Contabilidade

A contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que tinham, ou possuíam, gastavam, ou deviam. Sempre procurando uma maneira mais simples para aumentar seus bens. Logo com o surgimento da administração, surge a necessidade de controlar, oque seria impossível sem a aplicação dos registros. O objetivo principal da contabilidade é prestar informações relacionadas ao patrimônio de uma pessoa física ou jurídica para tomada de decisões.

2.1.1 Princípios da entidade

O principio da entidade reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, ou seja, a necessidade de diferenciação de um patrimônio particular, independente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

“Art. 4°" - O principio da entidade reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade de diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com aquele de seus sócios ou proprietários.

1. REGIME DE CAIXA

Regime de caixa é o regime contábil que apropria as receitas e despesas no período de seu recebimento ou, pagamento, independente do período em que são realizadas. A despesa só é considerada quando for paga, independente do momento em que foi realizada, oque considera é o momento em que foi paga. Em contrapartida, a receita só é considerada no momento em que a mesma for recebida, independente de quando foi realizada. O regime de caixa é o oposto do regime de competência, pois considera as saídas de caixa como um gatilho para o registro contábil da transação. Trata-se de um sistema utilizado em microempresas ou com objetivo gerencial, enquanto o regime de competência melhor atende o principio contábil de competência.

1.1. Regime de Competência

O reconhecimento das receitas Regime de competência é o que considera ocorrido o fato gerador, receitas e despesas ao período de sua realização, independente do seu efetivo recebimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com