TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual

Trabalho Universitário: Trabalho Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é falar sobre a diversidade histórica, linguística e cultural de nossa sociedade, tendo como base uma imagem que retrata a diversidade nesse contexto.

DESENVOLVIMENTO

O Brasil possui uma diversidade historicamente marcante. A sociedade brasileira tem, em sua composição demográfica, diferentes matrizes étnicas e dentre elas podem ser citados os negros, os migrantes de diversas procedências e os indígenas. Assim existiram diversos acontecimentos que fizeram com que acontecesse uma diversidade histórica.

Ao tratar a questão da diversidade cultural, Anete Abramowicz (2006) diz que todo o brasileiro vive uma situação no mínimo, inusitada. De um lado, há o discurso de que nós somos um povo único, fruto de um intenso processo de miscigenação e mestiçagem, que gerou uma nação singular com indivíduos culturalmente diversificados. De outro, vivenciamos em nossas relações cotidianas inúmeras práticas preconceituosas, discriminatórias e racistas em relação a alguns segmentos da população, como, as mulheres, os indígenas e os afrodescendentes.

Quanto a cultura sabe-se que é um dos aspectos que mais marcam um povo, revelam sua identidade. A cultura pode se apresentar de várias formas dentre elas língua, sotaques, religião, costumes, tradições, tudo isso em escala nacional e regional. A cultura e tudo aquilo que a compõe e são passadas entre as gerações.

A diversidade cultural pode ser entendida como a representação de pessoas com diferentes identidades grupais que têm significações culturais distintas. A identificação com um determinado grupo social já implica a não identificação com outro. Esses grupos assumem papéis de maioria e minoria e, geralmente, os de maioria tiveram ou têm vantagens em poder social e recursos financeiros quando comparados aos grupos de minoria.

A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo associativo. Pessoas que por algumas razões decidem pautar suas vidas por normas pré-estabelecidas tendem a esquecer suas próprias culturas . Em outras palavras, o todo vigente se impõe às necessidades individuais. O denominado “status quo” deflagra natural e espontaneamente, e como diria Hegel, num processo dialético, a adequação significativa do ser ao meio. A cultura insere o indivíduo num meio social.

http://www.portalaz.com.br/imagens/geral/20110829111326_e27f6.jpg

Diversidade linguística na imagem.

Narrativa curta, diálogos somados a elementos visuais, necessidade de conhecimento prévio. O leitor tem que saber que os personagens são: uma dona de casa é um funcionário do IBGE, em que a dona de casa faz uma confusão na interpretação da pesquisa, em que os dependentes que ele pergunta são dependentes financeiros, ela entende como dependentes de algum vicio.

Neste exemplo, a variação surge pelo duplo sentido da palavra “dependente”.

Observa se que no Brasil, embora a língua falada pela grande maioria da população seja o português, esse português apresenta um alto grau de diversidade e de variabilidade, não só por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com