TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual 3 Semestre Unopar

Por:   •  26/10/2014  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 5

2.1 PESQUISA DE MERCADO

1. Levantar dados estatísticos que demonstrem que há mudanças de comportamento em função do desenvolvimento de uma nova tecnologia, e entenderem que o mercado está em constante evolução e que as corporações precisam a se adequar a tais mudanças , para se destacarem e obter maiores resultados. E que eles precisam acompanhar pelo menos um pouco essa mudança na tecnologia e que deveriam investir na inovação de novos produtos, serviços , ampliar a linha a novos clientes, além de manter sua linha de clientes já existentes.

2. Devido a demora para reagir ao advento do Iphone e Android, que apresentou uma nova interface e aplicativos que impulsionaram o mercado e a aquisição de smartphones. E esse crescimento explosivo e a inovação dessas empresas cresceram cada vez mais no mercado, enquanto a Microsoft falhava , pois, se mantinha no mesmo padrão e não acompanhava as mudanças que o mercado exigia.

Acredito que faltou uma estratégia de mudança gradual, de modo que seus principais clientes tivessem tempo para compreender as mudanças e assim se adequarem as exigências e competitividade do mercado.

2.2 Marketing

1. Em Administração de Empresas, Marketing é um conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superam a concorrência. De acordo com Kotler o marketing é definido como a ciência e a arte de atrair, encantar e fidelizar clientes, criando relacionamentos à base de troca com eles, trocando sua satisfação pelos lucros da empresa. Hoje, muito mais que buscar novos clientes, a preocupação é criar formas de manter e aumentar a lucratividade dos atuais clientes. Como esse processo é também adotado pelos concorrentes, fica difícil a atração de novos clientes no mercado, provando a necessidade das empresas se preocuparem com a implantação de processos de fidelização.

2. Produto é mais que uma oferta tangível. É algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer um desejo ou necessidade, podendo ser apreciado, adquirido ou consumido. Quando as pessoas pensam num produto, mais do que no próprio produto, elas pensam na satisfação que o mesmo lhes proporcionará.

3. O mix de comunicação é composto por seis formas essenciais de comunicação: a propaganda, a promoção de vendas, as relações públicas e assessoria de imprensa, eventos e experiências, o marketing direto e as vendas pessoais.

- Propaganda: é um dos itens mais famosos e utilizados do mix, que se utiliza dos meios de comunicação para chegar até o cliente. É uma forma remunerada de apresentação não pessoal e promocional de idéias bens ou serviços, por um patrocinador identificado. Existem várias formas de propaganda, entre elas pode-se citar: outdoors, espaços públicos, merchandising (estímulo que impulsiona o cliente a adquirir o produto, no ponto de venda).

- Promoção de vendas: consiste numa diversidade de ferramentas de incentivo, a maioria de curto prazo, visando estimular a compra ou a venda de um produto ou serviço. São exemplos: concursos, jogos, loterias e sorteios, prêmios e brindes, amostras, feiras setoriais, exposições, demonstrações, cupons e reembolsos parciais.

Relações públicas e assessoria de imprensa: uma variedade de programas utilizados para promover ou proteger a imagem da marca. Possuem apelo fortíssimo, devido a alta credibilidade, já que as matérias ou artigos têm mais credibilidade que os anúncios. Exemplos: kits para a imprensa, palestras, seminários, relatórios, doações, publicações, relações com a comunidade, lobby, revistas e jornais corporativos.

Eventos e Experiências: o consumidor se torna pessoalmente envolvido, participando de eventos patrocinados pela empresa e projetados para provocar interações. Esses eventos podem estar relacionados a esportes, diversão, festivais, artes, causas, atividades de rua.

- Marketing Direto: É uma importante ferramenta de comunicação quando bem aplicado. com a utilização de ferramentas como mala direta, telemarketing, marketing pela internet e outros, com muita rapidez e interação é possível a comunicação com os clientes. As formas mais comuns são catálogos, malas diretas, telemarketing, vendas pela TV, e-mail marketing, correios de voz.

- Vendas pessoais: é a interação pessoal (cara a cara), onde um vendedor está presente para tirar dúvidas de um ou mais compradores potenciais. Exemplo: apresentações de vendas, reuniões de vendas, programas de incentivo, amostras, feiras e exposições.

2.3 NEGOCIAÇÃO

a) Concorrência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com