TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual

Ensaios: Trabalho Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Temos aqui um trabalho bastante diversificado pois vamos falar de assuntos que são importantíssimos para um bom Administrador, começando pela Estatística que na atualidade é um instrumento fundamental para a administração, reconhecida como uma ferramenta que oferece suporte para a tomada de decisões.

1. A ESTATISTICA POR MEIO DE ANÁLISE DE PROBALIDADES PODE AJUDAR AS EMPRESAS A PREVEREM CENÁRIOS EM SEUS PLANEJAMENTOS?

Sim, pois pode ajudar também na seleção e organização das estratégias a serem adotadas no empreendimento e, ainda, na escolha das técnicas de verificação e avaliação da quantidade e de qualidade do produto e mesmo dos possíveis lucros ou perdas. Por meio de coleta de dados de opiniões podemos conhecer a realidade e as expectativas da empresa com isso pode estabelecer metas,e seus objetivos podem ser alcançados tanto a curto, médio ou longo prazo além de prever níveis futuros de vendas portanto probabilidade pode sim ser uma ferramenta muito útil para avaliar riscos.A empresa precisa se basear em planos de negócios, usando essa análise pode ajudar prever certos erros e prever também possíveis valores futuros em vendas.

2. O USO DA ESTATÍSTICA SERIA RESTRITO AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA?JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

Não, pois a Estatística hoje é uma ferramenta indispensável para qualquer profissional que necessita analisar informações em suas tomadas de decisões diárias, seja no seu trabalho ou na sua vida pessoal. Conforme definição de Estatística se torna certo que os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento, sempre que estiver envolvida a coleta ou análise de dados para melhoria da qualidade e faz com que tenha competitividade entre as empresas. Esta ferramenta pode ser usada em qualquer área, pois saber os motivos de um determinado comportamento é indispensável para que as decisões sejam mais bem fundamentadas e eficazes.

3. DE QUE FORMA A ESTATÍSTICA PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DOS GESTORES DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL?

Atualmente vivemos rodeados por uma quantidade de informações tão grande que não podemos deixar de pensar, o quanto a Estatística nos é útil e o quanto esta ciência vem configurando-se como uma das competências mais importantes para quem precisa tomar decisões. A Estatística se dedica ao desenvolvimento e ao uso de métodos para coletas, resumo, organização, apresentação de dados. A informação tornou-se o diferencial não apenas para manter as organizações, mas também para auxiliá-las na organização das tarefas do dia-a-dia. Lembrando que o sucesso da organização não depende somente das informações disponíveis, mas sim de saber coletar, organizar, analisar e implementar as mudanças com base nas informações que serão utilizadas para a melhoria contínua de suas atividades.A forma que a estatística pode auxiliar na tomada de decisão é na rapidez e precisão das respostas aos problemas, a partir da utilização de métodos estatísticos adequados, corretamente escolhidos e modelados antes da aplicação prática, torna-se possível a obtenção de informações tempestivas e precisas; Descentralização, pode contribuir para a dissipação do conhecimento de determinados processos de analise quantitativa, de forma a refletir positivamente na cultura de controle da organização; Maior possibilidade de testes antes de decisões importantes, para esse tipo de procedimento, a aplicação dos conceitos da estatística se torna eficaz, para que, por meio dos procedimentos adequados, possam-se executar tantos testes quantos forem necessários, até que se tenha a garantia probabilisticamente calculada de que aquele material atingirá satisfatoriamente seus objetivos.Com isso tudo a empresa será mais dinâmica, mais agressiva e mais atuante do que suas concorrentes, na medida em que possua melhores sistemas de informações e, evidentemente, gestores de diversos níveis capacitados e motivados a utilizar essas informações para as suas tomadas de decisões.

4. PORQUE AS ORGANIZAÇÕES DEVEM VALORIZAR E SE PREOCUPAR COM O COMPORTAMENTO DOS INDIVIDUOS NO CONTEXTO LABORAL?

Porque para a implantação de um projeto é de extrema importância que as pessoas envolvidas na empresa estejam na mesma visão de comprometimento e capacitação. Por esse motivo, a formação de pessoas é um dos requisitos de sucesso para qualquer projeto de inovação. Toda empresa está em constante formação quando seus funcionários adquirem novos conhecimentos, quando os funcionários passam por um processo de treinamento, eles propõem inovações ou soluções de problemas, isso porque estão diretamente ligados ao processo e conseguem detectar facilmente as falhas. Para um melhor resultado frente as inovações, elas precisam, além de investir em tecnologia de processos,desenvolver ações que valorizem os funcionários com um dos principais responsáveis pelo sucesso dos projetos de inovação. A competitividade permanente esta nas estratégias de motivação e comprometimento dos funcionários nos processos de mudança das empresas.

5. OS ASPECTOS CULTURAIS INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO HUMANO DAS ORGANIZAÇÕES? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA

Sim, pois eles têm o papel de diferenciar uma organização de outra, mesmo que façam parte do mesmo contexto, proporcionar um senso de identidade às pessoas que fazem parte dela, uma vez que as pessoas se relacionam umas com as outras e podem se espelhar umas nas outras; facilitar o comportamento entre as pessoas e não somente com os interesses individuais; estimular a estabilidade do sistema organizacional, mantendo-a coesa; e serve também para dar sentido e controlar as atitudes e comportamentos dos membros da organização. A Cultura organizacional assumiu-se como um conceito essencial à compreensão das estruturas organizativas. Segundo Infestas Gil (1991), aquela permite relacionar e aplicar variadas noções que até muito pouco tempo eram consideradas fatores passivos: os valores, a qualidade de vida local de trabalho, a identidade. A cultura organizacional compreende um conjunto de forças importantes que influenciam o comportamento organizacional, Compreende, além das normas formais, também o conjunto de regras não escritas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com