TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual

Trabalho Escolar: Trabalho Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  1.942 Palavras (8 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 8

1 TRABALHO INDIVIDUAL

INTRODUÇÃO

No texto a seguir, abordarei assuntos nos quais estão diretamente relacionados no dia a dia das organizações, sejam elas de pequeno, médio ou de grande porte, assuntos estes, que influenciam diariamente no sucesso ou fracasso das organizações, onde empresas com pretensão de inovações futuras deverão ter o cuidado e cautela para avaliar o mercado e com sabedoria, direcionar corretamente seus investimentos

1 – A estatística por meio da análise de probabilidade pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?

Após realizar leituras e pesquisas relativas a análise de probabilidade dentro das empresas, minha resposta para esta primeira pergunta é sim. Principalmente para pequenas empresas, pois para estas, realizarem um investimento futuro, esta cada vez mais difícil nos dias de hoje, e para essa realização é necessário ter um prévio estudo, isto é especialmente verdade, pois as pequenas empresas são mais sujeitas a pequenas mudanças do que as grandes organizações ou empresas novas sem um histórico comprovado de vendas e custos. Por esta razão, as distribuições de probabilidades pode ser uma grande ferramenta para estimar retornos futuros e rentabilidade para as empresas.

1.2 – Exemplo de Previsão de vendas

Vejamos agora um exemplo prático para distribuições de probabilidade e análise de cenários no negócio: Previsão de níveis futuros de vendas, onde é essencialmente impossível prever o valor exato de um nível de vendas futuras, no entanto, as empresas ainda precisam ser capazes de planejar eventos futuros. Usando uma análise de cenário com base em uma distribuição de probabilidades pode-se ajudar uma empresa para um nível de vendas e um provável cenário de pior caso e melhor caso. Ao fazer isso, a empresa pode basear seus planos de negócios no cenário ao qual encontrar.

1.3 – Avaliando os riscos

A distribuição de probabilidade pode ser uma ferramenta útil para avaliar os riscos. Vamos Considerar, por exemplo, uma empresa que esta pensando em entrar em uma linha de novos negócios.

Atualmente existe uma grande demanda e interesse por parte das empresas pelo assunto inovação. São essas inovações que têm feito com que muitas empresas permaneçam no mercado. Buscando descobrir idéias para melhorias nos processos, as empresas apostam nas tendências e mercado.

Portanto, para um melhor resultado frente as inovações, elas precisam além de investir em tecnologia de processos, desenvolver ações que valorizem os funcionários como um dos principais responsáveis pelo sucesso dos projetos de inovação.

2 - O uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de matemática e estatística.

O uso da estatística deveria ser restrito aos profissionais da área de estatística e matemática, pois a estatística está fundamentada em conhecimentos de matemática, cálculo e teoria das probabilidades, técnicas e métodos estatísticos, computação e métodos de análise estatística. Por tanto é preciso construir uma sólida base de conhecimento em matemática, incorporar habilidades no uso dos computadores, desenvolver uma boa comunicação oral e escrita, estar aberto ao aprendizado de novas técnicas e métodos de trabalho e aprender a trabalhar em conjunto com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, por este motivo nem todos podem utilizar a estatística a não ser que tenha bastante conhecimento na área, visto que são números, valores que devem ser calculados de maneira correta, levando em conta sua grande importância no futuro de uma empresa.

3 - De que forma a estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores dentro de uma organização empresarial?

Dentro de uma organização empresarial, a estatística é utilizada com o objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de falhas/defeitos, identificando suas causas em tempo real, o que, conseqüentemente, auxilia no aumento da produtividade da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos etc. Sendo assim, a estatística é muito útil para a tomada de decisões dentro de uma organização, pois tendo todas as informações armazenadas os gestores poderão tomar a decisão correta e eficaz para solucionar possíveis problemas dentro da empresa.

4 - Porque as organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral?

No contexto de grandes transformações com que se deparam as organizações, muitas idéias têm sido propostas com o objetivo de identificar mudanças no processo de fabricação e/ou criação de produtos. São essas inovações que têm feito com que muitas empresas permaneçam no mercado. Buscando descobrir idéias para melhorias nos processos e produtos, as empresas apostam nas novas tendências de mercado. Entretanto, para um melhor resultado frente às inovações, elas precisam além de investir em tecnologia de processos, desenvolver ações que valorizem os funcionários como um dos principais responsáveis pelo sucesso dos projetos de inovação. A receita da competitividade permanente está nas estratégias de motivação e comprometimento dos funcionários nos processos de mudanças das empresas, pois com toda a certeza, uma organização que não investe em qualidade para seus colaboradores, não terá êxito em seus projetos.

5 - Os aspectos culturais influenciam o comportamento humano no contexto das organizações?

Dentro das organizações o comportamento humano é sim influenciado por aspectos culturais. Segue abaixo alguns exemplos de aspectos culturais que influenciam muito no comportamento humano tanto dentro de uma organização ou até mesmo na sociedade:

5.1 - Antropológicos ou culturais

Relacionado a questão de cultura de um povo ou grupo social. Por exemplo, as pessoas que são de uma determinada religião possuem hábitos semelhantes quanto à vestimenta, atitudes e comportamento em geral. Pessoas que mudam de religião tendem a assumir novas posturas exigidas ou orientadas por este novo grupo.

5.2 – Sócio - Econômicos;

É muito comum termos notícias de pessoas que se tornaram ricas de forma rápida e passaram a agir de modo diferente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com