TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual

Casos: Trabalho Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

No presente trabalho será abordado um tema de extrema importância para os alunos do curso de pedagogia, pretende apresentar os principais desafios vivenciados pelo pedagogo, que se fazem presentes no processo organizacional das instituições de ensino. Dentre os principais desafios que o pedagogo enfrenta na escola os diferentes modos de avaliar, levar o grupo a reflexão por meio do conselho de classe, como deve ser a relação entre o pedagogo e o docente o que implica diretamente na prática cotidiana da escola, relacionamento pedagogo discente que envolve alguns aspectos como afetividade, análise do comportamento, rendimento escolar e etc. , apontar fatores internos e externos que têm prejudicado o ensino-aprendizagem buscando a solução para aperfeiçoar tais problemas. Outro desafio é desenvolver um ambiente agradável, com um bom relacionamento interpessoal evitando um ambiente de trabalho desagradável.

2 DESENVOLVIMENTO

O pedagogo diante do processo de avaliação e rendimento escolar tem o papel de problematizar e relacionar teoria com a prática.

Atualmente a avaliação no atual contexto educacional, é permeado pela globalização, e a serviço de uma pedagogia dominante que por sua vez está a serviço de um modelo social também dominante. Buscando um sentindo novo para a avaliação. Questiona-se “é possível a escola existir sem avaliações, sem notas abaixo da média”?

A avaliação deve ser entendida como um processo contínuo, que possibilita diagnosticar situações de ensino e aprendizagem. E deve ser entendido como um processo contínuo é uma técnica que tem a função necessária para transparecer informações que se fazem necessárias durante do desenvolvimento da prática pedagógica, sempre buscando a necessidade do aluno ela é utilizada como intervenção e como novas estratégias para se alcançarem bons resultados diante do processo de aprendizagem.

De acordo com Arroyo (2004), as atividades de fixação de aprendizagem, bem como os instrumentos de avaliação, não devem exigir apenas memorização, mas sim levar a reflexão, favorecendo um significado para o aluno.

O que não deve ser considerado avaliação, quando o professor promove “pegadinhas” e não soluciona os problemas apresentando exercícios com alto grau de complexidade incompatível.

Frequentemente o professor está preocupado em manter a disciplina e cumprir o conteúdo, e muitas vezes não se interessa em saber se o aluno aprendeu ou não, e acaba julgando que o aluno não aprendeu porque é desinteressado, limitado, carente ou indisciplinado.

O erro não deve ser considerado crime, mas hipótese de construção de conhecimento.

Não adianta dizer que o aluno tirou nota ruim e não tomar nenhuma providência para ajudar a recuperá-la.

A recuperação se dá no ato de ensinar a partir do erro observado.

O professor precisa entender que todos tem capacidade de chegar lá, porém de formas diferentes.

O Conselho de Classe é um importante momento de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem e conta com a participação de professores, direção, pedagogo, alunos e pais, O conselho de classe proporciona o encontro entre professores da mesma turma visando a realização do estudo das turmas como um todo, a parte cognitiva, socioafetivo, psicomotor. O intuito é decidir medidas a serem tomadas para solucionar os problemas constatados, além de decidir a aprovação analisando caso por caso.

A recuperação de estudos é obrigatória e deve ser proporcionado pelo estabelecimento de ensino.

A recuperação de estudos deve ser planejada e colocada em prática durante o ano letivo adequando-se às dificuldades de aprendizagem do aluno. Aferindo o rendimento do bimestre por meio de notas, entre as notas da avaliação prevalecerá a maior.

Cabe aos pedagogos buscar o entendimento sobre a dinâmica da avaliação, num processo de aprendizagem sustentada pela pedagogia libertadora, na qual a punição e a humilhação devam ser rechaçadas.

Avaliação sugere reflexão sobre a prática, tanto para o pedagogo, o professor, quanto para o aluno, que deve fazer dos resultados obtidos instrumentos norteadores para efetivação dos ajustes necessários para se garantir a aprendizagem.

O pedagogo e a proposta pedagógica torna responsável pela construção coletiva e efetivação do projeto político-pedagógico e no Regimento Escolar, em acordo com a legislação, a política educacional e as demais orientações advindas da Secretaria de Estado de educação.

Também é responsável por estimular o grupo a compreensão, contextualizada e crítica de suas ações.

A relação entre o pedagogo e o docente regente de sala, o trabalho do professor é que dá sentido ao do pedagogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com