TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual

Trabalho Escolar: Trabalho Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.472 Palavras (6 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

A proposta deste Trabalho Interdisciplinar individual, é de apresentar possíveis soluções a algumas questões elencadas, após minuciosa analise do texto em questão, que nos traz relatos atuais da gestão administrativa e financeira da empresa Microsoft. Buscando assim a solução destas questões, baseada no conhecimento adquirido neste semestre nas disciplinas de: Pesquisa de Mercado, Marketing e Negociação.

2. PESQUISA DE MERCADO

2.1 O IMPASSE DA MICROSOFT :

“Buscar a Inovação, sem conflitar com os clientes corporativos, resistentes a mudanças radicais ”

Notadamente, o mercado consumidor, em especial os clientes corporativos, são relutantes a mudanças radicais. Porem se a Microsoft quiser permanecer na liderança de mercado na sua área, essas inovações terão que acontecer.

O que não é segredo nenhum e, entendo ser a forma mais eficaz de se realizar as mudanças e inovações, que sejam feitas de maneira escalonada, gradativamente. É claro que tudo isto “ para ontem” , ou seja, há também urgência nas decisões nesse sentido. Pois os concorrentes da Microsoft andam “a passos largos” na conquista do mercado consumidor.

2.2 POSICIONAMENTO DA MICROSOFT ANTE A CONCORRENCIA.

Em analise ao texto apresentado, vemos que um dos principais fatores que fizeram com que a Microsoft ficasse para traz, com relação a concorrência, foi a falta de sensibilidade, ou pelo menos a demora em “sentir” as mudanças de desejos do mercado consumidor. E ainda, mesmo tendo constatado as novas tendencias, deparou-se então com os conflitos internos, como : “Inovar ou não Inovar”. Pesando nesta decisão justamente uma postura que terão que tomar diante dos clientes corporativos.

3. MARKETING

3.1 ESTAR ATENTO AOS CONCORRENTES

Philip Kotler conceitua assim Marketing; “A chave para atingir os objetivos da Organização, que consiste em determinar as necessidades e os desejos dos mercados alvos e satisfaze-los mais efetivamente e eficiente que os concorrente.”

Ou seja, utilizar o Marketing como ferramenta que irá me dar um diferencial competitivo com relação a meus concorrentes.

3.2 DEFINIÇÃO DE PRODUTO

Em Marketing “Produto” significa muito mais que um bem, serviço ou ideia. O Produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para sua apreciação, aquisição, uso ou consumo, para satisfazer um desejo ou necessidade. Sendo que o valor de um Produto é justamente ligado à capacidade que ele tem de ajudar a satisfazer a necessidade do usuário.

3.3 MIX DE COMINICAÇÃO EM MARKETING

Se a estratégia escolhida pela Microsoft para se manter entre as maiores empresas do ramo de tecnologia for a comunicação, terá a sua disposição diversos meios para enviar suas mensagens, bem como divulgar suas ideias e inovações em produtos e serviços. Esses meios formam o que em Marketing é conhecido como “Mix de comunicação”. Fazem parte desse Mix as seguintes estratégias de comunicação:

3.3.1 Propaganda

Como o Latim sugere “Propagare”, é o ato de reproduzir doutrinas ou princípios. Ou ainda como Kotler conceitua: “ é qualquer forma remunerada de apresentação não pessoal e promocional de ideias, bens e serviços, por um patrocinador identificado.” Sendo que, esta, tem por objetivo, informar, persuadir ou lembrar. Destacando que, no Brasil o órgão regulador é o CONAR .

3.3.2 Promoção de vendas

São os incentivos em curto prazo, para encorajar a experimentação ou compra de um produto ou serviço, sendo que as principais modalidades são: concursos, jogos, sorteio, incentivos, embalagens, amostras, degustação, cupons, shows, prêmios e brindes. Nunca esquecendo que, incluir as promoções na estratégia de vendas da empresa consiste em um dos fatores preponderantes para o sucesso destas promoções.

3.3.3 Eventos

São, um tipo de venda não agressiva e indireta e ainda excelentes oportunidades para a empresa divulgar lançamento de novos produtos, bem como fortalecer sua marca no mercado.

3.3.4 Venda Pessoal

A venda pessoal é outro elemento importante do Mix de Comunicação, pois alem de colocar o produto diretamente ao consumidor final, ainda é um forte instrumento de feedback, para constatar como esta na aceitação ou rejeição dele no mercado consumidor.

3.3.5 Relações Publicas

Engloba uma serie de programas utilizados para promover ou proteger a imagem da marca. Possuem apelo fortíssimo, devido a alta credibilidade, já que as matérias ou artigos tem mais credibilidade que os anúncios. Alguns exemplos: kits para Imprensa, palestras, seminários, relatórios, doações, publicações, relações com a comunidade, etc.

3.3.6 Marketing Direto

O Marketing direto se vale de ferramentas que tem muita rapidez e interação na comunicação com os clientes. As formas mais comuns são: catálogos, mala direta, telemarketing. Vendas pela TV, e-mail marketing, etc.

4. NEGOCIAÇÃO

No ambiente das Organizações existem diversas variáveis ambientas, sejam internas ou externas, que influenciam no processo de negociação. Dentre as externas destacamos as principais , que são :

4.1 CONCORRENCIA

Toda vez que algo é objeto de disputa, ele torna-se valioso e seu valor será tanto maior quanto maior for a disputa, isso se aplica a qualquer coisa. Esse poder, (apesar de ser muito forte ) pode e deve ser neutralizado, se considerando um ponto fundamental, o importante é descobrir pontos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com