TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Com a competitividade, as organizações dependem de investir em estratégias, assumindo novas responsabilidades pessoais, pelo desempenho necessário ao cumprimento de metas e objetivos. Promovendo o crescimento e desenvolvimento de seus colaboradores, através do seu modo de agir e pensar. “As pessoas precisam dirigir seus esforços e talentos para o mesmo objetivo, mas sabe-se que é vital um maior desempenho dos indivíduos, e a empresa precisa contar com este apoio. O ser humano requer aprendizado contínuo para fazer parte de uma organização e esta para manter-se nos padrões de exigência do mercado”. (XAVIER, 2006).

As empresas independentemente de seu porte enfrentam dificuldades para a retenção de talentos, pois as pessoas tendem a ficar mais tempo trabalhando nas melhores empresas e que oferecem mais incentivos motivacionais. As atuais tendências de competitividade fazem com que os melhores profissionais queiram trabalhar nas empresas que lhe proporcionem reais e consistentes possibilidades de crescimento e satisfação no que fazem. De nada adianta a disposição das empresas em investir se o profissional não souber aproveitar o momento e os benefícios oferecidos.

2. DESENVOLVIMENTO

1) Pode, com toda a certeza, veja exemplos abaixo:

a) No planejamento estratégico para aplicações de caixa da sociedade, e que estas aplicações se resumam em investimentos na Bovespa, teríamos a visão dos cenários financeiros, onde o Bradesco divulgou seus lucros, logo atrás vem os do Itaú, e após a divulgação dos lucros do Banco do Brasil. Esta visão pode resultar em previsão de que nos próximos 15 dias, a Bovespa tenha um cenário estável.

b) A ajuda financeira do governo federal ao grupo OGX ( Eike Batista), pela simples divulgação, resultou em alavancagem das receitas, com tendência a súbita elevação e valorização destes papéis.

c) A combinação estatística da alta da SELIC com os lucros divulgados pelos bancos, seguramente irão fazer crescer a busca por papéis destes três bancos. A série estatística demonstrada nestes fatos pode ser excelente ferramenta de decisão para a aplicação em ações destes bancos.

2) Não. Os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento, sempre que estiver envolvida a coleta ou análise de dados observacionais ou experimentais.

Nas ciências exatas e tecnologia, em especial na melhoria da qualidade, a metodologia estatística tem um papel vital. Nesse sentido, destaca-se o elevado nível de competitividade da indústria japonesa, com produtos de alta qualidade e baixo custo, como conseqüência da revolução da qualidade iniciada pelo Professor W. Deming. Ele alertou os dirigentes das empresas para a necessidade de criar um ambiente no qual as ferramentas estatísticas possam ser usadas.

Também deve-se destacar as aplicações na área de biometria (medicina, biologia, agronomia, psicologia, etc.), bem como nas ciências humanas, que tiveram enorme importância no desenvolvimento dos métodos estatísticos. Recentemente, até mesmo áreas que tradicionalmente não faziam análises baseadas em métodos quantitativos estão empregando modelos estatísticos extremamente sofisticados na pesquisa científica. Como exemplo, pode-se citar o uso de modelos logísticos em estudos de variação lingüística, na sociolingüística. A seguir, serão apresentados exemplos da necessidade e importância da metodologia estatística para algumas áreas de conhecimento.

3) A estatística na atualidade tem contribuído de forma significativa para o processo de tomada de decisão, pois grande parte do que se faz é baseado em métodos quantitativos, sendo a estatística uma dessas áreas. Na era da informação e do conhecimento, a estatística utiliza a matemática para dar apoio aos profissionais da iniciativa privada, do governo e pesquisadores. O grande volume de informações produzido pelo mundo moderno precisa ser analisado de forma consistente e fidedigna. Esse suporte ocorre por meio da estatística. Onde houver incerteza, essa ferramenta pode ser usada. Assim, todas as áreas do conhecimento humano a requerem como técnica de análise de dados. Desta forma, a estatística consiste no planejamento, coleta, consistência, tabulação, análise e interpretação de dados de pesquisas envolvendo censos ou levantamentos por amostragem. Este artigo tem por objetivo trazer uma abordagem sobre o surgimento e o papel adquirido pela estatística durante o século XX até os dias atuais, mostrando o seu uso e aplicabilidade pelo setor empresarial e governamental, visando à tomada de decisão correta, em face das incertezas. Outro objetivo deste artigo é discutir a importância da estatística para a iniciativa privada que com essa ciência melhora o desempenho da empresa no sentido de reduzir custos e maximizar os lucros. Da mesma forma, no âmbito do poder público, o governo, através de levantamentos estatísticos, consegue estabelecer um retrato da realidade socioeconômica, permitindo assim uma maior eficiência na aplicação dos recursos públicos voltados para o bem estar e melhoria das condições de vida da população.

4) Os indivíduos é que fazem da organização o que ela é, e se não existe valorização e nem investimento nas pessoas, suas ações podem repercutir negativamente ao contexto dela, assim como abalar a sua existência, isso afeta a bem estar no quesito organização x pessoas....Para um melhor resultado frente às inovações, elas precisam além de investir em tecnologia de processos, desenvolver ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com