TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual

Artigos Científicos: Trabalho Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  2.299 Palavras (10 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

MATRIZ - 2013/FLEX

Porto Nacional

2014

CLAITON CARDOSO OLIVEIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharel em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética, Política e Sociedade; Seminário.

Profs.: Regina Malassise, Marcelo Viegas, Wilson Sanches, Marcia Bastos, Henry Nonaka.

Porto Nacional

2014

Introdução

O presente estudo é fruto de uma pesquisa voltada para a compreensão dos conceitos de Macroeconomia e Microeconomia, bem como a respeito dos Métodos Quantitativos aplicados à Gestão Empresarial, compreendendo aspectos relacionados à Ética, Política e Sociedade como sendo essenciais para a construçaõ do conhecimento relacionados à administração de uma forma geral.

Dentre os inúmeros problemas existentes nas empresas, alguns problemas podem ser observados e que os administradores tem sentido dificuldade, principalmente quanto a questão financeira, tais como o enfrentamento das taxas de juros altissimas, bem como a análise das estatísticas da empresa quanto à situação de sua realidade e ainda a prática de manutenção com base na ética.

A sociedade atual vem passando por uma gama de trasnformação e torna-se cada vez mais necessário por parte dos administradores das empresa a adequação de sua organização, a fim de poder acompanhar todas essas mudanças. É importante conhecer a realidade contemporanêa do mercado, bem como as caractersíticas políticas de nosso país, na perspectiva de atuar com segurança e se posicionar de forma preventiva.

É válido considerar a importância de pesquisas realizadas no contexto da própria empresa, a fim de diagnosticar a realidade da mesma e a partir disso, definir estratégias inovadoras e criativas. Lembrando que é necessário o desenvolvimento de uma atuação com base não apenas no conhecimento mas também na ética.

1. Microeconomia e Macroeconomia

Analisando os conceitos de Microeconomia e Macroeconomia, respectivamente, verifica-se que se trata do comportamento das empresas e dos indivíduos de forma geral, além disso, lida com a preferência dos consumidores e com a demanda de mercado. A Microeconomia estuda ainda os monopólios, oligopólios, monopsônios, concorrência perfeita, pode ter o conceito ainda de teoria dos preços. Já a Macroeconomia, diz respeito ao funcionamento da economia de um determinado lugar, é um área mais abrangente e atua com índices, emprego, desemprego, poupança, consumo, balanço de pagamento, renda, produto nacional, investimentos, taxa de câmbio, inflação, estoque de moeda, políticas fiscais, monetárias, cambiais, inflação, dentre outros.

Dentre os diversos aspectos presentes no ramo da economia, tomando como base a influência que exerce sob a mídia e o desenvolvimento das empresas, considera-se a inflação, como um dos importantes aspectos a serem anfatizados, considerando que pode ser definida como o aumento constante e de uma forma ampla no nível dos preços, representando um aumento significativo do preço dos bens produzidos em uma determinada economia. Sabe-se que a inflação exerce grande influência sobre a economia através dos meios de comunicação, a exemplo disso no site da Veja disponível em http://veja.abril.com.br/noticia/economia/inflacao-anual-ganha-forca-no-brasil aponta-a-ocde acesso em 12/mai/2014 que relata que

A taxa anual de inflação das economias desenvolvidas desacelerou em fevereiro. Segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) médio de seus 34 países-membros subiu 1,4% nos 12 meses até fevereiro, após avançar 1,7% no período de doze meses encerrado em janeiro. Apenas nos países do G20, a inflação anual desacelerou para 2,3% em fevereiro, de 2,6% em janeiro. Fora do grupo dos países-membro da OCDE, a taxa anual de inflação ganhou força no Brasil (de 5,6% em janeiro para 5,7% em fevereiro), mas desacelerou na China (de 2,5% para 2,0%) e também na Índia (de 7,2% para 6,7%).

Segundo o site, o preço dos alimentos no Brasil tem gerado bastante preocupação para economistas de todo o país, provocando também impacto no consumo das famílias. Os brasileiros precisam repensar a questão da escolha dos governantes, considerando que a situação vem piorando a cada ano, é preciso fazer uma escolha de pessoas que realmente estão preocupadas em resolver a situação economica do país. Como a geração futura irá administrar esta situação que a cada dia torna-se cada vez mais caótica. Somos um país em desenvolvimento e temos a capacidade de superar or problemas financeiros, entretato, é imprescindivel uma mudança por parte dos líderes governamentais e para tanto, o povo tem a grande responsabilidade de saber fazer a escolha mais adequada às necessidades prioritárias dos brasileiros.

Quanto as taxas de juros que se caracterizam pelo preço do dinheiro, ou seja, quando uma determinada pessa ou empresa recorre ao banco para tomar dinheiro emprestado, ao final da dívida, o custo não será apenas o valor do dinheiro e sim o valor acrescido dos juros decorrentes do empréstimo quanto maior os juros, maior custo do dinheiro. Já as taxas de cambio nada mais é que o preço da moeda estrangeira em moeda nacional. A valorização do câmbio significa a desvalorização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com