TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual - 4º Semestre - UNOPAR

Monografias: Trabalho Individual - 4º Semestre - UNOPAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2014  •  1.975 Palavras (8 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 8

ESTUDO DE CASO ORGANIZACIONAL.

Trabalho apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, na disciplina Atividades Interdisciplinares do 4º Semestre do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

Professores: CARLOS SOUZA GONÇALVES

FABIO HENRIQUE RIBEIRO

HENRY NONAKA

MARILUCIA RICIERI

Sumário

1- INTRODUÇÃO 4

2- DESENVOLVIMENTO 4

2.1 DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS 4

2.2 QUALIDADE DE VIDA E SEGURANÇA NO TRABALHO 5

2.3 GESTAO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO CORPORATIVA 7

3- CONCLUSÃO 8

4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

1- INTRODUÇÃO

Este Trabalho tem por finalidade aprofundar os conhecimentos teóricos discutidos nas disciplinas de Desenvolvimento de pessoas, de Qualidade de vida e segurança no trabalho e de Gestão do conhecimento e educação corporativa ; por meio de estudo de caso com base no artigo ¨ GE CELMA¨ e da resolução de questões propostas. Em vista de enriquecer esse trabalho e potencializar a fluidez das informações foram realizadas pesquisas sobre o tema de segurança e saúde no trabalho nas empresas Brinks, Banco do Brasil/SA e Mc Donald's.

2- DESENVOLVIMENTO

2.1 DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

1. A GE CELMA tendo por objetivo duplicar sua capacidade produtiva entre 2007 e 2011 investiu pesado no recrutamento e capacitação de novos colaboradores por meio de seu setor de RH munido de estrategias de treinamento e desenvolvimento altamente direcionadas. Tais estrategias tiveram como objetivo capacitar o novo contingente de contratados por meio de treinamento de integraçao (Baccaro chama de treinamento out the job , ou seja, aquele que ocorre longe do local de trabalho por meio de palestras, seminarios estudos de caso e jogos de empresa). No caso da GE CELMA, um treinamento voltado para palestras com carga horaria variada e equacionada entre os temas que a empresa considerou como mais relevantes, tais como, Sistema Kaisen, integridade e ética, organograma e benefícios e normas básicas de segurança. No que tange ao desenvolvimento de pessoas, ou seja, ampliação das potencialidades para ocupar futuros cargos em outra linha hierárquica (BACCARO, 2009) a organizaçao optou pelo programa de desenvolvimento coaching interno, desta forma sua diretriz impoe que cada Gestor sênior deve dar Coaching a pelo menos 2 funcionários anualmente. Alem disso, a GE CELMA utiliza a avaliação de desempenho como um fator preponderante no desenvolvimento do funcionário, que pode chegar ate mecânico sênior; esta avaliação e acompanhada de uma entrevista com o superior imediato, onde e delineado o plano de desenvolvimento do funcionário para o ano seguinte.

2. As vantagens em se utilizar dinâmica de grupo são muitas porque essa técnica de seleção de pessoal e uma das mais utilizadas no processo seletivo e por meio dela se pode analisar o candidato por critérios comportamentais, técnicos e de mercado; ela ajuda a criar um ambiente mais descontraído e informal , favorecendo assim a manifestação das características mais autenticas dos candidatos.

2.2 QUALIDADE DE VIDA E SEGURANCA NO TRABALHO

1) O foco no tema ¨Qualidade de vida e segurança no trabalho¨ por parte do treinamento introdutório da GE CELMA apresenta uma ampla gama de benefícios para a organização e para os trabalhadores. De acordo com Ribeiro(2009, p 7), ¨a qualidade de vida no trabalho pode ser entendida como a preocupação com o bem-estar geral e a saúde dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas , envolvendo tanto aspectos físicos e ambientais, como aspectos psicológicos do local de trabalho¨. Desta forma, este tema traz benefícios preventivos pois visa a eliminação de causas possíveis de acidentes, impedindo a sua ocorrência. De tal sorte que reduz substancialmente a potencialidade de acidentes em serviço e consequentemente o desenvolvimento de doença profissional(trabalho peculiar a determinada atividade) ou de doença do trabalho(relativa a condições de trabalho), assim como suas consequências legais, ao mesmo tempo que faz com que empregado e empregador se comprometam em colaborar para uma qualidade de vida e segurança no trabalho adequadas e salutar.

2) Em um Cenário altamente normatizado e com profundas alterações e competitividade as empresas devem buscar politicas eficazes na tentativa de atrair, manter e proteger a força de trabalho, assim como salvaguardar a organização de implicações legais. As Empresas Brinks(companhia de vigilância e escolta armada com sede em Pelotas/RS), Banco do Brasil/SA(instituição bancaria de participação governamental) e Mc Donald's (organização multinacional do ramo de Fast Food com sede nos EUA) foram pesquisadas em suas politicas nas áreas de segurança e saúde no trabalho. A Empresa Brinks possui um programa estruturado que envolve treinamentos e simulações de perigo semanalmente, revisão medica de todos funcionários trimestralmente, revisão e manutenção diárias de armamento da escolta e dos carro-forte, alem de competições desportivas entre os funcionários em um ambiente informal e lúdico. A Empresa BB/SA incentiva seus funcionários a fazerem ginastica laboral após cada fim de expediente e pelo menos uma vez por mês nas instalações do banco com um profissional capacitado, quinzenalmente são realizadas palestras motivacionais nas quais os funcionários devem comparecer, todos funcionários são submetidos anualmente a um curso de gerenciamento de crise, onde são abordados tópicos pertinentes a procedimentos em situações de alto perigo e de elevado stress. A Empresa Mc Donald's trabalha com equipes de trabalho compostas por 8 funcionários que se revesam a cada 6 horas, desta forma oferece para cada um uma poltrona de relaxamento onde o funcionário a cada 2 horas de trabalho e obrigado a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com