TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual

Trabalho Universitário: Trabalho Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho vem abordar como a estatística por meio da probabilidade pode ajudar a organização no cenário de planejamento e como a matemática se desenvolve dentro desta área para alcançar os objetivos da organização.

Apresento também, de que forma a estatística pode auxiliar os gestores nas tomadas de decisões, o porque valorizar o comportamento de cada indivíduo no trabalho, a influência da cultura organizacional no comportamento do indivíduo e qual a importância de um profissional qualificado nas empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

Assim como as teorias e os métodos organizacionais, como a influência da economia no mercado, a estatística também é uma das ferramentas fundamentais para o gestor ou executivo nas tomadas de decisões. Pode ser uma ajuda também através das análises de dados e métodos estatísticos, alcançar os objetivos a curto, médio ou longo prazo.

Na maioria das vezes casos futuros podem ser certos ou não no mundo dos negócios e por esta razão a probabilidade pode ser uma grande aliada para avaliar retornos futuros e rentabilidade. Um empresário, por exemplo, precisa de informações sobre a probabilidade de sucesso para a exportação de seu produto. Atualmente, uma análise de cenário com base na distribuição de probabilidades pode ajudar uma empresa para possíveis valores futuros em termos de vendas e provável cenário pior caso e melhor caso.

A estatística não é restrita para os profissionais da área de matemática, pois são ferramentas práticas que possibilitam a solução dos problemas cotidianos aos mais variados. Através de cálculos matemáticos são feitos planilhas para demonstrações de gráficos, assim uma área está ligada a outra e o profissional para não correr riscos com demandas de produtos necessita das informações de ambas as áreas.

Entretanto numa era de conhecimento e tecnologia a estatística tem um papel crucial para muitos gestores. Segundo Crespo (2000) “ Estatística é a parte da matemática aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, análise e interpretação dos dados e para a utilização dos mesmos nas tomadas de decisões”. É uma ciência que através de paradigmas ajuda com base em fatos e dados e não simplesmente em opiniões. Os dados estatísticos são importantes para o início, o desenvolvimento e a manutenção da empresa, pois mostram o progresso e contribui para obtenção de resultados, como:

• auxilia na programação da venda de produtos;

• na forma de desenvolver um layout;

• na produção; e

• na comercialização.

Enfim, é indispensável no processo da organização.

As organizações no intuito de buscar soluções para tornar as equipes mais produtivas, estão comprometidas basicamente com a motivação das pessoas. Sua preocupação em valorizar o comportamento do funcionário no ambiente laboral, trás inovações para o setor organizacional.

Se o gestor quer equipes motivadas, envolvidas com seu trabalho, crie um ambiente onde as pessoas gostem de estar.(KRUGER, Eduardo, Revista Gestão Educacional, 2013).

Promovendo uma comunicação efetiva entre funcionários e gestores poderão ter uma visão melhor sobre a estratégia e metas da empresa.

A cultura organizacional influencia o comportamento humano nas organizações, pois se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros que diferencia uma organização das demais (ROBBINS, P. Stephen, Comportamento Organizacional, pág. 375 e 376, 11ª edição).

Segundo Stephen P. Robbins (2005) as culturas fortes têm um impacto maior sobre o comportamento dos funcionários e estão mais diretamente relacionado à redução de rotatividade. Assim os aspectos culturais demonstram um elevado grau de concordância entre seus membros sobre os pontos de vista da organização, isso acaba moldando cada funcionário.

Para Idalberto Chiavenato (2009) sobre a cultura organizacional e o comportamento do indivíduo na organização:

(...) os programas de integração ou de indução constituem o principal método de aculturamento dos novos participantes às práticas correntes da organização. Sua finalidade é fazer com que os novos participantes aprendam e incorporem certos valores, princípios, normas e padrões de comportamento que a organização considera imprescindíveis e relevantes. (CHIAVENATO, Idalberto, 2009, pág 12)

No mundo globalizado em que vivemos, onde o mercado de trabalho torna-se muito exigente na busca de profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com