TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual 6º Semestre Unopar

Por:   •  6/11/2014  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 6

PLANO DE AULA E AVALIAÇÃO.

As escolas tem o objetivo de educar, tem um currículo a ser cumprido e a melhor maneira para atingir objetivos é o planejamento. É necessário planejar, para saber o caminho a trilhar para atingir um objetivo. Planejar permite, segundo Baffi (2002) evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação.

O Planejamento deve estar sempre se modificando, planejar é sequencial, pois cada escola, cada turma, cada aluno possui uma realidade.

Assim, para facilitar a produção e execução daquilo que foi planejado, é necessário fazer um registro do que foi pensado e refletido. Porém, deve ser considerado que, todo planejamento deve ser flexível, e sempre revisado, para estar conforme as condições reais.

O plano de aula corresponde ao detalhamento da unidade didática e representa o dia-a-dia do professor. Com ele segundo Vagula (2009) há um aproveitamento de tempo, no relacionamento professor e aluno e na organização dos materiais e atividades adequados às metas pretendidas.

Cada plano de aula tem as características do professor e dos alunos para o qual ele foi realizado, mas existem elementos necessários à sua execução e que o estruturam. São eles:

• Dados de identificação – identificam e caracterizam a escola;

• Cronograma – previsão do tempo a ser desenvolvido;

• Objetivos Específicos – o que se espera do aluno ao termino da aula, o que se deseja que o aluno aprenda;

• Conteúdo – os conhecimentos e conceitos sobre aquilo que será trabalhado;

• Estratégias de Ensino – metodologia a ser utilizada, sequencia das aulas, ou seja, a forma como esta será desenvolvida;

• Recursos didáticos – materiais a serem utilizados;

• Avaliação – forma como se dará a verificação daquilo que o aluno aprendeu e daquilo que não aprendeu;

• Referências – todo material consultado para o preparo da aula.

Com todas estas informações o professor possui um embasamento maior, e se organiza, evitando situações desconfortáveis, e de improviso.

Todo o plano de aula é muito importante, porém para saber se realmente os alunos aprenderam, e o objetivo foi atingido, é de grande importância à avaliação, pois ela permite esta reflexão, porém, apesar de ser apresentada como ultimo tópico na estrutura do plano de aula, ela deve estar presente a todo o momento, desde o início da aula, até o término desta.

Infelizmente ainda existe muito o pensamento contrário, de que, a avaliação acontece no final de uma aula ou bimestre e tem somente caráter, somatório e classificatório, mas ela é muito mais que isso. Existem diversas formas de avaliar, e cada uma tem a sua importância e o seu momento.

O professor pode avaliar o que o aluno precisa aprender, e o que ele ainda não aprendeu, esta é a avaliação diagnóstica, que realmente faz um diagnóstico do aluno, da sala e a realidade presente. A avaliação formativa acompanha a evolução do aluno, verificando se este tem compreendido os conteúdos da forma com estão sendo apresentadas. E ainda a avaliação somativa que ainda é a mais realizada, que verifica a aprendizagem por meio de quantificações, como notas. Este tipo de avaliação classifica os alunos, mas não se preocupa com o que realmente ele aprendeu ou não e porque não aprendeu.

Facilitando a avaliação existem os instrumentos que são utilizados para execução desta, são elas, portfólio, junção dos materiais e acompanhamento do processo de ensino aprendizagem, porém toda a atividade do portfólio deve ter um propósito, e devem mostrar a evolução e desenvolvimento do aluno; prova, podem ser questões dissertativas, ou objetivas e tem o objetivo de apontar o que o aluno já aprendeu para dar continuidade ao processo de ensino; a observação acontece de forma continua e direta, porém é necessário fazer registros que expressem os dados coletados para que estes tenham um sentido; o relatório expressa um estudo ou uma atividade desenvolvida, sendo um documento narrativo e escrito.

O fato é que a avaliação deve ser bem executada e demonstrar a aprendizagem do aluno para que o professor possa verificar se os objetivos do plano estão sendo alcançados, e caso negativo poder retomar de forma mais compreensiva aquilo que não ficou claro, por isso ela é tão importante.

Plano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com