TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual Do Ava

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Individual Do Ava. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

SE TIVER QUE ESCOLHER ENTRE PRESIDENCIALISMO OU PARLAMENTARISMO NOS DIAS ATUAIS, O QUE OS DEBATES PRÉVIOS DEVERIAM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO? EXPONHA OS ARGUMENTOS E JUSTIFIQUE A ESCOLHA.

O parlamentarismo é um sistema mais flexível em casos de crise política, crime como corrupção, roubo. Imediatamente é convocado uma assembleia e quando comprovado, são tomadas medidas cabíveis e o primeiro ministro é deportado. Neste sistema, o chefe de governo não tem poder absoluto, tendo divisão de poderes, sendo de dependência mutua.

Enquanto no presidencialismo, a chefia do governo fica concentrado nas mãos do presidente da república, ele tem a liberdade de formar seu ministério, eleito pelo povo por mandato determinado, o qual é mais democrático. O mandato cumpre até o fim, mesmo com crise, o presidente da república é chefe de governo e do estado, ele apenas poderá ser demitido pelo parlamento em caso de impeachment, quando ocorre crime político, vem as apurações das denúncias e se gerar um relatório final acusatório, ele deverá renunciar ou será destituído do cargo. O presidente tem o direito de ditar decretos com forças de leis, que são medidas provisórias em casos de urgências, que muitas vezes não são bem usados. Muitas vezes esses decretos são utilizados em casos relevantes, sendo que é muito importante em crises financeiras.

Conclusão

Acredito que tanto o parlamentarismo, como o presidencialismo, encontram dificuldades para funcionar aqui no nosso país. Mas entre os dois, creio que o parlamentarismo é um sistema forte, capaz de trazer grandes mudanças, ainda mais para o Brasil, um país com grandes desafios sociais e econômicos. Mas dificilmente este sistema será implementado no Brasil, pois por duas vezes houve tentativas fracassadas, já que no plebiscito, não houve propaganda que orientassem a população, que por falta de conhecimento, votaram contra. Aqui no Brasil o que seria mesmo viável é o regime semi presidencialismo sendo a melhor saída, ele permitiria o tradição democrática, com a eleição direta, mas também tem um mecanismo ágil de revelar crises de governo e de imediato busca soluções. Tendo em vista que o presidencialismo, quando ocorre um déficit fiscal, sendo necessário cortar gastos públicos, os políticos não abrem mão de seus colaboradores, não cortam gastos de sua clientela e no final de tudo quem paga o preço é o povo que sempre sai prejudicado com essas situações. Esse grande poder dado ao presidente não é bom. Quando mais pessoas responsáveis, dividindo o poder, mais pessoas para fiscalizar também. O que mais atrapalha no presidencialismo é a dificuldade e a lentidão na soluções dos problemas das crises e com isso, mais corrupções, já que os políticos tem a certeza que a justiça encontrará mais empecilhos na hora de cobrar o que é certo, com isso levando vantagens em ganhar dinheiro de forma ilícitas .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com