TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual Pedagogia Politicas Pedagogicas

Monografias: Trabalho Individual Pedagogia Politicas Pedagogicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 5

Ola galeria de pedagogia espero pode ajudar em alguma coisa esse e o meu trabalho individual!

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo mostrar as propostas políticas pedagógica em relação a diversidade e inclusão de alunos especiais,analisada acerca do projeto político pedagógico mostrando assim o desenvolvimento e funcionamento da escola perante o ato de incluir de se torna uma escola diversa.Foi realizada uma entrevista interrogativa onde foi agendada com uma pedagoga de uma escola estadual situada em uma zona rural distrito de gorutuba, Porteirinha Mg a mesma atende desde o ensino fundamental,médio, eja e a inclusão a pesquisa foi concretizada com a análise do ppp.A instituição atende alunos com necessidades especiais oferecendo ambiente adaptados profissionais qualificados e que sempre estão buscando se capacita de acordo com a realidade,tornando assim uma escola para todos.

2 DESENVOLVIMENTO

Diante dos desafios globais da sociedade e do mundo em que vivemos das novas exigências impostas pela revolução técnica - científico - informacional - social em que deparamos a escola acredita em uma educação inclusiva, no entanto desenvolve esta educação acreditando na igualdade.

A análise do projeto político pedagógico PPP- da Escola Estadual Joaquim Marcelino da Conceição presumi- se que estar devidamente interessado e que desenvolve uma educação inclusiva sendo a educação um ato de aprender, praticar, ensinar, envolvendo toda comunidade escolar e familiar que contribui para a formação, sendo a família a principal ferramenta definida muito bem esta ação no ppp.

A mesma cumpri o previsto na legislação vigente e nas diretrizes Nacionais para a Educação Especial, sendo que Os alunos com necessidades especiais são atendidos nesta escola com tratamento apropriado para cada caso, em classes regulares de ensino,tendo professores capacitados salas apropriadas participam integralmente dos projetos.A escola tem desenvolvido várias atividades e projetos incluindo esses alunos com necessidades especiais, dentre eles o projeto Matemática,onde foi incluindo libras na matemática, tem desenvolvido atividades de vida diária,como também aulas de orientação e mobilidade,música,inclusão na escola, informática e cidadania.

Além do mais o ppp define a ideia de um ensino fundamentada na igualdade e na liberdade de aprender, ensinar e vivenciar, tendo como exemplo a inserção em sua gente a diversidade, racial e cultural brasileira.Diante disso a referida escola desenvolve alguns projetos para o conhecimento e elevação da auto estima dos alunos afrodescendentes.

O projeto desenvolve atividades na qual os alunos inseriram a sua realidade, origem de palavras, comidas, danças e principalmente valores culturais.

Nota- se que a escola possui uma gestão democrática e esta empenhada a garantir qualidade de ensino e práticas humanas visando a realidade da comunidade valorizando suas origens e cultura, fortalecendo na prática do dia a dia vivido pelos alunos e comunidade.

Todas essas atividades e projetos têm como objetivo levar os alunos a serem protagonistas da sua própria história, com isso eles exercerá o direito de ir e vir, superando os obstáculos adquirindo experiências para que possam assim, melhor viver em comunidade.

Destaca-se com clareza e exatidão as finalidades da escola e suas funções enquanto instituição de ensino. Nas suas dimensões sociais, culturais e políticas ambas caminham juntas no intuito de obter o trabalho pedagógico focado na aprendizagem e socialização étnicas e culturais dos alunos no seu meio de convívio e isto é imposto tanto nas diretrizes contidas no ppp e também nos projetos elaborados juntamente com o envolvimento e participação dos alunos, comunidade e toda comunidade escolar.

Sendo de fato, uma das finalidades da educação o alargamento do horizonte cultural e construção da solidariedade humana, há um espaço amplo para a humanização, para o dialogo. Portanto a educação é capaz de forma cidadãos críticos, transparentes, participativos e fraternos. Uma vez que a escola viabiliza a educação inclusiva e solidária tendo uma metodologia dialética e participava que prepara para a vida, flexível a diversas mudanças, comprometida sempre com o ser através das práticas pedagógica participativa e dialógica. Na sua eterna tentativa de superação de limites inerentes a ele, sendo implantada a educação inclusiva nesta instituição de ensino no ano de 2014.

Estão contidas a inclusão em sua mais ampla definição, diversidade religiosa, étnica e a inclusão dos alunos deficiência, preocupados em destacar as ações voltadas para d deficiência visual e auditiva na qual estão inclusos alunos portadores dessas deficiências na escola a que foi realizada a entrevista.

O ppp destaca a educação a inclusão como uma participação plena, mudanças de valores e práticas respeitando as características individuais, onde foi implementado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com