TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Materiais E Logistica

Trabalho Universitário: Trabalho Materiais E Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 01

AULA-TEMA: Recursos Materiais e Patrimoniais

Administração de Materiais

A administração de material é uma atividade que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção do material de uma organização, sendo assim podemos entender, que a administração de material visa planejamento, organização, coordenação e controle de todas as tarefas necessárias à definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma organização, seja de natureza militar, industrial, comercial ou de serviços.

Com isso os objetivos principais da Administração de Materiais são:

∙ Preços baixos, alto giros de estoques, baixo custo de aquisição e posses, continuidade de suprimentos, consistência de qualidade, pouca despesa com pessoal, relação favoráveis com fornecedores, aperfeiçoamento do pessoal, bons registros.

Sabe-se que os materiais são classificados de acordo com a necessidade e cultura de cada empresa, e podem ser classificados com os seguintes critérios:

∙ Utilização: é classificada em equipamentos, materiais de consumo, matérias primas e insumos

∙ Valor econômico: podem ser classificados em diversos aspectos, como por exemplo, facilidade de obtenção, produção nacional ou estrangeira, possibilidade de substitutivos, multiplicidade de emprego, etc.

∙ Valor estratégico: pode ser classificada diferentemente se sua utilização está ligada a segurança nacional, se sua existência está ligada a escassez ou abundância de jazidas minerais ou vegetais.

É importante também conhecermos algumas técnicas de política de materiais, são elas:

∙ Padronização dos materiais, é utilizada para aplicação de especificações técnicas e pela existência de um programa de classificação e catalogação de materiais.

∙ Acompanhamento do ciclo de materiais, é utilizada para programar a introdução de materiais na organização, evitando assim dispêndio excessivo de recursos, paralisação da empresa pela falta do referido material, além da eliminação de estoques mortos e sucatas excessivas ao fim da vida útil do material.

Atualmente com a tendência de globalização da economia as fontes fornecedoras multiplicaram-se em número, portanto as equipes encarregadas no processo de procura e obtenção de material deve-se ter uma atenção especial referente a crescente perplexidade no trabalho.

O transporte também faz parte das preocupações do administrador, pois um baixo desempenho na sua execução pode comprometer a atividade fim da empresa, portanto é interessante que o administrador esteja sempre atento às modernas técnicas e equipamentos de transporte, além da evolução das relações comerciais com aquelas empresas prestadoras de serviço nesta área, que podem vir a ser empregadas como uma importante maneira de economia de tempo e recursos.

Outra preocupação constante é a armazenagem de materiais, pois esta gera custos a empresa, e por isso deve-se procurar em reduzir a quantidade de material armazenado e aumentar a velocidade com que este material entra e sai dos locais de armazenagem.Deve-se também estar atento às modernas técnicas e equipamentos de armazenagem e embalagem, para aumento da eficiência e redução de custos.

A administração de estoques é uma tarefa em que não podemos nos descuidar, pois sendo administrada com eficiência leva à redução de materiais armazenados, citada acima, permitindo assim uma previsão de consumo e aquisições, além de permitir todo o planejamento do ciclo de materiais da empresa, possibilitando também redução nos custos.

Porém devemos nos lembrar que para a eficácia de todas as Técnicas da Administração de Materiais a empresa deve estar organizada e coordenada com seus órgãos internos, sendo assim, podemos destacar algumas providências que devem ser utilizadas para obter melhores resultados nas empresas:

∙ Organização & Métodos - realiza um estudos de métodos administrativos e de produção na organização, além da adequação da organização aos métodos otimizados e vice versa. Termos como reengenharia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com