TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Pesquisa Cosmética

Trabalho Universitário: Trabalho Pesquisa Cosmética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/1/2015  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 5

Identificação de cosméticos naturais e sua ação em tratamentos estéticos e terapeuticos

Projeto de pesquisa para elaboração do TCC

do curso superior de estética e cosmética da

Universidade Luterana do Brasil.

Aluna: Graziele Trentin

Orientadora: Profª Esp. Lívia

Canoas

2011

1- TEMA

Trazer definição de cosmética Natural, explanar quais são os alimentos e plantas mais usados em tratamentos estéticos e de que forma eles são capazes de contribuir para o embelezamento e tratamentos estéticos e terapeuticos

2- OBJETIVOS

Este trabalho tem como objetivo identificar alimentos e plantas usadas em benefício da estética, os efeitos cosméticos e terapeuticos desses alimentos e plantas, bem como listar exemplos de tratamentos onde o natural é aplicado.

3- JUSTIFICATIVA

Os tratamentos Naturais são milenares, mas pouco difundidos no meio estético, embora os resultados desses tratamentos

Por serem substância de fácil acesso, o conhecimento

4- REFERENCIAL TEÓRICO

Os cosméticos da atualidade prometem recuperam e manter a beleza e a saúde da pele usando de recursos quimicos sintéticos, enquanto nos preocupamos cada vez mais com uma alimentação mais saudável, mais natural e conhecemos dia a dia os beneficios de tudo que a natureza nos oferece, na área cosmética, ainda nos deixamos levar por esses laboratórios que apostam na maravilhas da quimica aliadas a um ingrediente natural, o ideal seria menos quimica e mais componentes naturais.

A verdade é que não existem milagres nesse campo, embora os laboratórios procurem ignorar esta evidência: a de que a beleza sempre existiu,, à margem das “excelências” da quimica, num tempo em que se empregavam loções extraídas de flores e unguentos simples a base de vegetais, frutas e ervas – tudo isso aliádo a hábitos saudaveis como a vida ao ar livre, a boa dieta, o sono reparador. (CHITWOOD; SALLY, 1983, p. 17)

A pele é um orgão de assimilação, absorve rapidamente as substâncias que passarmos sobre ela e distribui para o resto do corpo. Podeemos citar como exemplo os medicamentos em adesivos de anticoncepcional, nicotina e emagrecedores.

Conforme informações do site Planeta Orgânico1 Os métodos de preparação de um cosmético natural são bastante específicos. Eles são produzidos com extratos de plantas cultivadas com métodos orgânicos, e elaborados em um ambiente industrial semelhante ao de um laboratório farmacêutico. Nesse caso, a diferença entre o natural e o orgânico é pequena, mas as semelhanças são grandes. Os cosméticos naturais, tal qual os produtos orgânicos, são motivados por rígidos conceitos que estão diretamente associados à qualidade de vida e a hábitos saudáveis.

Outro conceito muito interessante que vem à tona quando falamos em produtos naturais e orgânicos é a importância da harmonia. Os cosméticos naturais não são preparados apenas para manter a pele bonita e sadia, mas procuram também estender seus efeitos a todo o organismo, buscando um equilíbrio saudável. Os resultados estéticos dependem, principalmente, da saúde do corpo.

Segundo o Ayurveda “ vc só deveria por sobre a pele as coisas que poria na boca” e existem inumeras possibilidades de tratamento com plantas e alimentos como ingredientes ativos e diretos para embelezar corpo e face. Desde desintoxicação, a renovação celular, nutrição e revitalização até o tratamento de disturbios do organismo que se manifestam na pele.

Conforme estudos realizados.........

A humanidade depende, diretamente, da

biodiversidade para extrair ou produzir alimentos,

cosméticos, novos materiais e processos (John, 2002).

A ANVISA2, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, declara, na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n° 211, de 14 de julho de 2005, que:

Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes, são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e ou corrigir odores corporais e ou protegê-los ou mantê-los em bom estado.

Seguindo essa definição, as plantas, chás e alimentos naturais, podem ser usados como cosméticos, o que segundo alguns autores apresenta efeitos garantidos, tanto em formulações com vários ativos, quanto com o uso de somente um ativo.

Estando o Brasil entre os países com uma das floras mais ricas do mundo, viabiliza-se a busca de plantas medicinais e respectivos insumos com aplicabilidade dermo-farmacêutica entre outras. (PEREIRA; N.P.

No caso de citações de periódicos informamos o sobrenome e o nome do autor. O título do artigo e o subtítulo (se houver). O nome da revista ou jornal, local, volume, número páginas, mês abreviado e ano:

MURICI, Andrade. Letras e Artes, Suplemento Literário de A Manhã, Rio, p. 6, 20-7-1952.

Embora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com