TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Segurançav E Saude No Trabalho

Trabalho Escolar: Trabalho Segurançav E Saude No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  8.319 Palavras (34 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 34

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Superior de Tecnologia de Gestão em Recursos Humanos.

ATPS DE SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Faculdade Anhanguera (Unidade 2)

Campinas/SP

JUNHO/ 2012

Atividade Avaliativa ATPS – atividades práticas supervisionadas.

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para avaliação da Disciplina Saúde e Segurança do Trabalho ata obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Professor: Me. Jefferson Teruya de Souza

Faculdade Anhanguera (Unidade 2)

Campinas/SP

JUNHO/ 2012

INTRODUÇÃO

Visando a grande importância que um engenheiro de Segurança do Trabalho têm com a promoção e preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores, esta pesquisa vem cumprir exigências legais referentes à Política de Segurança do Trabalho nas empresas.

Apresentar uma proposta de modelo de LTCAT será o principal objetivo deste trabalho.

Este assunto será amplamente abordado, buscando um maior envolvimento dos conhecimentos técnicos diante à realidade vivida pelo Engenheiro de Segurança do Trabalho em seu ambiente profissional.

Uma vez que o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho tem por finalidade atender às exigências previstas nas Ordens de Serviço e Instruções Normativas oriundas do Instituto Nacional do Seguro Social, órgão do Ministério da Previdência e Assistência Social, é justificado o grau de responsabilidade deste tema.

Portanto, buscaremos abordar os conhecimentos com qualificação necessária ao profissional, paraque o resultado final seja um documento imparcial, de credibilidade e, principalmente, contribuinte no controle e melhoria do ambiente de trabalho em questão.

SEGURANÇA DO TRABALHO (CONCEITO)

Segurança do Trabalho - É o conjunto de medidas técnicas, médicas e educacionais, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando condições inseguras do ambiente de trabalho quer instruindo ou convencionando pessoas na implantação de práticas preventivas.

SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO;

A saúde e segurança ocupacional do trabalhador é uma prioridade para muitas indústrias. Gerenciando os riscos para a segurança do trabalhador as empresas não só cuidam do bem-estar de seus funcionários, mas também tem o benefício adicional de reduzir custos operacionais, aumentando a moral do pessoal e promovendo uma imagem corporativa positiva para todas as partes interessadas.

CONCEITO DE ACIDENTE DE TRABALHO:

Acidente do Trabalho - É o que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, que cause a morte ou perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Acidente de Trajeto - Fica caracterizado como acidente de trabalho também aquele que ocorre na ida ou na volta do trabalho ou no mesmo trajeto, quando o trabalhador efetua as refeições em sua residência. Deixa de caracterizar-se o acidente quando o trabalhador, por vontade própria, interrompa ou altere seu trajeto normal.

Doença Ocupacional/Profissional - É a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relaçãoelaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social.

Ex: Saturnismo (intoxicação provocada pelo chumbo), Silicóse (sílica) e a LER (lesões por esforços repetitivos).

Doença do Trabalho - É a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente (também constante da relação supracitada).

Ex: Descosia (surdez) em trabalho realizado em local extremamente ruidoso.

Incidente - No conceito prevencionista é todo acidente sem lesão física, sendo que esta conceituação permite a análise de todos os acidentes ocorridos, para que possamos descobrir as verdadeiras causas e as conseqüentes medidas de prevenção.

Causas do Acidente de Trabalho

Em um passado não muito distante, a responsabilidade do acidente do trabalho era colocada nos trabalhadores, através dos atos inseguros, essa tendência acabou criando uma "consciência culposa" nos mesmos, pois era comum a negligência, o descuido, a facilitação e o excesso de confiança serem apontados como causas dos acidentes.

Atualmente com o avanço e a socialização das técnicas prevencionistas o que queremos é apurar quais são as verdadeiras causas e não os culpados pelos acidentes do trabalho, portanto, não é que não exista o ato inseguro e a condição insegura, mas o que precisamos é compreendê-los melhor.

Ato Inseguro - Toda forma incorreta de trabalhar, desrespeito às normas de segurança, ou seja, ações conscientes ou inconscientes que possam causar acidentes ou ferimentos.

Condição insegura - É a condição do ambiente de trabalho, que cause o acidente ou contribua para sua ocorrência.Fator pessoal de insegurança - É a causa relativa ao comportamento humano, que propicia a ocorrência de acidentes.

Ex: Doença na família, excesso de horas trabalhadas, problemas conjugais, etc.

Comunicação de Acidente de Trabalho - É o documento padronizado pelo INSS, utilizado pela empresa para informar a Previdência Social, o acidente de trabalho ou ocorrência de doença profissional no ambiente da empresa, de forma a viabilizar para o empregado o auxílio-doença ou auxílio-acidente. Caso a empresa não queira emitir a CAT o empregado poderá emiti-la, para isso ele conta com o auxilio do seu sindicato. Caso o empregado tenha dúvidas no preenchimento do formulário basta ler o Manual de Preenchimento da CAT disponível no site da Previdência Social.

A C.A.T serve para:

Que o acidente seja legalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com