TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ginástica enquanto: Lazer,saúde,Trabalho competitivo,Formação básica na disciplina Educação Física

Por:   •  21/4/2018  •  Artigo  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  6.047 Visualizações

Página 1 de 5

                                     

Educação Física

A Ginástica

A ginástica enquanto: Lazer,saúde,Trabalho competitivo,Formação básica na disciplina Educação Física.

Lazer

  O lazer é entendido, aqui, como a cultura, no seu sentido mais amplo,  e também vivenciada no tempo disponível. É fundamental como um traço dela que seja “desinteressada” essa vivencia. Ou seja, não se busca, pelo menos basicamente, outra recompensa além da satisfação provocada pela própria situação.

  Em vários casos percebemos que “é mais fácil fazer uma coisa por vontade própria do que a obrigando” , ou seja , o habito de praticar algo como a ginástica não deve ser entendido como algo que você tem quer fazer e sim porque quer fazer. Quando no nosso tempo livre fazemos algo como por exemplo correr, não executamos essa tarefa como algo que temos que terminar logo para acabar ou com tempo especifico para ela, fazemos por prazer e quando não se tem obrigação é mais prazeroso ainda. Mesmo sem percebermos executando passa tempos como esse ,além de ser prazeroso para nós, também será para o corpo, pois estará queimando gorduras,melhorando o metabolismo, e dentre varias coisas dependendo da atividade.

   Nos dias de hoje muitas pessoas fazem o uso da ginástica como um passa tempo, e sabendo ou não , estão tendo duas recompensas que é a satisfação de fazer algo que quer e gosta, e a de manter o corpo saudável , pois pode ser executada nos mais diversos locais e maneiras.

Saúde

  No dia a dia a maioria das pessoas não faz exercício suficiente.A prática de exercício físico  como marcha apressada, natação, corrida, dança, saltar á corda, etc.,) é indispensável para se ter uma boa saúde física e mental.

 

   Nos vários tipos da ginástica , elas podem ajudar a pessoa a ter uma melhor qualidade de vida. Por exemplo a ginástica laboral é a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde dos funcionários e evitar lesões já que sentados por horas e realizando esforços repetitivos pode gerar muitas doenças , é preciso pelo menos fazer um alongamento a cada hora para evitar problemas futuros.

   

   A ginástica localizada ela já vai consistir em exercícios priorizando séries para cada segmento muscular ou pelos segmentos articulares. Se você sente vontade de ter um corpo mais condicionado e saudável  a prática da ginástica localizada ira levar ao condicionamento físico, emagrecimento e fortalecimento muscular. Temos também a ginástica corretiva que é uma modalidade de prática individual,  e que é de uso da medicina, que visa a correção da coluna vertebral, bem como o tratamento de anomalias musculares e deformações congênitas como escoliose e a hiperlordose. E também não vamos esquecer a ginástica celebral que visa o melhoramento da parte mental do corpo evitando assim esquecimentos, tendo mais auto controle e estimulando varias áreas do celebro.

   

Trabalho competitivo

  É durante a infância, que a criança tem os primeiros contatos com seus amigos, seja ele na vizinhança ou na Escola. A socialização é uma das principais vantagens da pratica da ginástica em equipe, pois é durante essas atividades que o aluno tem a oportunidade de se sentir aceito pelo grupo e de desenvolver a autoconfiança e as habilidades motoras.

    Para Araújo e Santos e Peixoto a Educação Física também é importante na alfabetização de crianças, não só na parte psicomotora, mas também no processo sócio-afetivo e cognitivo, fugindo um pouco da cobrança de tarefas cansativas e repetitivas.

    Os jogos cooperativos realizados durantes alguma atividade seja na rua ou em aulas possibilitam a criança desenvolver os valores com respeito mútuo, confiança e trabalho em equipe, que para ela, é nada mais, que uma grande brincadeira com os amigos. O simples fato de o aluno encontrar os amigos durante uma “pelada”, por exemplo, pode ajudá-lo a passar por fases de transformação corporal, onde o aluno na fase da pré-adolescência e adolescência, ele senti a necessidade de está vinculado a um grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com